Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

BOA TARDE
    Tenho uma lareira "aberta" (se e k o termo esta correcto), sem recuperador, mas que ta com alguns problemas para fazer sair o fumo.
    ele sai quase sempre todo, mas uma vez por outra volta para tras.
    a minha pergunta e a seguinte. havera alguma solução para que o fuma sai sempre todo, sem passar pela colocação de um recuperador?
  2.  # 2

ninguem tem uma solução?
    ajuda
    •  
      FD
    • 15 dezembro 2009

# 3

Nada, em princípio, resolverá um problema resultante de má concepção, a não ser forçando a extracção (recuperador).

Veja aqui porque é que o fumo pode voltar para trás: http://www.sitiodaslareiras.com/chamines_improprias.htm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rosa prata
  3.  # 4

Boas,

Creio que com uma girandola no topo da chaminé resolve.
  4.  # 5

Pesquise aqui no Forum, em «construção de fogão de sala».

O que eu «gosto» nas lareiras são as instruções dadas por uns «peritos» franceses:
    « Não se deve acender a lareira quando as condições (atmosféricas, suponho eu) forem adversas »
    E que condições são essas? perguntamos nós.
    E eles respondem (mais ou menos isto...):
    « as condições consideram-se adversas quando levam a haver retornos de fumo pela casa dentro»

LOLOL, pescadinha de rabo na boca!
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  5.  # 6

Colocado por: antoniocruzBoas,

Estas pessoas agradeceram este comentário:rosa prata

Não é um conselho que me pareça o melhor. A girândola estará sempre a puxar o ar, o que quer dizer, que sairá o fumo, mas também o calor, além de que o consumo de lenha disparará.

Aconselho mais a fazer uma limpeza de chaminé, e de preferência, abrir uma conduta para a rua (nas costas da lareiras caso dê para a rua ou próximo da lareira. A conduta deverá ter +/- 100/125mm e deverá ter uma grelha no exterior e uma grelha com registo no interior (possibilidade de fechar a entrada de ar). Desta forma vamos criar uma admissão de ar mais constante.

A melhor solução será mesmo colocar um recuperador de calor. Rendimentos muito superiores à lareira aberta em termos de consumo.
    Um recuperador com uma boa manutenção dura 15/20 anos. Claro que estamos falar de um recuperador razoável/bom, nada dessas coisas que andam na Leroy Merlin, Maxmat e Izi.

A opção terá mesmo que ser sua.
    Existem na internet literatura disponivel sobre estes assuntos e websites onde poderá consultar aparelhos.

Como marca portuguesa recomendo a fogo montanha, aparelho com boa relação preço/qualidade.
    Dê uma vista de olhos em www.centrodelareiras.com .

Cumprimentos.
  6.  # 7

A girândola apenas lhe vai sacar o calor todo da lereira.
    Mande limpar a chaminé em primeiro lugar.
    Tal como DeLorean sugere pode mandar fazer um "buraco" na parede mais próxima da lareira, que deixe entrar algum ar de fora de casa para dentro. Ou então manter uma frincha de uma janela da sala aberta, pelo menos no arranque da lareira.

Se o fumo só sai qdo arranca a lareira então deve ser porque o faz de uma forma errada. O que leva o fumo a subir pela chaminé é o calor do fogo, quando ainda não existe um braseiro tem que ter alguma coisa que faça uma chama algo forte (pinhas, papel seco etc).

Se usar material húmido e a lareira não tiver chama vai fazer muito fumo que vai para todo o lado.

Para aumentar o rendimentoo instale uma salamandra ou recuperador de calor na lareira (evite a lã mineral)
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  7.  # 8

Colocado por: antoniocruz

Isso é o pior que pode fazer, pois saca-lhe o ar todo da casa em dias de vento e sem vento nada faz.

Se o seu problema é apenas em dias de vento, tem um problema com a sua chaminé que resolve se a mudar.
    Resta saber se é numa moradia, ou num prédio, se tem ao lado alguma casa, um telhado ou uma árvore.
    Há sempre solução e é fácil resolver quando o problema se passa apenas em dias de vento.

E nunca coloque um recuperador seja de que marca for pois se tem um problema de vento a entrar pela chaminé, pois vai ter os mesmos problemas.

