Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Encontrei recentemente este grupo e gostava muito de ter a vossa opinião sobre um tema, uma vez que sou nova nestas andanças...

    Estou à procura de casa neste momento, e encontrei uma moradia para restauro que aparentemente poderia ser uma boa opção.

    A moradia é a que encontram nas fotos em anexo. O problema é que esta moradia tem uma cave não legalizada (pelo que percebi pelo consultor imobiliário, não teria altura suficiente para ser legalizada como um piso da moradia). Esta cave tem portas e janelas, como podem ver pelas imagens, e apenas é acessível por fora (não há ligação interior entre o piso de cima e essa cave).

    O que no mundo dos meus sonhos eu gostaria de fazer é:

    - legalizar a cave como parte da habitação (aparentemente há a possibilidade de desaterrar um pouco mais para garantir que fica com maior altura);
    - construir umas escadas que liguem o primeiro piso à cave (fazer um duplex)
    - colocar a cozinha e a sala na cave.

    Tenho andado a falar com muita gente e todos me dizem para fazer as ditas obras ilegais. Não sou grande fã desta solução. Referem que posso remodelar o piso de cima, garantir a vistoria, e seguir depois com as obras em baixo.


    Qual a vossa opinião?

    O processo de legalização será assim tão dispendioso e dificil?

    Muito obrigada!
      FB_IMG_1627152034251.jpg
      FB_IMG_1627152038998.jpg
      FB_IMG_1627152066946.jpg
  2.  # 2

    Chame um arquiteto e ele vai ver se consegue cumprir com o RGEU.
  3.  # 3

    Colocado por: danielaferreira- construir umas escadas que liguem o primeiro piso à cave (fazer um duplex)


    Olá.
    Só por isto já precisa de projecto. Faça um que cumpra com as leis e está resolvida a questão.

    Colocado por: danielaferreiraTenho andado a falar com muita gente e todos me dizem para fazer as ditas obras ilegais. Não sou grande fã desta solução.


    E dessa "muita gente" algum era Arquitecto ou Engenheiro?
    Obras ilegais até as faz... um dia que necessite vender, tratar com seguradoras, ou que tenha que demolir algo por imposição da CM... a "brincadeira" já lhe fica mais cara...
  4.  # 4

    Boa tarde Miguel,

    Agradeço a sua resposta.

    Foi exatamente o que me ocorreu, e quero recolher toda a informação e ponderar todas estas questões antes de decidir pela compra.

    Só para que fique claro para mim, com um projeto que contemple estas mudanças e com a aprovação do mesmo pela Câmara, isso é o suficiente para "legalizar" esta cave?

    Muito obrigada mais uma vez!
  5.  # 5

    olhando para as fotografias da casa, eu diria que a cave está legal...como espaço não habitável; um porão para arrumação. A questão prende-se com o uso habitacional.
    Mas talvez o seu maior problerma será o contorolo da humidade nessa cave e na casa em geral.
  6.  # 6

    Colocado por: danielaferreiraSó para que fique claro para mim, com um projeto que contemple estas mudanças e com a aprovação do mesmo pela Câmara, isso é o suficiente para "legalizar" esta cave?

    Sim.
    Quando há remodelações é bastante comum haver partes a legalizar... Pois é frequente que os proprietários mudem a obra ao longo dos anos...
    Ao meter projecto legalize tudo o que estiver "mal". Dá o mesmo trabalho. Tem é que respeitar as normas, de pé-direito por exemplo. Que altura tem a cave actualmente?
  7.  # 7

    A cave tem cerca de 2.20m mas o piso é irregular, por isso não tem ainda a mesma altura em toda a sua dimensão. Deixo fotos para que possam ver melhor.
      WhatsApp Image 2021-07-26 at 11.32.02.jpeg
      WhatsApp Image 2021-07-26 at 11.32.02 (1).jpeg
      WhatsApp Image 2021-07-26 at 11.32.02 (3).jpeg
  8.  # 8

    Aproveito e deixo também fotos do interior do piso de cima.
      WhatsApp Image 2021-07-26 at 11.32.03.jpeg
      WhatsApp Image 2021-07-26 at 11.32.03 (1).jpeg
      WhatsApp Image 2021-07-26 at 11.32.04.jpeg
  9.  # 9

    Colocado por: nunogouveiaolhando para as fotografias da casa, eu diria que a cave está legal...como espaço não habitável; um porão para arrumação. A questão prende-se com o uso habitacional.
    Mas talvez o seu maior problerma será o contorolo da humidade nessa cave e na casa em geral.


    Percebo o que diz Nuno.
    Há alguma forma com boa relação custo-beneficio para controlar esse problema?

    Muito obrigada mais uma vez pela vossa ajuda.
  10.  # 10

    Daniela. Acho que está a ver um problema, onde ele não existe.
    Arranje um Arquitecto e com ele veja a melhor maneira de avançar com o projecto.
    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
 
0.0098 seg. NEW