Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Jorge Rocha
    Colocado por: rosa prataBOA TARDE
    Tenho uma lareira "aberta" (se e k o termo esta correcto), sem recuperador, mas que ta com alguns problemas para fazer sair o fumo.
    ele sai quase sempre todo, mas uma vez por outra volta para tras.
    a minha pergunta e a seguinte. havera alguma solução para que o fuma sai sempre todo, sem passar pela colocação de um recuperador?

Cá para mim que não sou entendido disto,que tal observar primeiro se a chaminé está mais alta que o telhado ou águas próximas?Que tal observar se a entrada de vento que predomina na zona(não sei onde é)presumo que a maior parte dos predominantes seja de noroeste;esteja a boca da chaminé virada para esse noroeste?Que tal se observar essa posição,apenas alterar a boca da chaminé para o lado oposto dos ventos predominantes?Que tal observar se a boca foi concepcionada com boca para todos os lados?(assim não funciona em zonas ventosas com essses tais ventos predominantes.

Estarei eu a ensinar alguém por aqui que devia saber melhor que eu sobre esta matéria,ou estou a induzir em erro?
  2.  # 22

Luis K. W

Concordo consigo em quase tudo, mas vou só aprofundar um pouco mais se me permite estes devaneios

Já tinha respondido ao seu post ontem, mas não sei o que aconteceu, o meu comentário desapareceu ! Deve ter sido um erro meu.

Bem vou tentar de novo, desta vez com menos inspiração e já sabendo que o amigo “Luis K. W.” Instalou num prédio mais de 100 lareiras :-)

Para mim uma quantidade dessas nada tem a ver com qualidade e até me atrevia a perguntar se usou condutas em inox, e se encheu tudo com lã de rocha a libertar o pó para os pulmões dos utilizadores, e se colocou as entradas de ar exterior ou se fez apenas o que o construtor lhe pediu (barato) espero que não. :-/

Os construtores raramente querem qualidade pois o que fazem é para vender!

Quanto à sua afirmação sobre o cheiro a lenha queimada, pode ser evitado se depois de usarem a lareira tiverem o cuidado de limpar as cinzas.
    Portanto com cuidado esse cheio acaba-se, porque como sabe quando as cinzas arrefecem o ar já não sobe e o cheiro pode espalhar-se.

Em relação ao ar vindo pelas portas, em breve isso vai acabar por o novo RGEU vai obrigar a entradas de ar exterior, porque as novas janelas e portas não têm frinchas.
    Essa das cadeiras é boa sim sr. mas isso era no tempo dos Reis, agora nos tempos modernos vestem o roupão para se porem à lareira. :-)

Alguns romanos que usavam piso radiante com o fumo das lareiras e nessa altura já recuperavam o calor por trás dos tijolos.

Seja como for a questão principal tem a ver com o bom ou maus funcionamento de uma lareira aberta.

Tal como disse Luis K. W.

Algumas marcas só garantem o bom funcionamento com um bom clima, talvez só no Verão e sem vento :-))

Mas não são apenas os franceses já as lareiras FÈRIA há mais de 20 anos tinham essa barbaridade escrita.

Mas hoje também podemos ler coisas engraçadas, que são autênticos disparates.

Podemos ler aqui: (na 3ª pergunta)

http://www.fogo-montanha.com/perguntas.html

Que devemos usar um jornal antes de acender uma lareira.... Não tem piada ? quem não lei jornal não pode acender a lareira.

Depois leia-se a 4ª sobre a falta da boca de entrada de ar exterior nos seus recuperadores.
    Querem rir ? leiam.

Em vez de fazerem um recuperador para se poder vender na Alemanha com entrada de ar exterior , afirmam que uma casa não deve ser bem isolada, será que confundem isolamento com ventilação ?

Amigo Luis K. W. que diz a isto ?

Repare que mais abaixo ate dizem... Casa bem isolada com vidro duplo depois de se referirem a falta de ventilação.

Um coisa é certa, para aquecer uma casa devemos optar por um recuperador bem instalado com as devidas entradas de ar exterior caso contrario o melhor é optar por um aquário, pois tb tem piada ver os peixinhos a nadarem e tb nos ajuda a aliviar o stress nem que seja a limpar os detritos.

Mas para usar apenas no natal não me diga que não acha que uma lareira aberta serve mto bem?

Para terminar uma lareira aberta ou um recuperador tem que funcionar até com ventos de 150 km por hora.

Quanto mais vento mais efeito venturi deve fazer

Já agora mais uma coisa, as chaminés devem ficar acima da parte mais alta de uma moradia, mas se tiver a seu lado um predico com 10 andares, não temos que subir a chaminé pelo prédio do vizinho pois não ?

