Iniciar sessão ou registar-se
    • AMVP
    • 27 julho 2021

     # 21

    Do que leio por aqui às vezes penso que o conceito de calor/frio deve variar muito pois não acredito que alguém considere agradável ter a casa acima ou próximo dos 30 graus durante meses.

    E claro que é diferente se estamos a falar de uma casa em Lisboa ou na Guarda. Se falamos de um apartamento ou de uma vivenda. Se é um rc ou um 4º andar. Se a zona tem vendo ou não. São tantos os fatores.

    Até a luz depende da realidade de cada um, claro que se a divisão estiver virada a nascente terá luz de manhã mas não à tarde, mas se em frente tiver construção irá ter luz refletida tb à tarde, sem que tenha o sol direto um dia inteiro. Mais, não terá sol direto, de chata, às horas mais quentes.

    Quanto ao poente, sim no verão é muito mau e no inverno nem sequem tem assim tantas horas de sol. Tem a vantagem de como tem sol até mais tarde quando se chega a casa ainda se poderá ter sol e quando se tem vista desafogada até se poderá ver um por do sol. Claro que isto é agradável para uma sala ou cozinha, para um quarto não me parece o ideal a não ser que se coloque o AC a funcionar.

    De realçar que o refrescamento da noite nem sempre é possível, pois há zona com minimas elevadas.
    Concordam com este comentário: MrVetable
    • eu
    • 27 julho 2021

     # 22

    Colocado por: pvieira91enquanto que outros diziam que isso era secundário. A argumentação baseava-se no facto de, com o isolamento que existe hoje em dia, isso acaba por pouco importante.

    Esses deviam ser banidos pela ordem...
    Concordam com este comentário: gil.alves, pvieira91
  1.  # 23

    Colocado por: AMVP Se a zona tem vendo ou não. São tantos os fatores.


    Ia precisamente adicionar o meu input com base no fator vento. Já vivi em zonas em que não aconselharia nada ter uma porta de entrada (que seja usada com regularidade) virada para uma zona ventosa (Norte / Noroeste no meu caso)
  2.  # 24

    Temos também de considerar que já pagamos IMI em função das vistas que a casa tem, não me admirava nada que qualquer dia as casas com exposição solar mais favorável tenham um acréscimo de IMI:)
    • SrR
    • 27 julho 2021

     # 25

    Colocado por: HAL_9000Temos também de considerar que já pagamos IMI em função das vistas que a casa tem, não me admirava nada que qualquer dia as casas com exposição solar mais favorável tenham um acréscimo de IMI:)
    o calculo ja é feito tendo em conta a exposição solar. Nao é nada novo
  3.  # 26

    Colocado por: SrRo calculo ja é feito tendo em conta a exposição solar. Nao é nada novo
    Quer dizer que a mesma casa voltada a norte ou a sul pagam IMIs diferentes? É que eu estava no gozo, mas sendo assim, gostava que me indicasse qual é o fator de ponderação em que a exposição solar é tida em conta.
    Sendo assim só me resta sugerir a taxa de oxigénio e qualidade do ar, que varia consuante a casa tenha ou não sistemas de renovação de ar.
  4.  # 27

    Faz parte da "Localização e operacionalidade relativas".


    O decreto-lei define agora que o coeficiente de localização e operacionalidade relativas possa ser aumentado até 20% ou diminuído até 10%, caso fatores como a exposição solar, o piso ou a qualidade ambiental sejam considerados positivos ou negativos. Isto significa que, caso um imóvel tenha uma boa exposição solar (orientação a sul), seja um piso mais elevado ou se tiver uma área especial, por exemplo, um terraço, o coeficiente pode subir até 20%.

    Já se o imóvel receber pouca luz natural (orientação a norte), for uma cave ou tiver uma qualidade ambiental prejudicial (como poluição atmosférica, sonora ou outra) ou elementos visuais negativos (como uma ETAR ou um cemitério), o coeficiente pode diminuir até 10%.


    https://dre.pt/application/conteudo/75069302
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
      imi.png
  5.  # 28

    Piso radiante é considerado sistema central de climatização?
  6.  # 29

    Colocado por: callinasPiso radiante é considerado sistema central de climatização?

    Sim, se o ar condicionado é, porque é que o piso radiante não haveria de ser?
    Concordam com este comentário: callinas
  7.  # 30

  8.  # 31

    Somos vizinhos. Tb passo aí todos os dias e penso o mesmo. Isso e como é possível andarem a pedir mais de 1 milhão pelas casas construidas aí e lá no cimo da rua.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Beto1980
  9.  # 32

    Colocado por: lpetingaFaz parte da "Localização e operacionalidade relativas".
    Grandes xulos.
  10.  # 33

    Colocado por: coelhinho78isto deve ser um verdadeiro forno.
    provavelmente foi isso mesmo que constataram, daí estarem a vender :). É que ainda por cima nem dá para plantar umas árvores à frente para sombrear .
  11.  # 34

    Colocado por: pvieira91Caros foristas,


    Olá. Até a acho subvalorizada.
    O mal é que normalmente os DO entendem isso como: virar tudo a sul o mais possivel... E não é assim.

    Planear requer entendê-la pelo seu dinamismo e pelas valências e inconvenientes que conferem a um espaço em função da hora e da região.

