Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: pvieira91Esse é o ECA, existe o ECA-RA que tem maior isolamento acústico, mas não o encontro à venda.

    ECA, acoustic self-adjusting air vents

    The self-adjusting acoustic air vents of the ECA range are made of high-impact polystyrene. These aerators allow the renovation of air in a dwelling through the main rooms (lounge, living room and bedrooms). The aerators of the ECA range are available in flow rates of 22,30,36 and 45 m3 /h and are installed on joinery elements or attached to a wall bushing and are available in a wide range of colours to choose the solution that best suits each room.



    ECA-RA, self-adjusting air vents with high attenuation acoustic frame

    The self-adjusting air vent systems of the ECA range are made of high-impact polystyrene. These aerators allow the renovation of air in a dwelling through the main rooms (room, living room and bedrooms) and allow moving air flows of 22, 30, 36 and 45 m3/h. Like most self-adjusting aerators, the ECA-RA range has models designed in a wide variety of colours and can be installed on carpentry elements or attached to a wall bushing.




    https://forumdacasa.com/?CommentID=1729281

    Veja as páginas anteriores tb
  2.  # 42

    Colocado por: fernandoFerreiraaereco


    No pré-certificado não há referência a isso. Qual a diferença?
  3.  # 43

    Colocado por: pvieira91No pré-certificado não há referência a isso. Qual a diferença?

    a diferença é que com grelhas de 20Pa, precisa colocar Muitas mais.
    e as de 2Pa são carissimas (cerca de 200 paus cada uma)..

    eu tenho colocado em projeto grelhas de 20 Pa nos quartos e sala, que são economicas (30 paus), e uma VMC das simples a fazer extracção das casas banho e cozinha (250 paus +/-). afinar a instalação para fazer 0.5 RPH
    + mão de obra e tubagens
  4.  # 44

    Colocado por: fernandoFerreira
    a diferença é que com grelhas de 20Pa, precisa colocar Muitas mais.
    e as de 2Pa são carissimas (cerca de 200 paus cada uma)..

    eu tenho colocado em projeto grelhas de 20 Pa nos quartos e sala, que são economicas (30 paus), e uma VMC das simples a fazer extracção das casas banho e cozinha (250 paus +/-). afinar a instalação para fazer 0.5 RPH
    + mão de obra e tubagens


    O que lhe parece esta?



    Para extração estou a pensar em comprar 3 S&P silent dual 100. 125€ cada um, mas julgo que fico bem servido. Super silencioso, tem modo permanente e aumenta a velocidade automaticamente dependendo da humidade.
  5.  # 45

    Colocado por: fernandoFerreiraafinar a instalação para fazer 0.5 RPH


    Esse afinar consiste em indicar quantas horas por dia deviam estar ligados todos os extratores de wc?

    Por curiosidade, com as grelhas de 20Pa que indicou, isso dá quanto tempo de funcionamento dos extratores de wc, por dia, no cálculo, para conseguir emitir o certificado?
  6.  # 46

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Esse afinar consiste em indicar quantas horas por dia deviam estar ligados todos os extratores de wc?

    Por curiosidade, com as grelhas de 20Pa que indicou, isso dá quanto tempo de funcionamento dos extratores de wc, por dia, no cálculo, para conseguir emitir o certificado?


    idealmente os extratores deviam funcionar permanentemente
  7.  # 47

    Colocado por: pvieira91

    idealmente os extratores deviam funcionar permanentemente
    coisa que os vulgares extratores de WC não permitem, mas pode usar extractores centralizados apropriados.
  8.  # 48

    Colocado por: pvieira91Para extração estou a pensar em comprar 3 S&P silent dual 100. 125€ cada um, mas julgo que fico bem servido. Super silencioso, tem modo permanente e aumenta a velocidade automaticamente dependendo da humidade.


    nesse caso a ventilação é considerada mecanica, e não natural. pelo que pode usar grelhas das normais de 20 Pa
  9.  # 49