Na verdade as chaminés não têm que ser colocadas acima da parte mais alta das casas, essa é um treta de talvez uns 95 % dos fabricantes o que só por si revela o nível de desconhecimento que possuem.
    Concordam com este comentário: Jonh
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jonh
  3.  # 23

Boa tarde
    vejo k este post já tem algum tempo, mas tenho 1 problema idêntico ao do Sr. k o abriu...
    tenho uma lareira aberta que sempre fumou bem, o problema é k todos os anos rachava o fumeiro no 1ºandar e cheirava a fumo no mesmo...alguem me aconselhoua coloca um tubo inox duplo com isolamento (creio k lã de rocha), pois mandei colocar o tubo...acontece que o tubo é um pouco mais estreito que a saída da lareira...resultado a lareira ficou a fumar mal e não a posso acender...agora a mesma pessoa está-me a dizer para pôr uma girãndola...vim aqui pesquizar e estou surprendido com o que leio sobre elas...algum conselho para eu não continuar a deitar dinheiro fora...
    obrigado
  4.  # 24

Colocado por: m.pauloagora a mesma pessoa está-me a dizer para pôr uma girãndola...vim aqui pesquizar e estou surprendido com o que leio sobre elas...algum conselho para eu não continuar a deitar dinheiro fora...
    obrigado

Quem lhe disse isso não passa de um ignorante. (Nesta matéria)
    Então esse tipo estrangulou-lhe a saída de fumos e agora quer colocar essa porcaria ? Aposto que não funciona, teste e venha depois contar, ou melhor dizendo pode funcionar apenas em dias de vento.

Mas se quer mesmo resolver o problema peça a esse ignorante para lhe tirar esse tubo estreito que meteu e que lhe coloque um mais largo e é evidente sem a lã de rocha para ficar com mais espaço para colocar o tubo.

Ou então reduza a boca da lareira, vá reduzindo até que funcione bem ! pode testar com cartão.
    Se por exemplo a boca tem larg. 70 alt 60 reduza para larg. 70 alt 50 se não der reduza para larg. 70 alt 40 até ficar com a medida ideal para a conduta que lhe colocaram.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguel_156
  5.  # 25

Ola Jorge Santos

Pelos seus diversos esclarecimentos que li aqui no tópico facilmente cheguei a conclusão que o Sr é um "expert" na matéria por isso e já que faltou mais para o inverno que o que falta, queria saber o seu parecer em relação ao meu problema.

Vivo á 6 anos num apartamento de construção de 1993 onde a lareira nunca tinha sido usada uma unica vez ate eu ir para lá viver, a casa estava fechada, a lareira sempre funcionou bem mas desde á 2 anos para cá que começou a acontecer o que até á data nunca tinha acontecido, a lareira começou a deitar muito fuma para dentro da sala, diria mesmo que o fumo não saia.

Tive um vizinho que com medo que entrassem pássaros a arder pela lareira a baixo resolveu meter uma rede a tapar as saídas na chaminé, uma rede de buracos de 0.5cm ou seja muito fininha, nesse ano que se começou a dar o problema fui ao telhado e retirei a rede mas o problema continuou.

Então lembrei-me de umas pequenas obras que fiz em casa nesse ano que se começou a dar o problema ! Instalei fora da persiana umas segundas janelas com vidro duplo (janelas duplas) em todas as divisões da casa á excepção da lavandaria porque tinha janelas beta(vidrinhos de abrir) e como geralmente estão sempre ligeiramente abertas não fazia muito sentido o investimento nessa divisão, então optei por mandar tapar a abertura (original da construção) que tinha junto ao tecto na divisão da cozinha para a lavandaria no intuito de isolar melhor do frio essa divisão, uma abertura de 2mx40cm.

O certo é que desde que fiz esta obra a casa ficou mais quente no inverno principalmente a cozinha que era muito fria, mais quente certamente por causa de ter eliminado a tal abertura junto ao tecto.

A minha pergunta é:
    Esta obra contribuiu para os sintomas que a minha lareira passou a apresentar?
    Qual a solução aconselhada?

Cumprimentos e Obrigado.

Nuno
  6.  # 26

Eu suspeito que sim.

Para o fumo SAIR da casa tem de ENTRAR ar por algum lado.

Existe alguma entrada de ar (directa) para a lareira, ou ... tem o cuidado de - quando põe a lareira a funcionar - abrir um bocadinho uma janela da sala ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguel_156
  7.  # 27

Não tenho entrada de ar directa para a lareira.
    Tenho a ideia de que quando liguei a lareira no ano passado abri a janela da sala e a coisa melhorou, lembro-me também que se a janela tivesse fachada e a porta da sala ligeiramente encostada, ela abria com a "pressão" do ar a entrar para a sala e ao fecha-la fazia alguma força devido á corrente de ar gerada.
    Também aconteceu ligar o exaustor da cozinha com as janelas fechadas e o fumo vir todo para dentro da sala.
  8.  # 28

Colocado por: rosa prataninguem tem uma solução?
    ajuda

Sim coloque uma porta de lareira... visite a minha pagina [pub]http://www.facebook.com/pages/MetaloDesign/249001048492908?ref=hl#!/media/set/?set=a.377505645642447.84824.249001048492908&type=3[/pub]
  9.  # 29

Apesar do post já ser antigo,vou deixar aqui a minha opinião.

