Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Planeio instalar paineis fotovoltaicos. Todos os vendedores garantem retorno do investimento em cerca de 6 anos. Será mesmo assim? Alguém independente pode comprovar?
  2.  # 2

    com base em estudos que participei para instalar na empresa onde trabalho digo: avance que terá retorno. Atenção que foram estudos muito sérios com uma entidade das mais conceituadas no mercado, cuja designação começa com I e termina com Q, com uma letrinha apenas no meio :)
    Os 6 anos são um valor médio que depende de vários factores, mas no máximo terá retorno em 8 anos.
    claro que o tempo de vida útil dos painéis é de 20 anos e há empresas a dar 10 anos de garantia.
    Caso não tenha capital, dado que um sistema simples ronda cerca de €20.000, pode fazer um empréstimo: o dinheiro da venda da electricidade à rede paga-lhe a prestação!!!
    • eu
    • 15 dezembro 2009 editado

     # 3

    Convém esclarecer que são rentáveis, unicamente porque o preço que a EDP paga por cada KWh gerado é subsidiado (por todos nós).

    Se o preço fosse preço real de mercado (não subsidiado) os paineis fotovoltaicos dificilmente seriam amortizados. Nem em 30 anos !!!
  3.  # 4

    Colocado por: eu Nem em 30 anos !!!
    Pelo que ouvi ontem na televisão, é verdade.
    Nos primeiros 5 anos a EDP paga cada 1000Kwh a 650€ (e paineis no valor de cerca de 20.000,00 produzem cerca de 5.000Kwh).
    Mas nos anos seguintes a EDP pagá-los-à a 410, 350, 290, 230, 180, 130(?).
    Além disso, com o passar do tempo, o rendimento dos painéis também diminui.
    Isto é, se no primeiro ano poderemos ter um rendimento superior a 3.000,00euros, no 20º ano o rendimento pouco passará dos 300,00 euros (assumindo que a inflação é 0%).

    No entanto, é um investimento rentável. Não tanto como gostaríamos, mas é.
    E, claro, como de costume, tudo isto partindo do princípio que o tempo que NÓS perdemos com isto não tem qualquer valor...
  4.  # 5

    enquadramento legislativo para quem estiver interessado:

    O Decreto-Lei n.º 363/2007 de 2 de Novembro estabelece o regime jurídico aplicável à produção de electricidade por intermédio de unidades de microprodução.

    A Portaria n.º 201/2008 de 22 de Fevereiro fixa as taxas a cobrar pelos serviços previstos no n.º 1 do artigo 23.º do Decreto-Lei n.º 363/2007 que estabelece o regime jurídico aplicável à produção de electricidade por intermédio de unidades de microprodução.

    Nota: é necessário ter no minimo 30m2 de área disponível para instalação de painéis multicristalinos e 80 m2 para painéis amorfos
  5.  # 6

    Agradeço a vossa disponibilidade e esclarecimentos.
  6.  # 7

    Boas,

    Tema interessante. Andei o ano de 2008 sempre atrás disto, mas só devo (porque só posso) avançar em 2011, quando tiver o contrato EDP "doméstico", porque agora, é só contador de obra.

    Das análises que tenho feito desde 2008, retirei as seguintes conclusões:

    - os preços continuam a baixar sistematicamente dos painéis;
    - é de esperar que cada ano que passe os painéis sejam cada vez mais eficientes;
    - cada bloco de 10MW de energia renovável registado / solicitado o valor do KW é reduzido em 5%;
    - os preços dos painéis estou em crer que também estarão um pouco inflacionados devido ao benefício do preço do KW;
    - Não vou deixar aqui os valores para investimento que tinha, pois estão seguramente desactualizados (cerca de 1 ano), mas de acordo com as contas que tenho, a produção de energia permite recuperar o investimento normalmente no 6º ano sem recorrer a financiamento ou no 10º recorrendo a financiamento (apenas considerando que se vende toda a energia);
    - a vida útil dos painéis normalmente ronda os 25 anos;
    - vende-se mais caro do que aquilo que se compra, pelo que toda a produção energética deve ser canalizada para a venda, adquirindo-se aquela que se necessita consumir

    1 abraço

    RG

    http://montedoregato.blogspot.com
    • eu
    • 18 dezembro 2009

     # 8

    Colocado por: Rogerio Goncalves- a vida útil dos painéis normalmente ronda os 25 anos;


    Vida útil... prevista. ;)

    Daqui a 25 anos falamos ;)
  7.  # 9

    Ora bem, Primeiro O ISQ no quel fui formando , peço desculpa mas tem grandes falhas, no que toca a formação, e não estou a por em causa o estudo realizado, mas em que condições foi realizado (?) e vou ser sincero ISQ é so nome...

    2º um fotovoltaico rende rende, mas é por ser subsidiado por todos nos como já referido. e depois é necessário grande investimento, grande trabalho de dimensionamento, e vamos la ver se tivermos um verão como o do ano passado, nao vai ter um retorno em 6 anos, os 300 euros mes que muitos falam, sao valores para dias optimos, com azimute sul e inclinação óptima, estas condições podem nao ser conseguidas... olhe ponha uns solares termicos (ctv- COLECTORES DE TUBO DE VACO) com bomba de calor para apoio, e se quiser então daqui a uns anos qnd for realmente rentavel opte por fotovoltaicos, não para venda ( pois isso irá acabar , e estou certo disso) mas para consumo
  8.  # 10

    já agora o tempo medio de vida de um fotovoltaico, é de 10 anos com rendimento sustentavel apartir dai, o colector, trabanha a cerca de 30%...

