Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas tardes,

    Ando a ver opções mais para o baratas para espetar uma casa modular num terreno qualquer urbano. Infelizmente ando a encontrar demasiadas coisas cujo preço final acaba por ser mais que 1000€/m2, casas de 30m2 a preço de 40k, 50m2 a 90k, etc. Idealmente para mim era ter um T2 pequenino num valor entre 30k - 40k (idealmente 30k, mas se pedisse ao banco mais 10k não me parece que fossem recusar) e depois no futuro entrar á "batatada" com a câmara para me deixarem meter mais dois quartos ao lado com um segundo módulo.

    Deparei-me com esta empresa Bricoarts (https://www.bricoarts.com/) cujo preços (possivelmente não incluem IVA mas pronto) parecem ser, vá, decentes.

    Já alguém aqui alguma vez falou, trabalhou, ou fez alguma coisa com esta empresa e tenha alguma opinião a dar? Aproveito e peço também opiniões sobre esta ideia de ir metendo casas aos bochechos e se alguém já tem experiencia com isso.
  2.  # 2

    Colocado por: Oretohespetar uma casa modular num terreno qualquer urbano

    Isso não funciona assim, ser urbano não diz nada quando à possibilidade de lá construir.


    Colocado por: OretohAproveito e peço também opiniões sobre esta ideia de ir metendo casas aos bochechos e se alguém já tem experiencia com isso.

    Com termos como "espetar" e bochechos não pode ser levado a sério.
    • Oretoh
    • 24 julho 2021 editado

     # 3

    Isso não funciona assim, ser urbano não diz nada quando à possibilidade de lá construir.

    Epah pronto com área de construção bruta marcada no alvará de no máximo 230m2, fica melhor?

    Com termos como "espetar" e bochechos não pode ser levado a sério.

    Desculpa, "construir" e "construção de casas em secções, ao longo de vários periodos temporais".

    Falas muito mas disseste nada, se querem discutir a forma de escrever podem ir para outro thread, eu pedi opiniões não pedi um professor de Português com a mania das grandezas. Agora um gajo não pode falar de forma informal leva com estes chefes em cima.
  3.  # 4

    Colocado por: Oretohpeço também opiniões sobre esta ideia de ir metendo casas aos bochechos e se alguém já tem experiencia com isso.


    Olá, será sempre mais difícil cumprir o seu desejo se começa o processo de trás para a frente...
    Comece por encontrar um terreno que lhe agrade. Pois cada terreno "qualquer urbano" (como lhe chama) tem uma série de condicionantes legais próprias desse terreno em particular. Índices de construção, distanciamentos da volumetria aos limites da parcela, janelas, etc... por vezes até de materialidade ou processo constructivo.

    Posto isto, tanto pode procurar por casas modulares, como desenvolver um projecto à medida, legal e que preveja a construção por fases... em que agora constrói o núcleo da casa e no futuro faz uma ampliação.

    Se assume desde já que vai andar à batatada com a Câmara... já partiu com o pé esquerdo.
    Para muito boa gente é preferível comprar feito, que meter-se em confusões.

    Colocado por: Oretohárea de construção bruta marcada no alvará de no máximo 230m2

    Nota: isto pouco ou nada diz...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Oretoh
  4.  # 5

    Colocado por: Oretoh
    Epah pronto com área de construção bruta marcada no alvará de no máximo 230m2, fica melhor?


    Desculpa, "construir" e "construção de casas em secções, ao longo de vários periodos temporais".

    Falas muito mas disseste nada, se querem discutir a forma de escrever podem ir para outro thread, eu pedi opiniões não pedi um professor de Português com a mania das grandezas. Agora um gajo não pode falar de forma informal leva com estes chefes em cima.


    Bela postura para quem ver pedir informações! Força nisso
  5.  # 6

    Oretoh
    Isso de facto não funciona assim.
    Não consigo concluir bem o que é que a empresa do link faz…
    Mas.
    Qualquer obra para habitação permanente precisa de licenciamento e respeitar regras de edificação.
    Essas “casas” de contentores dão para “espetar” em mt sítio mas dificilmente são licenciáveis…
    Por isso seria intimado pela CM a remover. Ou seja, acrescentar módulos é ainda mais improvavel. A batatada eta simples…
    Concordam com este comentário: Oretoh
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Oretoh
    • Oretoh
    • 24 julho 2021 editado

     # 7

    Posto isto, tanto pode procurar por casas modulares, como desenvolver um projecto à medida, legal e que preveja a construção por fases... em que agora constrói o núcleo da casa e no futuro faz uma ampliação.


    Ora aqui está uma coisa importante, existe possibilidade de fazer projectos de construção por fases que durem varios anos?

    ois cada terreno "qualquer urbano" (como lhe chama) tem uma série de condicionantes legais próprias desse terreno em particular. Índices de construção, distanciamentos da volumetria aos limites da parcela, janelas, etc..


