Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vou colocar na minha moradia piso radiante hidraulico com bomba de calor altherma (em principio). Para esta bomba de calor é necessario uma ligação electrica trifasica ou monofasica?
  2.  # 2

    Já agora pode informar qto vai gastar nesse investimento? piso radiante+bomba calor+....
    Obrigado
  3.  # 3

    Ainda não decidi se é Altherma, é apenas uma opção (entre outras).
  4.  # 4

    Altherma? daikin?

    Exelente opção! A corente é trifasica!! como é obvio, tem mais garantias, . Exelente opção se não me engano a altherma tambem pode prosuzir frio ou seja inverter tambem... mas informe-se melhor, embora seja da area ainda nao tive muito tempo para a estudar embora já tenha vendido 3 e instalado 2... mas para piso radiante e AQS, resulta lindamente, ate demais!!!! lol olha um concelho coloque solar termico, de alto rendimento, para que nao gaste tanta electricidade com a bomba, e com o solar term ico Tubos de vaco talvez, a opçao mais rentavel será uma bombas de calor para todo o ano, e se calhar nem precisa de ser de alta temperatura...
    Mas se quer informação posso dar-lhe isto : http://altherma.daikin.pt/

    Espero ter sido util
  5.  # 5

    A corrente é trifásica??? numa moradia?? Pois parece que vai ter que estudar mais um pouco.

    Seia muito interessante saber o valor de alguns orçamentos para esta solução.
  6.  # 6

    Colocado por: Tomás.ManarteAltherma? daikin?

    Exelente opção! A corente é trifasica!! como é obvio, tem mais garantias, . Exelente opção se não me engano a altherma tambem pode prosuzir frio ou seja inverter tambem... mas informe-se melhor, embora seja da area ainda nao tive muito tempo para a estudar embora já tenha vendido 3 e instalado 2... mas para piso radiante e AQS, resulta lindamente, ate demais!!!! lol olha um concelho coloque solar termico, de alto rendimento, para que nao gaste tanta electricidade com a bomba, e com o solar term ico Tubos de vaco talvez, a opçao mais rentavel será uma bombas de calor para todo o ano, e se calhar nem precisa de ser de alta temperatura...
    Mas se quer informação posso dar-lhe isto :http://altherma.daikin.pt/

    Espero ter sido util


    de onde é?
  7.  # 7

    Carcavelos , cascais!

    Fale com a eng. Cristina Araujo

    [email protected]
    www.gotazul.pt
  8.  # 8

    "Exelente opção! A corente é trifasica!! como é obvio, tem mais garantias,..."

    Garantias em termos de quê?
    - Quadro não disparar?
    - Melhor aproveitamento/eficienciia de Bomba de Calor? Gerando Menor consumo energético?
  9.  # 9

    Colocado por: Tomás.ManarteAltherma? daikin?

    ..., embora seja da area ainda nao tive muito tempo para a estudar embora já tenha vendido 3 e instalado 2... mas para piso radiante e AQS, resulta lindamente, ate demais!!!! lol...


    Parece-me que vai uma grande confusão por aqui...
    • Ed-l
    • 8 março 2010

     # 10

    Ex. se pedir á EDP 10 KVA monofásicos têm disponível 10000W, se pedir os mesmos 10KVA trifásicos têm 10000W em cada fase, ou seja pode repartir a potência de todos os electrodomésticos pelas 3 fases. Ex. placa de indução + forno 1 fase, máquina roupa e louça 2ª fase, iluminação outras tomadas 3ª fase, bomba calor e motores de rega (se trifásicos) nas 3 fases.
    Desvantagem de ter 3 fases - taxa de potência a triplicar
    • eu
    • 8 março 2010