    Não sou eu que o digo mas os meus formadores da Master D, que embora seja um empresa de formação privada... so tenho a elogiar os seus profissionais e o equipamento e metodos de formação e estudo.
  9.  # 11

    desculpem a minha ignorância na matéria, mas alguns destes painéis ou outros, dá para aproveitar a sua energia para ar condicionados ou para chão radiante?
  10.  # 12

    Boas Rsegorbe!

    Claro que sim de o piso radiante for electrico, pode tirar um bom proveito disso

    Tambem pode husar colectores termicos para piso radiante hidraulico...

    Mas à parte disto prefiro (na minha opinião) uma bomba de calor de alta temperatura, para aquecimento e arrefecimento...podedendo perfeitamente ser auxiliada por fotovoltaicos e solar termico, embora a opção seja cara
    • eu
    • 31 dezembro 2009

     # 13

    Colocado por: Tomás.Manarte
    Claro que sim de o piso radiante for electrico, pode tirar um bom proveito disso


    Não compensa, vale mais vender a energia à EDP, porque é vendida a um preço cerca de seis vezes superior ao preço real. E esta diferença é paga... pelos do costume.
  11.  # 14

    è verdade tem razão, mas penso que isso não irá durar muito.... digo eu....

    O que acha caro eu?
  12.  # 15

    Colocado por: Tomás.ManarteBoas Rsegorbe!
    Claro que sim de o piso radiante for electrico, pode tirar um bom proveito disso

    Não, não pode.
    A instalação de paineis fotovoltaicos não permite a utilização pelo próprio. Toda a energia é vendida à EDP.
    Outro motivo para não poder usar os seus paineis é que eles só produzem quando à sol, para a noite teria de ter um sistema de baterias que acumulasse a energia e a fornecesse à noite. Isto torna-se bastante mais caro e pouco (ou nada) rentável.

    O tempo de retorno deve rondar os 8 anos (em 2009), se instalar agora não se esqueça que a EDP já paga menos por kW.
    Este tempo de retorno admite que não existem avarias, nem manutenção significativa, nem perda de rendimento dos paineis, acredita quem quer....
    Por umas contas que vi por aí, o sistema custa uns 20.000€, tem um pay-back de 8 anos e rende no final dos 15 anos uns 10.000€, a correr bem...

    Se pegar nos 20.000€ e colocar no banco a 2,5% ao ano rende-lhe 6.000€. Se a economia melhorar um pouco e conseguir 4% ao ano também ganha 10.000€.
    Não é por aqui que vai ficar rico...
  13.  # 16

    Colocado por: Rogerio GoncalvesBoas,
    Tema interessante. Andei o ano de 2008 sempre atrás disto, mas só devo (porque só posso) avançar em 2011, quando tiver o contrato EDP "doméstico", porque agora, é só contador de obra.

    Provavelmente já não vai valer a pena...


    - os preços continuam a baixar sistematicamente dos painéis;
    - é de esperar que cada ano que passe os painéis sejam cada vez mais eficientes;
    - os preços dos painéis estou em crer que também estarão um pouco inflacionados devido ao benefício do preço do KW;

    Os mais eficientes serão sempre os mais caros, mas sim é provável que baixem. Talvez estejam um pouco inflacionados, mas vão continuar a estar enquanto a "vaca der", por isso não conte com grandes baixas de preço.


    - a vida útil dos painéis normalmente ronda os 25 anos;

    Como alguem já disse daqui a 25 anos falamos. Mas não se esqueça da eficiência, essa não dura os 25 anos, vai sempre diminuindo.


    - Não vou deixar aqui os valores para investimento que tinha, pois estão seguramente desactualizados (cerca de 1 ano), mas de acordo com as contas que tenho, a produção de energia permite recuperar o investimento normalmente no 6º ano sem recorrer a financiamento ou no 10º recorrendo a financiamento (apenas considerando que se vende toda a energia);

    Se for recorrer a financiamento, esqueça. Vai trabalhar e ter chatices, para dar o lucro ao banco. Nos 15 anos tem um lucro para si de +-6.000€, isto é trabalha por 33€/mes.
  14.  # 17

    Boas.

    Alguem esclarecido me é capaz de dar uma ideia de preço médio de Bomba de Calor?

    E o que acham do piso hidraulico alimentado por Geotermia? É caro ? É eficaz?

    Obrigado!
  15.  # 18

    Sou do Ribatejo, e quanto aos KW necessários, não faço ideia, refiro-me a uma area de 160m2.

    Agradeço esclarecimento, acerca de vantagens e desvantagens de Bomba de Calor e Geotermia.
  16.  # 19

    na minha opinião, como é um mercado que esta em grande crescimento e desnvolvimento actualmente , o melhor é esparar mais uns anitos para que a tecnologia evolua e seja mais eficiente ,aja mais concorrencia no mercado, para baixar os preços dos mesmos. ou seja espera talvez uns 3 anitos e rentabiliza logo no preço de compra
    • eu
    • 31 março 2011 editado

     # 20

    Ora bem, agora é a minha vez. Como acabei de construir a casa já posso aventurar-me na micro-produção.

    Alguém tem dicas sobre o melhor sistema em termos de qualidade/preço? A EDP tem um sistema por 19,000 euros que me parece aliciante.
 
0.0212 seg. NEW