Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite

    Irei adquirir uma moradia com negócio de permuta.
    O meu apartamento tem um valor de 150.000€, sendo que a moradia tem um valor de 235.00€.

    O que está acordado é dar o meu apartamento mais o valores restante que são 85.000€.

    Visto ainda ter o credito habitação nos 86.000€, o banco irá emprestar me há volta de 176.000€, são os 86.000€ que ainda devo do meu atual apartamento mais os 85.000€ que tenho que dar juntamente com o meu apartamento.

    Tenho lido bastante que derivado a ser permuta que me vai permitir poupar imenso nos impostos, no entanto não consigo ter certeza exata de quais os impostos e os valores que mesmo assim terei de pagar.

    Se alguém que conseguir ajudar agradeço desde já.
  2.  # 2

    Olá boa noite Ana!

    Fiz recentemente um negócio semelhante. Vai poupar em:
    - IMT, que irá incidir apenas sobre o valor da diferença - os 85000€. Salvo erro, até aos 90000 fica isenta deste imposto. No entanto se o valor de registo atual dos imóveis nas finanças tiver uma diferença superior, os impostos IMT irão incidir antes sobre estes valores.
    - escrituras - fará um documento único de permuta e não duas escrituras
    - imposto de selo que também incide só sobre os 85000 e a escritura única.
    - eventual comissão da imobiliária que incida só na diferença...

    Há uns simuladores disponíveis online para fazer estes cálculos e são bastante precisos. Dou o exemplo do Dr. Finanças

    Tenha cuidado na altura da escritura - as guias de pagamento de IMT e IS têm de ser emitidas pela repartição de Finanças por ser permuta, mediante formulários enviados por si e pelo outro permutante. Tudo com 48h de antecedência para a escritura. É imprescindível o apoio de um funcionário que perceba de permutas para que sejam bem emitidas e podem ser preparadas antes.

    Nós tratamos de tudo sem imobiliária. Foi uma aventura! Boa sorte!
  3.  # 3

    Vivam.
    A nível de permuta tal como exposta acima, a nível de banco tendo eu crédito a decorrer e no negócio ser uma moradia a construir, o processo será semelhante a nível bancário?
    Obrigado
    • imo
    • 17 outubro 2021

     # 4

    Colocado por: CCoelhoeventual comissão da imobiliária que incida só na diferença...

    Olhe que não, o que o leva a fazer esta afirmação?
  4.  # 5

    Estou a tratar direto sem imobiliária ao barulho
 
0.0096 seg. NEW