Tanta barbaridade que disseram e nenhuma solução.
    Se uma chaminé está com retorno de fumos,em 99% dos casos o problema relaciona-se com a falta de limpeza da mesma,pois,
    com o passar do tempo e com a queima da lenha,a fuligem acumula-se nas paredes das chaminés acabando mesmo por bloqueá-las.
    A solução passa por mandar limpar a mesma,mas atenção a quem contratam visto existirem muitos artistas a enganar os clientes.A chaminé tem de ser limpa desde o topo até à boca da lareira.
    Os enganadores andam com kits de varetas compradas na aki que vem com um escovilhão de 200mm e o mesmo kit só tem 7 metros de comprimento.
    Em suma,não metam a carroça frente dos bois.Qualquer dúvida estou ao dispor
  10.  # 30

Que tal ir por esta via?
      imagesCA03HX0U.jpg
  11.  # 31

Boa tarde

ainda não mexemos na lareira... mas entretanto um pedreiro meu vizinho aconselhou-me a partir o pano da lareira rente ao tecto e afunilar a saida da lareira para o tubo de inox...o tubo é de 200 pelo interior...
    qual a vossa opinião?
    obrigado
  12.  # 32

Tinha esse mesmo problema em casa... mas foi solucionado... na primeira hora de queima da lareira nada de ligar o exaustor da cozinha... e olhe que eles não estão nem na mesma divisão nem alinhados, distam 15 m um do outro.. :D
  13.  # 33

Colocado por: m.pauloBoa tarde

ainda não mexemos na lareira... mas entretanto um pedreiro meu vizinho aconselhou-me a partir o pano da lareira rente ao tecto e afunilar a saida da lareira para o tubo de inox...o tubo é de 200 pelo interior...
    qual a vossa opinião?
    obrigado

Um pedreiro ? :-) Onde aprendeu ele isso com outro pedreiro ? Há pedreiros e pedreiros... Os bons não se metem no que não sabem !

O que faz puxar o fumo é apenas o ar quente de uma conduta , Nada mais . Se encolheu a conduta tem menos quantidade de ar quente e o fumo tem mais dificuldade em sair...

Ao afunilar vai fazer o quê ? Não é a parte de baixo que empurra mas sim a de cima que puxa.

Se quer resolver sem gastar muito, baixe a boca da lareira que assim entra menos ar frio pela boca a há menos necessidade de ar quente para puxar o fumo, porque se entra menos ar pela boca o fumo fica mais quente e tem mais tiragem....

Acho que fui confuso e explicar ... Mas deve dar para perceber.

Tape a boca por cima aí uns 20 cm e veja se fica bom, quem diz 20 diz 10 ou 30, tudo depende do equlibrio do volume de ar quente na conduta e do ar frio que entra pela boca.

Pode fazer o teste com um cartão a tapar a boca e um jornal a arder. leva 5 minutos, e mande passear o seu Vizinho porque não percebe nada do assunto, pois até podia ter o pano quadrado que o fumo sai sempre !

Se no seu caso a lareira só falha em dias de vento ... aí a culpa é da chaminé pois como foi dito mais acima à mais de um ano a chaminé tem que fazer "venturi" (Em dias de vento)

Quanto ao exaustor... È outro problema, mas esse vai ter sempre mesmo com a lareira apagada .... Pois desce o cheio da fuligem acumulada ! Nesse caso abra uma janela na cozinha sempre que usar o exaustor !

Faça o teste e diga qq coisa aqui !
  14.  # 34

obrigado

vou exprimentar, a lareira sempre fumou bem até lá pôr no fumeiro o tal tubo de inox, apartir dai é que nunca mais fumou

o exaustor não é problema
  15.  # 35

Colocado por: m.pauloou exprimentar, a lareira sempre fumou bem até lá pôr no fumeiro o tal tubo de inox, apartir dai é que nunca mais fumou

Então se é assim não há duvidas !

Note que há muita gente a inventar quando não sabe... e não são apenas pedreiros !

Há pessoas com muita formação que nem sabem fazer uma chaminé que funcione ! Mas andam por aí cheiros de "gripa"
  16.  # 36

boas. Penso que está aqui um mau exemplo da construção de uma chaminè? por vezes quando há vento abafa a caldeira, será? o cume da chaminè está ligeiramente mais baixo do que o telhado, será? Como solucionar? obrigado
      20141212_134215.jpg
  17.  # 37

mais uma
      20141212_134140.jpg
  18.  # 38

agora sim mais uma
      20141212_1342152.jpg
  19.  # 39

nao há ninguém que dê uma dica???
    • eu
    • 13 dezembro 2014

# 40