Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Tenho uma dúvida se me podem ajudar

    Vou instalar uma placa indução e forno elétrico numa casa que comprei
    Acontece que tem apenas uma ligação para o forno com cabo de 2.5 de seção.

    Já substitui este cabo por um de 4mm de seção (dificilmente consigo passar o de 6mm no TUBO), mas agora surge a dúvida se poderei ter os dois ligados no mesmo cabo por um Ligador cerâmico.
    A placa tem 7200w e o forno 2400W, e que dificilmente vou usar o forno em simultâneo com a placa. No máximo irei usar 3 bocas da placa, ou o forno é uma boca da placa.

    Já agora, qual a corrente paxima suportado pelo cabo de 4mm de seção?

    Obrigado desde já a todos pela ajuda
  2.  # 2

    À partida, considero que 4mm para uma placa de 7.2KW seja curto, quanto mais para ligar também o forno no mesmo cabo mas depende

    Colocado por: trakyJá agora, qual a corrente paxima suportado pelo cabo de 4mm de seção?


    Não é uma pergunta muito fácil de responder...qual é o comprimento do cabo? Está passado numa conduta por dentro de uma parede? A parede tem isolamento térmico? Qual é o tipo de isolamento do cabo?
  3.  # 3

    Colocado por: elfo106À partida, considero que 4mm para uma placa de 7.2KW seja curto, quando mais para ligar também o forno do mesmo cabo mas depende



    Não é uma pergunta muito fácil de responder...qual é o comprimento do cabo? Está passado numa conduta por dentro de uma parede? A parede tem isolamento térmico? Qual é o tipo de isolamento do cabo?


    O comprimento do fio é de 4metros, mono filar e passa dentro da parede, entre quadro principal e lugar das maquinas.

    Consegui passar o de 2.5 mm e de 4mm no mesmo tubo, mas acontece que fica com folga praticamente nenhuma e retirei por não saber se isso era viável ou não tamanha folga
  4.  # 4

    Vou tentar ajudar..

    A placa de 7,2Kw tem uma corrente de 36,8A
    Considerando os tais 4m de comprimento e utilização de fio monofilar:

    PVC 75ºC
    10mm --> 44A
    6mm --> 33A
    4mm --> 25A

    XLPE 90ºC
    10mm --> 52A
    6mm --> 38A
    4mm --> 30A

    Segundo os cálculos, um fio com secção de 4mm não é recomendado para a utilizar numa placa de 7,2Kw. Na melhor das hipóteses, um fio de 6mm se for com isolamento de XLPE 90º

    O forno de 2,4Kw tem uma corrente de 12,3A
    Considerando os tais 4m de comprimento e utilização de fio monofilar:
    PVC 75ºC
    2,5mm --> 20A

    Portanto o fio de 2,5mm serve perfeitamente para o forno

    Que disjuntores tem a proteger esses equipamentos?
  5.  # 5

    Colocado por: elfo106Vou tentar ajudar..

    A placa de 7,2Kw tem uma corrente de 36,8A
    Considerando os tais 4m de comprimento e utilização de fio monofilar:

    PVC 75ºC
    10mm --> 44A
    6mm --> 33A
    4mm --> 25A

    XLPE 90ºC
    10mm --> 52A
    6mm --> 38A
    4mm --> 30A

    Segundo os cálculos, um fio com secção de 4mm não é recomendado para a utilizar numa placa de 7,2Kw. Na melhor das hipóteses, um fio de 6mm se for com isolamento de XLPE 90º

    O forno de 2,4Kw tem uma corrente de 12,3A
    Considerando os tais 4m de comprimento e utilização de fio monofilar:
    PVC 75ºC
    2,5mm --> 20A

    Portanto o fio de 2,5mm serve perfeitamente para o forno

    Que disjuntores tem a proteger esses equipamentos?


    Para o forno um disjuntor de 15A para a placa de 25A.

    Tenho que passar 3 fios para cada aparelho? Ou basta 3 de 4mm e um de 2.5mm?
    Ndificilmemte irei usar a placa com a sua potência total, por isso. Minha dúvida se o de 4mm chega
  6.  # 6

    Qual é a potência de eletricidade contratada?
  7.  # 7

    3 para cada. No máximo partilhar o fio terra com no mínimo 4mm entre os 2 equipamentos.

    Os fios devem estar protegidos pelo disjuntor. Considerando que o fio de 4mm dá até 25A, o disjuntor de 25A está mesmo no limite. Idealmente o disjuntor seria de 20A (se o fio for de XLPE então está bem como está em relação).

    Quanto a se serve ou não...se for para usar os 7,2kW não serve. Como não é, vai servir até o disjuntor disparar...quantos discos e a que "nível" os vai conseguir ligar não sei dizer. Cerca de 68% da potência máxima...se os discos forem todos iguais, consegue ligar 2 no máximo e mais qualquer coisa de um 3º disco

    Colocado por: VarejoteQual é a potência de eletricidade contratada?


    Questão pertinente
  8.  # 8

    Colocado por: VarejoteQual é a potência de eletricidade contratada?

    A potência actual como andei em obras é a mínima, 3.45kw, mas vai ser depois actualizada quando for para lá morar.
  9.  # 9

    Colocado por: elfo1063 para cada. No máximo partilhar o fio terra com no mínimo 4mm entre os 2 equipamentos.