    Certo, infelizmente, a informação disponivel de forma "gratuita" é o alvará e a caderneta. O alvasrá diz-me o numero de pisos, diz-me se tenho que tratar do saneamento, eletricidade, etc, não me diz que tipo de janelas posso meter, que tipo de casa (se moderna, se mais tradicional, etc) posso colocar. Se quiser mais tenho que entrar em reuniões com camaras e afins e isso acaba por ser mais feito do lado do arquiteto, pelo menos tem sido isso que os arquitetos com quem tenho falado me dizem.

    Chamei um terreno de urbano porque é a forma mais "simples" para mim de identificar um terreno onde possa construir uma casa. Não levem o nome á letra, não sou especializado em arquitetura.

    Mas sinceramente o que procurava aqui era mais relatos e opiniões de pessoal que já usou este método de construção e não um planeamento para o meu processo. Para tentar ganhar um bocado de noção das dificuldades que poderia encontrar (especialmente no que toca a licenciamentos)
    • Oretoh
    • 24 julho 2021 editado

     # 8

    Colocado por: gil.alvesOretoh
    Isso de facto não funciona assim.
    Não consigo concluir bem o que é que a empresa do link faz…
    Mas.
    Qualquer obra para habitação permanente precisa de licenciamento e respeitar regras de edificação.
    Essas “casas” de contentores dão para “espetar” em mt sítio mas dificilmente são licenciáveis…
    Por isso seria intimado pela CM a remover. Ou seja, acrescentar módulos é ainda mais improvavel. A batatada eta simples…


    Pois era o que me parecia também, não estava a ver a camâra a aceitar estes tipos de projectos com facilidade devido ao material de construção.
  6.  # 9

    Colocado por: OretohCerto, infelizmente, a informação disponivel de forma "gratuita" é o alvará e a caderneta.


    Não é verdade. FELIZMENTE tem toda e qualquer informação do website da sua Câmara Municipal... é só ter tempo e alguma paciência.

    Agora se fala em "Alvará" imagino que se está a referir a algum Loteamento...
    Se fôr esse o caso, além do projecto de licenciamento da moradia (modular/préfabricada ou convencional)ainda teria que fazer uma alteração ao alvará de loteamento (e duvido que consiga vê-la aprovada)... Mas isso já são especulações... Se não sabe qual é o terreno, comece por aí...
  7.  # 10

    Colocado por: OretohSe quiser mais tenho que entrar em reuniões com camaras


    que FELIZMENTE também são grátis...
  8.  # 11

    Colocado por: Oretohmaterial de construção.
    O material é indiferente. Até pode ser (literalmente) em palha.
    Tem é de respeitar as normas de construção e isolamento térmico, acústico, áreas e acessibilidades.
    Construir “em vários anos” não é mt viável…
    Vai ter que andar com mais batata com a CM a cada ampliação para que seja legal.

    Os valores de construção só lhe digo para não se iludir.
    Constrói algo decente deveras por 1000€/m2…
    Comece pelo inicio e arranje um arquitecto.
    Não seja “cheap” e faça um projecto em condições para não ter surpresas.

    Agora por 30/40+iva constrói 30/40m2 (área bruta)!
    Chega-lhe (para começar)?!


    Abr.
    Boa sorte.
  9.  # 12

    Colocado por: Oretohexiste possibilidade de fazer projectos de construção por fases que durem varios anos?


    Faz agora um Licenciamento com a tipologia mínima, e mais tarde faz outro projecto, desta vez de Ampliação com os tais bochechos...
  10.  # 13

    Colocado por: gil.alvesO material é indiferente. Até pode ser (literalmente) em palha.


    Nem sempre. Uma vez mais depende de qual é o terreno, que zona PDM, etc... e qual Câmara.
    Em certos sítios até tem uma paleta de cores para respeitar...
  11.  # 14

    Colocado por: N Miguel OliveiraNem sempre.
    Sim. Eu sei mas um genericamente falando.

    Abr.
  12.  # 15

    Oretoh, em primeiro lugar, o que diz a caderneta preidla não interessa. Interessa apenas o que diz o PDM e se houver, o alvará de lotemaneto (não sei de onde veio a informação que menciona).
    Depois, pode sempre fazer um projeto faseado, desde que a primeira fase corresponde logo a uma habitação completa, com o mínimo de um T0.
    Em qualquer dos casos, tudoi depende do que disser o PDM, o regulamento municipal e o alvará de lotemaneto (se existir).
    Comece por falar com um arquiteto, ou pelo menos peça uma reunião na Câmara (departamento de urbanismo)
 
0.0200 seg. NEW