Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Lendo as definições de área de construção e implantação e a definição de edifício no DR 9/2009, a interpretação que eu faço relativamente as diferenças entre as duas áreas e relativamente a uma moradia de um so piso, é a de que as mesmas podem ser diferentes, podendo a implantação ser inferior a construção, no sentido em que pelas definições anteriores existindo alpendres ou telheiros os mesmo não serão contabilizados como area de implantação. estou a interpretar corretamente ou as definições são ambíguas ??
  2.  # 2

    Depende das câmeras atenção a isso
  3.  # 3

    Alpendres e telheiros, se tiverem pilares nas pontas, ou seja não estejam em consola, conta para área de implantação.
    Tire as dúvidas nos bonecos que acompanham o DR.
  4.  # 4

    Em braga por exemplo, os tectos da varanda contam como área de construção, a não ser que se façam quadrados vazados.

    Dantes não contavam, isto no mesmo loteamento fica bonito..
  5.  # 5

    Ricardo

    no caso de loteamentos é preciso ver a data do seu alvará pois conta para efeitos legais a legislação em vigor na altura em que foi emitido, e não a recente
  6.  # 6

    Vá dizer isso à câmera.. infelizmente é o que temos
  7.  # 7

    já disse pelo menos em duas e foi consensual.
  8.  # 8

    Colocado por: RicardoPortoVá dizer isso à câmera.. infelizmente é o que temos


    Olá,
    O Marco tem razão.
    Você pode é ter tido azar, porque em Braga eles até são sensatos.
    Em dois loteamentos (Real e Frossos) tive casos desses e sempre aceitaram o argumento de que à data do loteamento, a norma municipal era outra (as varandas cobertas não contavam)...
  9.  # 9

    Colocado por: RicardoPortoDepende das câmeras atenção a isso


    sei que a camaras com varios regulamentos, uns mais atuais outros não, mas acho q o decreto em questão é válido para todas em igualdade e sobrepõem-se aos regulamentos municipais
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro BarradasAlpendres e telheiros, se tiverem pilares nas pontas, ou seja não estejam em consola, conta para área de implantação.
    Tire as dúvidas nos bonecos que acompanham o DR.


    Pois la esta, eu não faço essa interpretação, se a definição de área de implantação diz que se refere a área de solo contida num polígono fechado que compreende o contacto do edifício com o solo e pegando na própria definição de edifício que implica uma construção coberta e limitada por paredes exteriores, acho que telheiros e alpendres não se aplicam. e mesmos os tais bonecos onde existem pilares por cima tem um ou mais pisos e não apenas uma cobertura tipo varanda ou alpendre.
  11.  # 11

    Tviegas. Sobre a Ai. não há qq duvida sobre interpretação. Consolas corpos balançados não contam para a Ai.
    Sobre a area de construção. Dependendo da finalidade/ regulamento é medida consoante o diploma/ regulamento/ Norma aplicável.
  12.  # 12

    Colocado por: tviegasacho que telheiros e alpendres não se aplicam.

    Acha mal. o boneco é claro ( esqueça se tem piso por cima ou não, isso é irrelevante)

    Figura 4b do DR5/2019, relativo à Ai.

    PS: alterei o título, pois o diploma mais recente relativo aos conceitos urbanísticos é o DR 5/2019
      Ai.jpg
  13.  # 13

    Colocado por: Pedro Barradas
    Acha mal. o boneco é claro ( esqueça se tem piso por cima ou não, isso é irrelevante)

    Figura 4b do DR5/2019, relativo à Ai.

    PS: alterei o título, poiso diploma mais recente relativo aos conceitos urbanísticos é o DR 5/2019
      Ai.jpg



    Obrigado pelas indicações nem sabia q o 9/2009 ja tinha sido revogado, vou aceitar essa definição (ate porque não vou ser mais papista q o papa), mas acho q alguem teimoso e que queira pegar na coisa, a justificação do "esqueça se tem piso por cima ou não, isso é irrelevante" não pegaria, mesmo pela propria definicao de edificio acho q a coisa podia dar para os dois lados
  14.  # 14

    tviegas... vai-me desculpar, mas não tem razão.
    Eu acho a definição de Ai, clara, sem grande margem para outras interpretações... as vezes é chato porue temos umas palas corrifas/ compridas com umas paredes de apoio laterais. e pronto ja temos a cena estragada. Lá temos de utilizar a cena de vazar parcialmente essa pala para contar como uma "pergola" e não contar com o Ai e/ou Ac.
  15.  # 15

    Caros foristas,

    Relativamente à definição/regras de medição da Área de construção, não consegui perceber se as varandas não cobertas são contabilizadas.

    Pelo "boneco" acho que não, mas gostava de ouvir a vossa opinião.
      Capture3.JPG
  16.  # 16

    so as zonas a cinza contam
 
0.0164 seg. NEW