Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Não é assim tao linear.

    Com que base vao fazer as revisões. Só um DO muito tapadinho ou bondoso aceita revisoes as cegas.
    Quantos empreiteiros conseguem justificar convenientemente a revisao?
  2.  # 22

    Acho engraçado falar na revisão de preço em caso de aumento,

    Mas se fosse o contrario (baixa de preços) o empreiteiro também iria querer uma revisão de preços???
  3.  # 23

    Colocado por: RRoxxSó um DO muito tapadinho ou bondoso aceita revisoes as cegas.

    Tem duas hipóteses, aceita ou o empreiteiro alega não ter condições para iniciar a obra.

    Colocado por: RRoxxQuantos empreiteiros conseguem justificar convenientemente a revisao?

    A grande maioria nem se preocupa muito, quer, quer, não quer, amigos à mesma.
    Outros até são mais inteligentes, iniciam a obra com 30% ou 40% na adjudicação, na semana seguinte não põem mais lá os pés.
    Concordam com este comentário: RRoxx, jamaral.57
  4.  # 24

    Colocado por: gmsilvaMas se fosse o contrario (baixa de preços) o empreiteiro também iria querer uma revisão de preços???

    Se for uma revisão de preços justa, sim.
  5.  # 25

    Acho que se trata mais de pessoas sérias, e neste mundo em que vivemos infelizmente começa a haver cada vez menos,

    Não quero dizer que não haja empreiteiros assim, mas cada vez é mais difícil encontrá-los...
  6.  # 26

    Colocado por: gmsilvaAcho que se trata mais de pessoas sérias,

    Neste momento, por muito sério que os empreiteiros sejam, não podem garantir nada.
    É completamente irresponsável por parte de um empreiteiro comprometer-se com valores que não sabe se daqui a 6 meses vai poder assegurar.
    Concordam com este comentário: gmsilva
  7.  # 27

    Sim concordo, mas então porque não fazer o contratos ajustados ao atual e depois mediante a situação haver revisão de preços mas nos dois sentidos, pode ficar definido em contrato, penso eu...
    Assim acho que seria mais justo
    O que tem acontecido é a inflação de preços (que serve para combater a eventual subida de preços), e quem aceita não me parece que vá ter uma revisão de preços caso estes baixem...
    Concordam com este comentário: zedasilva
  8.  # 28

    a mim o xico espertismo sempre me fez muita confusão...

    Eu sou incapaz de fazer uma coisas dessas a um cliente. Já sai de dois trabalhos por conflitos com o empregador mesmo por causa dessas situações.

    Agora, do meu ponto de vista, quando faço um orçamento, nao ando a acumular tabelas de preços à data, mas se calhar devia para poder justificar convenientemente as revisões de preços.
    enfim, são particulares, não andamos a falar de obras publicas com tudo e um par de botas..
    Agora, fazer um cliente aceitar isto? Muitos deles nem fiscalização tem, ou tem aquela de carimbo no livro azul e está bom. É que mesmo querendo ser sério fica sempre aquela sensação de "este gajo está-me a lixar" por parte do cliente.

    Não vejo sinceramente maneira fácil de lidar com isto e manter relações "saudaveis" com os clientes, muitos deles que sabemos á partida que fazem o sacrifício e o investimento pessoal de poupanças para conseguirem ter as coisas a seu jeito.

    Enfim.. é mais um desabafo que outra coisa.
  9.  # 29

    mesmo tendo num contrato a possibilidade de revisão de preços (e acreditando que seja tanto para cima como para baixo), qual o indice a que fica suportada esta revisão? mercado de capitais da matéria prima em causa, a loja xpto escolhida pelo empreiteiro, a palavra do empreiteiro...?
  10.  # 30

    Colocado por: pedro_007e acreditando que seja tanto para cima como para baixo

    Se assim não for, a cláusula não serve para nada.

    Colocado por: pedro_007
    1. qual o indice a que fica suportada esta revisão? mercado de capitais da matéria prima em causa, a loja xpto escolhida pelo empreiteiro, a palavra do empreiteiro...?

    Ao índice publicado todos os meses em diário da república.
  11.  # 31

    o DO pode exigir revisão do orçamento para baixo, mesmo tendo um contrato para X€? conhece-se algum caso em que tal tenha sido aceite facilmente por um construtor, sem este aumentar imediatamente outro preço doutra coisa qualquer para compensar?

    Pode dar um exemplo desse indice em Diário da República pfv?

    Obrigado.
  12.  # 32

    Colocado por: pedro_007Pode dar um exemplo desse indice em Diário da República pfv?


    https://dre.pt/application/file/a/149761232
  13.  # 33

    Colocado por: pedro_007o DO pode exigir revisão do orçamento para baixo, mesmo tendo um contrato para X€?

    O dono de obra pode exigir o que quiser, e o empreiteiro só aceita se quiser. O inverso também é verdade.
 
0.0192 seg. NEW