Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos, andei a pesquisar na internet mas não cheguei a nenhum consenso.

    Estou finalmente em processo de mudanças e uma das coisas que vão ficar na casa antiga são os AC, o próximo inquilino demostrou interesse neles e eu sinceramente não tinha muita vontade de os levar para a casa nova.

    são 3 AC inverter da Panasonic com 12 anos. 2 de 12.000 BTU e 1 de 9.000 BTU.

    o de 9.000 BTU precisa claramente de recarregar o gás, os outros 2 provavelmente tb, mas tem um funcionamento em quente e em frio ainda bastante satisfatório, não é percetível a perda de rendimento como no de 9.000 BTU.

    a questão é, quando valem estes 3 AC? será que já só valem um valor residual de 50€ cada um, será justo pedir mais alguma coisa, ou nem os 50€ valem. Eles novos custaram-me cerca de 2.700€.
  2.  # 2

    Se não tinha intenção de o levar diga-lhe para dizer um valor.
    Se achar justo, é só aceitar.
  3.  # 3

    Não valem nada inserido no apartamento.
    Esqueça, não valem o trabalho de negociar 150 euros , ainda passa por fuinhas.
    Provavelmente têm de ser vistos revistos , recarregados e limpos.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloagsantos
  4.  # 4

    Tenho uns Daikin há uns 15 anos. Agora avariou o motor do ventilador. 230€ para reparar 10% do que custaram.
    E fala em inquilino novo. A casa era sua ou era alugada? E ía deixar os buracos se tirasse os AC?
  5.  # 5

    Colocado por: CarvaiTenho uns Daikin há uns 15 anos. Agora avariou o motor do ventilador. 230€ para reparar 10% do que custaram.
    E fala em inquilino novo. A casa era sua ou era alugada? E ía deixar os buracos se tirasse os AC?


    a casa era alugada, por isso tinha sempre que retirar os AC e tapar os buracos, mas como na casa nova tenho pré-instalação o mais provável é se colocar AC que coloque daqueles em que uma unidade exterior dá para várias unidades interiores.

    havendo interesse do próximo inquilino em manter os AC, porque a casa é mesmo quente de verão e frio de inverno, ficamos ambos a ganhar.
  6.  # 6

    Colocado por: callinasNão valem nada inserido no apartamento.
    Esqueça, não valem o trabalho de negociar 150 euros , ainda passa por fuinhas.
    Provavelmente têm de ser vistos revistos , recarregados e limpos.


    era o meu receio.
  7.  # 7

    só chamar aí uma empresa certificada para desmontar isso como deve ser fica mais caro que oferecê-los.. então se for gases antigos que obriguem a reciclar..

    se for um zé manel ainda lhe faz isso de borla e tapa os buracos só pelo cobre
  8.  # 8

    Colocado por: RicardoPortose for um zé manel ainda lhe faz isso de borla e tapa os buracos só pelo cobre
    se cortsar as tubagens e libertar o gas na atmosfera a coima minima são 900€
  9.  # 9

    Queria aproveitar o tópico para partilhar a minha situação.

    Vivo numa casa alugada e
    Comprei 3 unidades (18k btu e duas de 9k btu) que ha 2 anos me custaram 2700 euros (custo inclui as unidades, instalação e trabalho de fazer a tubagem - casa não tinha pre instalação).

    Vou sair desta casa alugada, um possível inquilino seguinte demonstrou interesse nas unidades. O que seria razoável pedir?

    As unidades em novas custam 1500 euros agora. Pediram-me cerca de 750 euros para as levar para a casa nova. Estão em excelente estado, acabou a garantia agora há umas semanas.

    São unidades Toyotomi Hiro
  10.  # 10

    Colocado por: OrdepOir18k btu


    Faz muito barulho ou é silenciosa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: OrdepOir
  11.  # 11

    na casa novas as necessidades de climatização (potência) são as mesmas?
    Eu pedia 750€. e comprava novo para a casa nova.
    18000BTU, isso é uma brutalidade. Eu tenho uma sala/ cozinha mal isolada de 50m2 com uma unidade de 14000Btu.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: OrdepOir
  12.  # 12

    Colocado por: RUIOLIFaz muito barulho ou é silenciosa?

    Para mim é bastante silencioso. Coloquei aqui a ventoinha no minimo (a fazer frio) e com uma aplicação de telemóvel medi 43.6db a uns 20 cm de distância do aparelho.
  13.  # 13

    Colocado por: Pedro Barradasna casa novas as necessidades de climatização (potência) são as mesmas?
    Eu pedia 750€. e comprava novo para a casa nova.
    18000BTU, isso é uma brutalidade. Eu tenho uma sala/ cozinha mal isolada de 50m2 com uma unidade de 14000Btu.


    Isso por acaso é uma pergunta excelente, as necessidades na realidade são extremos opostos, na actual é um apartamento dos anos 60 (último andar, apanha sol o dia todo) com (diria) nenhum isolamento térmico e uma marquise aberta para a sala/cozinha.

    A nova será algo com necessidades energéticas muito baixas (o calculado foi 7,73 Kwh/m2/ano).

    Os 18.000 btus têm dificuldade nesta casa actual, num dia de calor o AC nunca pára de trabalhar (o espaço marquise, sala e cozinha deve ter uns 30 m2). Facilmente tenho 30º em na sala num dia muito quente (ou uma sequencia de dias quentes)

    Essa experiência é interessante (14k btu para 50 m2, na realidade os cálculos que me deram para a situação nova dizem que não devo precisar de mais de 1100 watts de potencia de arrefecimento no pior cenário de verão, mas como nunca vi nada assim, há sempre aqui uma dúvida se devia pecar por excesso) provavelmente algo assim (ou menos) seria suficiente.

    Obrigado pela partilha!
  14.  # 14

    Colocado por: jorgealvesse cortsar as tubagens e libertar o gas na atmosfera a coima minima são 900€


    Tinha fuga 😆
    • Iko
    • 24 julho 2021 editado

     # 15

    Técnicos da Samsung vieram resolver um problema no meu AC ainda em garantia, e limitaram-se a deixar sair o gaz e a preencher um papel a dizer que não foi possível recolher o gas devido avaria. Segundo vi era perfeitamente possível e a avaria nem sequer tinha nada haver com a parte do gaz.
 
0.0168 seg. NEW