    Posto isto, a orientação solar é um de muitos outros factores a ter em conta, também eles com a sua importância. Vistas, acessos, vizinhos, vento, ruído, topografia... Depende também do contexto da empreitada, da envolvente, da vontade do DO... No limite até da época em que se constrói...

    A exposição solar vai de mão dada com o sombreamento, as propriedades da parede, do vão, o pé-direito e profundidade do espaço interior, a cor/textura dos revestimentos interiores, a existência de vegetação próxima, a função do compartimento, o modo de viver, etc, etc, etc... E sim, também com os pontos cardeais...

    Há que ser-se equilibrado sobretudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pvieira91
  12.  # 35

    Colocado por: coelhinho78Passo nesta todos os dia e faz-me um confusão incrível, isto deve ser um verdadeiro forno.

    https://www.remax.pt/imoveis/venda-moradia-t4-sintra-sintra-santa-maria-e-sao-miguel-sao-martinho-e-sao-pedro-de-penaferrim/120611342-28/?pvw=3
      8ad5c02f-15c0-4631-8ae1-50b48bb28e61.jpg

    O projeto está diferente.
    Os vaos inferiores tinham um ripado.
    Já os superiores, sempre podem levar uns painéis de deslizar ou estores tipo lamenas ou screen.
    Isso é casa para 700 mil, a não ser que a localização pese muito no preço
      Screenshot_2021-07-28-01-53-18-379_com.android.chrome.jpg
  13.  # 36

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Olá. Até a acho subvalorizada.
    O mal é que normalmente os DO entendem isso como: virar tudo a sul o mais possivel... E não é assim.

    Planear requer entendê-la pelo seu dinamismo e pelas valências e inconvenientes que conferem a um espaço em função da hora e da região.

    Posto isto, a orientação solar é um de muitos outros factores a ter em conta, também eles com a sua importância. Vistas, acessos, vizinhos, vento, ruído, topografia... Depende também do contexto da empreitada, da envolvente, da vontade do DO... No limite até da época em que se constrói...

    A exposição solar vai de mão dada com o sombreamento, as propriedades da parede, do vão, o pé-direito e profundidade do espaço interior, a cor/textura dos revestimentos interiores, a existência de vegetação próxima, a função do compartimento, o modo de viver, etc, etc, etc... E sim, também com os pontos cardeais...

    Há que ser-se equilibrado sobretudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pvieira91


    Esta é a nossa planta. O terreno não é o ideal para casa térrea, mas era uma exigência nossa. Vamos alterar um pouco a entrada para facilitar as manobras do carro, mas vamos ter o portão a sul e a garagem a norte. O loteamento prevê as entradas dos carros a norte :| É possível alterar, mas vai obrigar submeter projecto na IP e isso pode demorar bastante tempo. Vamos ver como corre

    Planta
  14.  # 37

    Colocado por: pvieira91Esta é a nossa planta.
    Boas.

    Isso está aprovado pela CM?
    Fantástico…

    A planta está do vosso agrado?
    Em termos de exposição ambas as suites vão ser frescas.
    O quarto vai ser frio(!)

    Aquela mini janela na cozinha virada a poente vai torrar-vos um pouco sem sombreamento.
    A vossa área social exterior está a meu ver no sítio errado conceptualmente mas não deve ter relação com a exposição solar…
  15.  # 38

    Colocado por: pvieira91Esta é a nossa planta.

    Não cumpre o RGEU, nem as Acessibilidades.
    Tanta janelinha na sala... Onde estao as Portas para o exterior? so vejo "aberturas"

    Estranha...
    A duplicação de acesso no escritório, não faz sentido. percebo a ideia. Mas eu acho que é mais prejudicial do que uma mais-valia.
    Concordam com este comentário: gil.alves, IronManSousa
  16.  # 39

    Colocado por: gil.alvesEsta é a nossa planta.


    Ainda não foi aprovado, mas já foi apresentado em reuniões aos engenheiros e arquitectos da câmara que não apresentaram nenhum entrave.

    O quarto que fica a norte é quarto de visitas.
    A área social fica a sul (logo em cima da cozinha) e nas traseiras da casa.

    Temos vitrais de 50cm na sala viradas para poente. Parece-nos pouco prático mas como queremos uma casa com luz temos receio que, tirando, a casa fique escura.


    Nota: nesta imagem tinhamos um telheiro, alteramos recentemente para garagem
    fachada
  17.  # 40

    Colocado por: Pedro Barradas
    Não cumpre o RGEU, nem as Acessibilidades.
    Tanta janelinha na sala... Onde estao as Portas para o exterior? so vejo "aberturas"

    Estranha...
    A duplicação de acesso no escritório, não faz sentido. percebo a ideia. Mas eu acho que é mais prejudicial do que uma mais-valia.


    Vamos tirar a banheira da casa de banho e substituir por uma base para cumprir com as acessibilidades. Em relação ao RGEU, o que não cumpre? A garagem está como anexo. O anexo pode estar encostado, foi validado com o arquitecto.

    Em relação às portas do escritório, vamos remover a porta grande que dá acesso ao open space e vamos colocar armários embutidos virados para a sala para termos mais arrumação.

    Acha que a sala tem janelas a mais?

    Todos os quartos têm portas de correr para o exterior. Na cozinha também tem uma porta para o exterior.
    traseiras
 
0.0239 seg. NEW