Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: slicerExistem muitos profissionais que expoem o seu trabalho e ajudam os participantes do forum que ganham visibilidade e contactos. Não vejo mal nenhum nisso, tem vantangens e desvantagens.
    Recordo-me vagamento de lêr uma resposta sua a dizer que nunca faria um obra de um utilizador do forum, pelo que é caricato vir agora dizer que nunca ganhou dinheiro com contactos do forum..

    Já esclareci que me referia a arquitetos e engenheiros.
    Concordam com este comentário: slicer
  2.  # 42

    Colocado por: Picareta
    Só para esclarecer que sou otário enquanto engenheiro, não pelo facto de ser empreiteiro.
    Os engenheiros e arquitetos deste fórum, com as ajudas que aqui vão dando, não estão a proteger a sua classe, porque estão a fazer o trabalho dos técnicos que foram pagos para isso, e a fazer o trabalho de técnicos que deveriam ser contratados para isso.



    Espero que não ande por fóruns tecnológicos e afins porque esses também não protegem a classe :)

    Quando precisar de algo pode sempre dirigir-se a quem preste o serviço e pagar pelo mesmo.

    Quero dizer com isto que se for algo de simples resposta em que não seja preciso grande análise é , não vejo o motivo para não haver ajuda.
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho
  3.  # 43

    Colocado por: RUIOLINas obras que visito a palavra chave é COOPERAÇÃO, o dono de obra contrata pessoas para ajudar os empreiteiros, o importante não são os objetivos de cada um, o importante são os objetivos da obra, porque se cada um optimizar o seu desempenho, não resulta necessariamente num melhor desempenho da obra... quando se vive nesta realidade, é impossível na nossa própria obra não ser um pouco assim, pelo menos do que depender de mim será assim... o homem pediu-me ajuda e eu ajudei, ele ficou contente e eu também (e muito)!


    Não é suficiente a boa vontade do Dono de Obra. Para além disso e apesar do Fdc dar imensas dicas através dos comentários dos foristas é preciso contratar profissionais pois a gestão ao nível do Dono de Obra não está ao alcance de quem quer mas de quem sabe. Aprecio os seus comentários demonstrativos de entender do processo construtivo mas não dê a entender tratar-se de uma coisa que qualquer pessoa como Dono de Obra pode fazer.
    Concordam com este comentário: IronManSousa, dmatos
    • RUIOLI
    • 28 julho 2021 editado

     # 44

    Colocado por: jamaral.57Não é suficiente a boa vontade do Dono de Obra. Para além disso e apesar do Fdc dar imensas dicas através dos comentários dos foristas é preciso contratar profissionais pois a gestão ao nível do Dono de Obra não está ao alcance de quem quer mas de quem sabe. Aprecio os seus comentários demonstrativos de entender do processo construtivo mas não dê a entender tratar-se de uma coisa que qualquer pessoa como Dono de Obra pode fazer.


    Concordo, foi isso que eu disse em resposta ao autor do tópico, no ponto #6, de forma bastante ponderada, acho.

    Mas também não me venham dizer que é impossível, porque há vários casos aqui no FdC que demonstram o contrário.
  4.  # 45

    Cross, pelo que percebi ainda não tem a arquitetura desenhada, certo?
    Sendo assim, é extemporâneo estar a pensar no custo dos materiais. Até ter o projeto aprovado vão pasar-se muitos meses...(eu arriscaria dizer uns 2 anos) - presumindo que não se trata d eum loteamento.
    Até, passará muita água debaixo da ponte.
    Preocupe-se antes em discutir com o seu arquiteto as melhores opções para si, em função do seu teto orçamental. O resto a seu tempo.
  5.  # 46

    Colocado por: nunogouveiaPreocupe-se antes em discutir com o seu arquiteto as melhores opções para si, em função do seu teto orçamental. O resto a seu tempo.

    Essa é a visão que partilho a criação de valor.
    Na fase em que está a discussão sobre as opções de projeto o balizamento orçamental é muito mais importante.
  6.  # 47

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Palmix, obrigado pelo seu contributo.