Colocado por: DeLoreanA melhor solução será mesmo colocar um recuperador de calor. Rendimentos muito superiores à lareira aberta em termos de consumo.
    Um recuperador com uma boa manutenção dura 15/20 anos. Claro que estamos falar de um recuperador razoável/bom, nada dessas coisas que andam na Leroy Merlin, Maxmat e Izi.

Colocar um recuperador só se for para aquecer mais, para ter bom rendimento e mais segurança.

Só para rir... a pouco tempo vi um recuperador perto dessa casa de lareiras que citou em que tinham já colocado dois recuperadores e um que nem digo quem foi... Até tinha feito uma limpeza há chaminé mas limpou apenas a carteira.
    Esta falhava sempre se não penas em dias de vento. Era um caso dificel já com 4 anos. O recuperador ainda estava na garantia dizia o dono. Já queria o 3º mas quem lhe vendeu e instalou já tinha falido.

Fui ver a pedido de um amigo.

Em 5 minutos ficou boa !

Milagre ? não ! apenas uma acendalha atirada por cima da chaminé para queimar o ninho que nem com o limpa carteiras (opss limpa chaminés) tinha saído.

Conclusão: Quando há problemas com má tiragem a solução não colocar um recuperador, pois nem sempre o problema se resolve !
  8.  # 9

É sempre agradavel ouvir gente séria.Um instalador diz que um recuperador não resolve e neste momento há de certeza 500 a dizer.Este tipo não percebe nada....e ha milhares de potenciais clientes a pender para o lado dos 500...

Contrariamente ao que as pessoas querem por vezes ouvir e ao propagandeado por inumeros instaladores....o recuperador nem sempre resolve o problema do fumo.Uma verdade simples mas que dificilmente passa...
  9.  # 10

Isso só é verdade se a chaminé e seu ducto não forem bons. Sem uma boa chaminé pode ter o melhor recuperador do mundo e a coisa funciona mal...
  10.  # 11

Viva Paramonte:

Desculpe mas não entendi.
  11.  # 12

Disse que se a sua chaminé for má, terá sempre um problema
  12.  # 13

Exacto.Foi o que o Jorge Santos disse mas infelizmente muitos instaladores pensam que o recuperador resolve sempre e ...o cliente por vezes quer ouvir isso.Não concluamos no entanto que uma má chaminé nunca é boa para um recuperador.Há chamines que são boas para determinado tipo de recuperador e mas para outros.E continuam a ser mas para lareiras abertas ou para determinadas lareiras.As coisas tem regras.
    De qualquer modo estou de acordo com o que disse.
    • pilav
    • 2 março 2010 editado

# 14

Pesquise efeito de venturi.
    A partir dai tudo funciona bem, tem de de funcinonar com a asa de um avião .
    Parece anedota mas é verdade:
    Chaminé acima do cume fora dos efeitos orográficos
  13.  # 15

Quanto ás vantagens e desvantagens de aplicar um recuperador de calor numa lareira aberta,podem dar uma olhada no site WWW.STILFOGO.COM logo na pagina principal do lado direito está um resumo bem explicito.
  14.  # 16

Fui ler o que diz no site e li 3 erros graves, que só ajudam a baralhar mais as pessoas.

* Problemas de extracção de fumos

* Cheiro a fumo

* Entrada de ar frio através da chaminé

Vou então corrigir

* Problemas de extracção de fumos

Não é verdade, pois os mesmos problemas se passam com os recuperadores, precisamente os mesmos, por vezes com um recuperador resolve-se o problema porque a boca da lareira aberta fica mais reduzida com o recuperador, outra vezes o recuperador só funciona com a porta fechada.
    Há milhares de lareiras abertas sem problemas de fumos. Só tem problemas se tiver mal feita, a lareira, a conduta de fumos ou a chaminé, se falham apenas em dias de vento o problema é SEMPRE da chaminé e vai manter-se com um recuperador.

* Cheiro a fumo

Se a lareira funcionar bem não há cheiro a fumo.

Esta então é demais...

* Entrada de ar frio através da chaminé

Desde quando o ar frio entra através da chaminé ? como é que uma empresa que vende lareiras pode afirmar isso ? deve ter sido erro do informático ao fazerem a página.

O ar só entra pela chaminé se a mesma estiver mal feita, e aí entra vento, e até pode ser quente no verão.

É bom que se diga que numa lareira aberta o ar frio não entra pela chaminé.

