Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde colegas,

    Adquiri um terreno rustico em 2018 de 3500m2. Apos consultar um arquiteto, foi elaborado um projeto para construção de uma moradia térrea de aprox 350m2.

    Está tudo praticamente concluído, tendo inclusive numero de policia atribuído (alias 2, entrada e garagem, algo que nunca vi) e agora tenho algumas duvidas sobre os próximos passos e custos. Alguém com mais experiencia na área conseguirá ajudar certamente.

    1) Casa concluída e pronta a habitar (luz, agua e saneamento tratado), qual o próximo passo para concluir e legalmente ser uma habitação?

    2)O terreno tem 3500m2 com 2 frentes. Sendo a casa 1/10 praticamente do terreno, devo manter o terreno como rustico? Ou após a construção todo o terreno é considerado Urbano? Devo seguir algum racional?

    3)No restante terreno queria ter alguns espaços, nomeadamente um pomar e manter alguma zona agrícola. Ao mesmo tempo queria aproveitar e construir uma piscina (sei que os custos de IMI disparam. Não sei se será para já) e um campo de vólei mas em areia (aprox 150m). Esta zona (campo de vólei em areia, vedado em rede possivelmente) também tem um custo adicional a nível de tributação ?
  2.  # 2

    ?
    Não percebo, então nem o diretor de obra (empreiteiro) nem o fiscal bem o arquiteto, ninguém sabe o que fazer a seguir ?
  3.  # 3

    Se a obra está concluída, pode solicitar a licença de utilização.
    Na Câmara terão um formulário com tudo o que necessita.
    Mas fale com o seu arquiteto.
  4.  # 4

    Colocado por: nunogouveiaSe a obra está concluída, pode solicitar a licença de utilização.
    Na Câmara terão um formulário com tudo o que necessita.
    Mas fale com o seu arquiteto.


    ainda tem algumas coisas a tratar antes da licença. Atualizar a certidão predial nas finanças, fazer o averbamento no registo predial, tratar do certificado energético e do acústico, etc, etc.

    não tem ninguém para o orientar nesta fase? no meu caso o gabinete de projeto que me desenhou a casa está-me tb a tratar destas coisas.
 
0.0086 seg. NEW