Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    O Fórum da Casa (obrigado e parabéns a todos que o mantêm e nele participam) tem sido uma fantástica ajuda nestes últimos anos, venho aqui pesquisar sempre que me surge um problema nesta área. Desta vez no entanto é algo bastante especifico pelo que criarei um novo tópico. Resumidamente, vivo numa área muito húmida, perto de um rio, tenho uma sala da casa tem alguma humidade, que vou combatendo com um desumificador, ligando-o um pouco sobretudo no inverno, o que melhora a situação.

    O meu problema situa-se no entanto em oito painéis acústicos de madeira de 60x120cm, revestidos a tecido, que fiz há 3 anos e que coloquei nas paredes – foto em anexo – para diminuir os ecos na sala. Funcionam mt bem, mas por desconhecimento e burrice minha a madeira - de pinho, julgo – não estava devidamente seca nem foi tratada, e foi lentamente desenvolvendo alguns bolores, que depois passaram para o tecido.

    Este Verão retirei o tecido dos paineis, que substituirei, e a madeira está agora seca, julgo, mas para evitar que a situação se repita quero tratar a madeira. E a grande questão é, como o fazer? Qual o tipo de produto que devo usar?

    O meu desconhecimento sobre este assunto é quase total, não sei por exemplo se devo preparar as superfícies, mas a dúvida principal é mesmo o tipo de produto que devo usar, para os bolores/fungos não voltarem a estes paineis.

    Agradeço desde já todos os comentários e sugestões.
      painel madeira.jpg
  2.  # 2

    Se tem bolores é porque existe humidade em excesso no ar, ou no local tem instalados os paineis geram-se fenómenos de condensação.

    Pode proteger essa madeira, com por exemplo, xylophene, tem propriedades fungicidas e xilocidas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vg.rodrigues
  3.  # 3

    Eu tive problemas semelhantes. Tratei de limpar tudo bem limpo com produto biocida (Bioshock da Barbot se bem me lembro, mas há outros) e depois envernizei. Usei verniz de poliuretano por causa do baixo odor, mas um qualquer verniz mais barato serve para o efeito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vg.rodrigues
  4.  # 4

    pode desinfectar a madeira com vinagre de limpeza. ou com uma solução de boro.
    Borax( Borato de sódio)
  5.  # 5

    Só hoje a retomar este assunto, devido a alguns percalços, as minhas desculpas, e obrigado pelas sugestões.

    Por uma questão de facilidade irei comprar os produtos no Leroy Merlin, que aparentemente não comercializa Barbot Biochoque, mas talvez este XYLOPHENE HYDRO seja adequado?
    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Tintas-e-drogaria/Madeira-interior/Tratamento-contra-bichos-e-fungos/WPR_REF_85108571

    O ClioII mencionou que após o fungicida aplicou tb um verniz, será que usando o XYLOPHENE HYDRO terei vantagem em aplicar de seguida um verniz? E se sim, este BONDEX MATE PINHO CALIFÓNIA será adequado?
    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Tintas-e-drogaria/Madeira-exterior/Vernizes-protetores-e-oleos/WPR_REF_82544769

    Obrigado novamente pela ajuda e sugestões.
  6.  # 6

    Você não precisa de nenhum xilófago

    Use isto

    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Tintas-e-drogaria/Madeira-interior/Tratamento-contra-bichos-e-fungos/WPR_REF_14646716

    E acabe com verniz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vg.rodrigues
  7.  # 7

    Colocado por: RicardoPortoVocê não precisa de nenhum xilófago

    Use isto

    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Tintas-e-drogaria/Madeira-interior/Tratamento-contra-bichos-e-fungos/WPR_REF_14646716

    E acabe com verniz

    Obrigado. Irei então encomendar e aplicar esse CUPRIVIP, e depois aplicarei o BONDEX.
 
0.0090 seg. NEW