O calor da casa é que sobe e se escapa pela conduta de fumos. E quanto mais quente tiver a casa mais calor se vai embora.

paulofr percebeu ? concorda ?

Mas se uma lareira aberta for bem construída e possuir o respectivo registo esse problema não se coloca, ou então um travesseiro a tapar a abertura da lareira tb resolve as perdas de calor.

Eu prefiro de longe um lareira aberta, mas por segurança e rendimento em minha casa tenho um recuperador com porta de subir, adoro estar com a porta aberta, e adoro poder fecha-la quando estou longe do recuperador.
  15.  # 17

Caro Jorge Santos,
    Gostei dos seus comentários. :-)

Mas deixe-me que lhe diga que ainda hão-de inventar a lareira que não ponha uma casa toda a cheirar a madeira queimada.
    Dizer o contrário é porque já está como os fumadores que cheiram a tabaco que tresandam e nem o sentem.

Depois, há lareiras muito bem feitas que têm um rendimento térmico negativo. :-)
    Como para a lareira funcionar bem (extrair o ar quente queimado/fumo) é preciso ENTRAR ar na sala, e este vem do exterior (pelas frinchas das portas, etc.).
    Se estiver suficientemente frio lá fora, a única coisa que aquece (por radiação) é o que estiver nas proximidades da zona de queima. Tudo o resto dentro da sala pode ficar MAIS FRIO. :-)

Por isso é que nos palácios e castelos antigos as cadeiras que davam para as lareiras eram enormes (para proteger as pessoas que estavam de frente para a lareira do vento frio que vinha por detrás delas).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego
    • Mac
    • 19 maio 2010 editado

# 18

Colocado por: Luis K. W.........
    Como para a lareira funcionar bem (extrair o ar quente queimado/fumo) é preciso ENTRAR ar na sala, e este vem do exterior (pelas frinchas das portas, etc.).

Não tem necessáriamente que entrar pelas frinchas. Pode colocar-se uma conduta de ar do exterior até ao carter do recuperador para alimentar a combustão não queimando o oxigénio do interior da habitação e evitar a entrada de ar frio pelas frinchas.
    Cumps
  16.  # 19

Colocado por: Mac
    Colocado por: Luis K. W.........Como para a lareira funcionar bem (extrair o ar quente queimado/fumo) é preciso ENTRAR ar na sala, e este vem do exterior (pelas frinchas das portas, etc.).
    Não tem necessáriamente que entrar pelas frinchas. Pode colocar-se uma conduta de ar do exterior até ao carter do recuperador para alimentar a combustão não queimando o oxigénio do interior da habitação e evitar a entrada de ar frio pelas frinchas.

Ora bolas, Mac! :-)
    Está a dar balas aos meus inimigos, digo, aos amigos das lareiras? :-)

Eu sei disso! Só em 3 prédios fiz mais de 100 lareiras, e todas tinham uma entrada de ar directa do exterior para a zona de queima.

Eu estava a falar em geral: «há lareiras muito bem feitas (que têm boa tiragem, mas...) que têm um rendimento térmico negativo».

Referia-me áquelas lareiras antigas que o pessoal gaba que têm óptima tiragem (apesar de a roupa dos donos das casas cheirar a lenha queimada à distância), que se deve ao facto de o ar QUENTE que sai ser equilibrado com a entrada de ar FRIO do exterior por tudo quanto é frincha. :-))
  17.  # 20

Colocado por: rosa prataBOA TARDE
    Tenho uma lareira "aberta" (se e k o termo esta correcto), sem recuperador, mas que ta com alguns problemas para fazer sair o fumo.
    ele sai quase sempre todo, mas uma vez por outra volta para tras.
    a minha pergunta e a seguinte. havera alguma solução para que o fuma sai sempre todo, sem passar pela colocação de um recuperador?

Cá para mim que não sou entendido disto,que tal observar primeiro se a chaminé está mais alta que o telhado ou águas próximas?Que tal observar se a entrada de vento que predomina na zona(não sei onde é)presumo que a maior parte dos predominantes seja de noroeste;esteja a boca da chaminé virada para esse noroeste?Que tal se observar essa posição,apenas alterar a boca da chaminé para o lado oposto dos ventos predominantes?Que tal observar se a boca foi concepcionada com boca para todos os lados?(assim não funciona em zonas ventosas com essses tais ventos predominantes.

0.0238 seg. NEW