    Afim de melhor entender o seu caso, poderia facultar algum contexto?
    - Que tipologia tem a moradia? Que área tem?
    - Quantos pisos tem?
    - Qual é o concelho/zona?
    - Quando pediu orçamentos o que é que facultou aos empreiteiros?
    - Mero Projecto de Licenciamento (Arq.+Especialidades)?
    - Mapa de Quantidades? Projecto de Execução?
    - Deu alguma indicação do prazo, limitação de tempo para a construção?
    - Terá algum inconveniente com a garantia? Ou nem se falou disso?

    Regra geral, pouco compensa o Dono de Obra "fornecer" os materiais, pois além de pagar mais por eles, ainda se dá a esse trabalho.
    Além dos atrasos/responsabilidades(*) que lhe poderão ser imputados pelo empreiteiro. Se o projecto contemplar a descrição de tudo o que quer, com as devidas referências, ao empreiteiro apenas lhe toca responder e fornecer o que é contratado. Assim de simples. Mesmo para os projectos incompletos e orçamentos "até X€/m2", o Dono de Obra não perde a liberdade de escolher o que bem entender dentro daquele preço ou pagar o excedente se fôr o caso.

    (*) - não parecendo são bastantes as chatices que vejo em obras em que o Dono de Obra "trata de tudo" mas que na hora da verdade não tem poder/mão para forçar a entrega de certos fornecedores... regra geral, não se lembram que um mero atraso provoca por vezes um custo maior no aluguer de certos equipamentos como andaimes, gruas, novas licenças de ocupação de via, deslocações de trabalhadores, etc... Muitas vezes nem se lembram sequer de pedir material a mais, para as peças que se partem ou que são desaproveitadas... Agora vai o eletricista ligar X eletrodomésticos, e depois vai uma 2ª vez, porque da primeira ainda não havia tal aparelho, etc...

    Estes imprevistos podem e devem ser acautelados pelos empreiteiros no momento de orçamentar.
    Creio que uma das maiores razões para os preços que se têm visto é a indefinição do que se quer, projetos incompletos, os "depois vê-se"... Esta incerteza gera um custo. Por vezes, é preciso decidir certo material e nem há consenso entre o casal, é tudo decidido em cima do joelho, remendado depois eventualmente, etc...
    Concordam com este comentário:jamaral.57


    Desculpe o atraso na resposta.

    Uma moradia T5 com 2 pisos + cave. Área de construção de 585m2.
    Estou no Funchal - Ilha da Madeira
    Quando pedi orçamentos, forneci as plantas e os elementos das especialidades. Fui ainda falando com as empresas, no sentido de lhes dar orientações a pequenas alterações que queríamos fazer.
    Se tivesse, teria dado as medições, para que facilitasse e acelerasse o trabalho dos orçamentistas, mas como não as tinha...
    Uma das minhas condicionantes seria começar a obra imediatamente, e o prazo de execução todas as empresas me disseram que andaria à volta de 16 meses, para menos.
    Quando assinei o contrato de empreitada, estabeleci uma clausula de penalização para o empreiteiro, em caso de atraso na entrega da obra.

    Refere-se à garantia da obra? Essa só começa a contar após a entrega da mesma.
  7.  # 48

    A minha obra vai arrancar no meio de agosto.
    O que tenho preparado será encomendar o pavimento, cerâmicas, portas e roupeiros quando a casa estiver em pé, antes das alvenarias. estou a contar com 1 semana de tempo de entrega.
    A caixilharia vou encomendar quando estiverem a colocar a estrutura de pé. Conto com 3 semanas para a montagem.

    A cozinha irei tratar ao mesmo tempo que os roupeiros, mas peço para a virem montar depois da casa estar já fechada e num estado mais avançado. Irei acompanhar os timings com o empreiteiro.

    O restante peço para entregar quando já tiver os pavimentos colocados, já para fazer as finalizações.

    Isto tudo, SE correr tudo bem...
 
0.0128 seg. NEW