    Colocado por: fernandoFerreira

    nesse caso a ventilação é considerada mecanica, e não natural. pelo que pode usar grelhas das normais de 20 Pa
    tb comprei 3 sp silent dual para trabalharem em modo contínuo o problema é que só tenho admissão nas casas de banho e uma pequena na cozinha
  10.  # 50

    as entradas de ar são nas zonas secas. quartos e sala / escritorios / etc
  11.  # 51

    Colocado por: fernandoFerreiraas entradas de ar são nas zonas secas. quartos e sala / escritorios / etc
    a minha casa é de 2022 e ta assim alguém deu barraca isso é legal? o projecto é de 2020 mas o certificado é de 2022
  12.  # 52

    mas esses sistemas se o ar exterior tiver mais húmido que o interior vai colocar mais humidade dentro de casa certo?
  13.  # 53

    Colocado por: Tviegas89mas esses sistemas se o ar exterior tiver mais húmido que o interior vai colocar mais humidade dentro de casa certo?

    Não

    a humidade do ar mede-se em humidade relativa.
    está relacionada com a temperatura do ar.
    como o ar exterior está mais frio, ao passar para dentro de casa e ser aquecido, a humidade relativa baixa
  14.  # 54

    o engenheiro que me fez a térmica então é um burro, diz que só presizo de mais uma grelha la em cima e não de admissão nos quartos, nem sei o que fassa já. mas tornam a casa mais fria certo?
  15.  # 55

    Colocado por: fernandoFerreiraa humidade do ar mede-se em humidade relativa.

    A humidade do ar mede-se em Kg de ar seco - [gr/Kg ar] e expressa a quantidade de vapor de água existente.
    Será a humidade absoluta.

    Quando se fala em humidade relativa será a relação entre vapor de água existente e quantidade máxima que poderá conter à mesma temperatura - [%]. Aqui a temperatura ambiente é determinante; mais quente mais capacidade de "acumular" humidade.

    Colocado por: Tviegas89uma grelha la em cima e não de admissão nos quartos, nem sei o que fassa já. mas tornam a casa mais fria certo?

    Ao colocar apenas grelhas é evidente que irá sentir ar frio, da mesma forma ao abrir uma janela para ventilar.
    A alternativa será instalar uma solução de ventilação centralizada ou descentralizada, com recuperação de calor.
  16.  # 56

    Colocado por: SEEING
    A humidade do ar mede-se em Kg de ar seco - [gr/Kg ar] e expressa a quantidade de vapor de água existente.
    Será a humidade absoluta.

    Quando se fala em humidade relativa será a relação entre vapor de água existente e quantidade máxima que poderá conter à mesma temperatura - [%]. Aqui a temperatura ambiente é determinante; mais quente mais capacidade de "acumular" humidade.


    Ao colocar apenas grelhas é evidente que irá sentir ar frio, da mesma forma ao abrir uma janela para ventilar.
    A alternativa será instalar uma solução de ventilação centralizada ou descentralizada, com recuperação de calor.
    essa alternativa neste momento não me é possível, estou a falar de uma casa de 2022 que já me obrigou a um elevado investimento, infelizmente acho que não acompanhado por as pessoas certas ( e não fui ao mais barato) acho que a parte da ventilação falhou completamente
  17.  # 57

    Veja o que está nos papéis. Se não corresponder ao executado veja quem foi que assinou os termos de responsabilidade a vá dar uma palavrinha...
  18.  # 58

    Colocado por: manelvcVeja o que está nos papéis. Se não corresponder ao executado veja quem foi que assinou os termos de responsabilidade a vá dar uma palavrinha...
    o pior é que corresponde 😏 não sei é como passou não encontro nada em contrário
    • Amls
    • 6 janeiro 2023

     # 59

    Para extração estou a pensar em comprar 3 S&P silent dual 100. 125€ cada um, mas julgo que fico bem servido. Super silencioso, tem modo permanente e aumenta a velocidade automaticamente dependendo da humidade.


    Vai utilizar estes extratores na cozinha também ou só nas casas de banho?
    E, no caso destes extratores suponho que não se ligue a um interruptor de iluminação como se costumava fazer nos extratores clássicos, mas sim a uma corrente contínua certo?
 
0.0242 seg. NEW