     # 11

    Colocado por: Ed-lse pedir os mesmos 10KVA trifásicos têm 10000W em cada fase


    Penso que não...
    •  
      bio
    • 8 março 2010 editado

     # 12

    Em relação à bomba de calor (unidade externa) da instalação que quer fazer (piso radiante hidráulico) a Daikin possui as duas opções: Monofásica ou trifásica. O preço da trifásica é superior.
    O que tem que decidir é se quer um contador monofásico ou trifásico.
    Neste momento os contadores monofásicos "dão-lhe" 45amp no máximo, numa única fase.
    Os trifásicos permitem-lhe a "colocação" de mais amperes em cada fase, que são trÊs, daí o nome trifásico. O preço da energia é o mesmo (monofásico ou trifásico). Mas o valor do aluguer do contador é superior no trifásico vs monofásico. Tudo vai depender dos aparelhos que vai ter ligados e da sua "amperagem".
    Eu instalei um trifásico pois além da bomba altherma (piso radiante hidraúlico também), irei colocar placa de indução. E depois ainda temos o frigorífico, o forno de vez em quando, as luzes, a televisão,etc...
    Em relação à bomba altherma ela terá a necessidade em situações "radicais", de 30 amperes. Quando eu digo "radicais" será por exemplo no arranque, em alturas de temperaturas exteriores muito baixas. Mas duvido que a necessidade desta amperagem seja tão elevada.
    Aqui fica a minha opinião e dicas.
    Espero que tenha ajudado,

    Bio
  10.  # 13

    Neste momento tenho contador monofásico de 45amp, no entanto não sei qual das bombas de calor adquirir.
    Tenho receio que os 45amp não cheguem para Bomba calor (piso radiante e AQS), placa indução, maq. louça, loura, frigorifico, arca, forno, elecrticidade e restante electrodomesticos.
    A questão é mesmo o aluguer do contador, penso que o valor do trifásico é mais do dobro do monofásico (+-30€ vs +-65€ ).
    Correcto?
    • mafgod
    • 8 março 2010 editado

     # 14

    Colocado por: pedrofdcsA questão é mesmo o aluguer do contador, penso que o valor do trifásico é mais do dobro do monofásico (+-30€ vs +-65€ ).
    Onde viu esses valores?

    No site da EDP:
    45A = 10,35KVA = 14,67€/mês monofásica
    Para trifásica não encontrei.
    • Ed-l
    • 8 março 2010

     # 15

    Colocado por: eu
    Colocado por: Ed-lse pedir os mesmos 10KVA trifásicos têm 10000W em cada fase


    Penso que não...


    Têm razão realmente a potência contratada é igual seja mono ou trifásica. As minhas desculpas...
    • Ed-l
    • 8 março 2010

     # 16

    Colocado por: pedrofdcsTenho receio que os 45amp não cheguem para Bomba calor (piso radiante e AQS), placa indução, maq. louça


    Significa que têm 10,8Kw disponíveis o que me parece pouco, a solução passa pelo aumento de potência logo agravamento na taxa.
  11.  # 17

    Chamo atenção para as ligações monofásicas do equipamento uma vez que a necessidade de amperes para ligação monofásica é elevada comparando com a ligação trifásica, logo, a ligação trifásica do equipamento consumirá menos em relação à monofásica.

    é como as resistências electricas dos termo-acumuladores, ligando em monofásico gasta X KW/h em trifásico gasta Y KW/h.

    cumprimentos.
    • eu
    • 8 março 2010

     # 18

    Olhe que não...
  12.  # 19

    Viva eu,

    não posso afirmar porque não conheço o equipamento, depende como as fases da ligação trifásica estejam distibuidas. Alguem tem o manual de instalaçao do equipamento?
  13.  # 20

    Eu tenho 3x20
    Bomba Altherma de 16Kw + Placa Indução + Bomba de Furo de 2 CV + Aspiração Central + MLL + MLR + MSR + quantidade infindável de "cenas" que "mamam" muita electricidade. Não tenho o cuidado de ligar intercaladamente cada uma das coisas (por vezes tenho quase tudo em simultâneo) e para já nunca disparou!

    P.S. Se colocarem uma BC, ponham tarifário bihorário!
 
0.0211 seg. NEW