    Os fios devem estar protegidos pelo disjuntor. Considerando que o fio de 4mm dá até 25A, o disjuntor de 25A está mesmo no limite. Idealmente o disjuntor seria de 20A (se o fio for de XLPE então está bem como está em relação).

    Quanto a se serve ou não...se for para usar os 7,2kW não serve. Como não é, vai servir até o disjuntor disparar...quantos discos e a que "nível" os vai conseguir ligar não sei dizer. Cerca de 68% da potência máxima...se os discos forem todos iguais, consegue ligar 2 no máximo e mais qualquer coisa de um 3º disco



    Questão pertinente

    Então vou deixar os de 4mm para a placa e passar mais dois de 2.5mm para o forno e partilho o fio terra entre os aparelhos...
    P
  10.  # 10

    Colocado por: traky
    A potência actual como andei em obras é a mínima, 3.45kw, mas vai ser depois actualizada quando for para lá morar.


    Convém confirmar com a e-redes qual a PMA máxima, o mais usal são 6.9kva 30A, portanto não vale a pena andar a carregar circuitos para utilizar a potência máxima dos aparelhos, quando o mais certo é estar "capado", pelo distribuidor.

    Conheço casos que a PMA são 3.45kva e os restantes vizinhos com 6.9kva.

    Portanto telefone para a e-redes com o CPE, confirme na realidade quanto tem disponível.
  11.  # 11

    Colocado por: VarejoteConheço casos que a PMA são 3.45kva e os restantes vizinhos com 6.9kva.


    Sério?! Estar limitado a 3.45kva é muito mau :/
  12.  # 12

    A questão dos ligadores cerâmicos são a melhor opção para fazer a ligação dos cabos, ou Uns ligadores wagos chegam?
  13.  # 13

    Depende do modelo
  14.  # 14

    Colocado por: Varejote

    Convém confirmar com a e-redes qual a PMA máxima, o mais usal são 6.9kva 30A, portanto não vale a pena andar a carregar circuitos para utilizar a potência máxima dos aparelhos, quando o mais certo é estar "capado", pelo distribuidor.

    Conheço casos que a PMA são 3.45kva e os restantes vizinhos com 6.9kva.

    Portanto telefone para a e-redes com o CPE, confirme na realidade quanto tem disponível.

    No anterior proprietário, chegou a ter 10kw, por isso ainda é possível ter isso cá.
    Mas provavelmente vou colocar de 6.9kw a potência, já da bem, claro está como não tenciono usar a placa com tudo ligado ao mesmo tempo na potência máxima, essa chega perfeitamemte
  15.  # 15

    Eu nunca tive fogão eléctrico e não estou por dentro dos modelos existentes, mas uma vez que não pode usar um de 7,2kw, não haverá um modelo menos potente que possa aplicar aí? Pode ser que encontre um mais barato do que esse que está a pensar instalar
  16.  # 16

    Colocado por: traky
    No anterior proprietário, chegou a ter 10kw, por isso ainda é possível ter isso cá.
    Mas provavelmente vou colocar de 6.9kw a potência, já da bem, claro está como não tenciono usar a placa com tudo ligado ao mesmo tempo na potência máxima, essa chega perfeitamemte


    Telefona para a e-redes e confirma na hora qual a potência máxima e assim fica mais descansado.
    • hangas
    • 26 julho 2021 editado

     # 17

    Colocado por: elfo106Eu nunca tive fogão eléctrico e não estou por dentro dos modelos existentes, mas uma vez que não pode usar um de 7,2kw, não haverá um modelo menos potente que possa aplicar aí?


    Nas placas de indução, pelo menos em alguma marcas/modelos é possível limitar por software a potencia maxima que a placa pode consumir. (2.5 – 4.0 – 6.0 – 7.2 kW)
    Há aqui um outro post onde dei detalhes sobre o meu caso prático.

    As placas de indução têm também ciclos de potencia mais curtos que as vitro ceramicas, o que permite gerir e distribuir melhor menos potencia por mais zonas.
    A não ser que coloque as zonas todas em "Boost" (100% do tempo na potencia máxima) é tranquilo.

    Eu tenho a placa limitada a 2500W e partilhar com o forno (2400W) num circuito protegido com 16A, e até hoje o disjuntor nunca disparou.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
      Screenshot 2021-07-26 at 11.58.03.png
  17.  # 18

    A minha placa é de 7.35kW e nem com 3 das 5 zonas a trabalhar chega a esse valor.. isso são valores de pico e sinceramente acho que não chega lá, o máximo que vi foi 4 e qqr coisa, regra geral depois de dar o boost inicial raramente passa os 3kW, anda sempre entre 2 e 2.5kW (isto com 3 zonas . É o que normalmente uso no dia a dia).
    Tenho 6.9kWh contratados e no inverno com a bomba de calor a aquecer a casa, o forno e o fogão a luz não vai a baixo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  18.  # 19

    Obrigado a todos pela ajuda.
    Ja coloquei tudo em funcionamento e a plac indução tem limitador de potência, dá para escolher, e não corro riscos de algo queimar por excesso potência nos fios.

    Vou é ter que colocar umas emendas da pedra, porque tenho o lugar do buraco de encastre demasiado grande e vou encher ou com pedra colada ou com madeira
 
0.0220 seg. NEW