Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia. A 9 de Novembro do ano passado informei, via mail, da existência de infiltrações na minha habitação, anexando a esse email as fotografias. Devido a não ter sido dada qualquer resposta, nesse mesmo mês (17 de Novembro) voltei a enviar mail a reportar a situação e no dia seguinte tive a seguinte resposta por parte da empresa de condomínio: "...Pretendemos fazer visita ao local, para uma análise mais aprofundada da origem da humidade. Gostaríamos de saber disponibilidade de V. Exa e um contacto telefónico...". Informei que teria flexibilidade na marcação da visita e que me avisassem atempadamente quando fosse feita a visita. No dia 7 de Dezembro volto a perguntar quando será feita visita e não obtive resposta. A 4 de Janeiro volto a enviar fotos mostrando a evolução do estado de degradação e não obtive resposta. Nesse mesmo mês, como foi realizada uma intervenção no intercomunicador por parte de um funcionário da empresa de condomínio, pedi para que fosse ver o estado em que se encontrava a casa. Concordou que teria de ser necessário ver o que se passava, tirou fotos e enviou-as para a empresa de condomínio. Hoje, voltei a telefonar sobre quando será feita a intervenção para solucionar o problema das infiltrações, respondendo que em breve será realizada uma assembleia. Peço que me digam a data e dizem que ainda não sabem, com a desculpa da situação pandémica. Gostaria de saber que passos devo tomar para resolver este problema de infiltração e pedir uma indemnização pelos estragos causados visto a casa possuir papel de parede e este ter ficado todo manchado, para além das manchas de umidade presentes no tecto. Fico a aguardar pela vossa ajuda
      IMG_20210104_165056 copy.jpg
    • Name
    • 29 julho 2021

     # 2

    Não lhe sei dizer o que deve fazer mas só quero dizer que isso para a saúde também não é nada bom.
    • size
    • 29 julho 2021 editado

     # 3

    O que existe no piso superior ?

    Um telhado, terraço de cobertura, ou outra habitação/fracção ?
  2.  # 4

    Colocado por: NameNão lhe sei dizer o que deve fazer mas só quero dizer que isso para a saúde também não é nada bom.
  3.  # 5

    Sim, não faz nada bem à saúde. Mesmo tentando arejar a casa, é difícil remover o odor a mofo
  4.  # 6

    Colocado por: sizeO que existe no piso superior ?

    Um telhado, terraço de cobertura, ou outra habitação/fracção ?
  5.  # 7

    Por cima existe o sótão da habitação e o telhado
    • size
    • 29 julho 2021 editado

     # 8

    Sendo assim, a infiltração será proveniente da cobertura do prédio, sendo obrigação do administrador em diligenciar com a devida urgência.
    Insista com reclamação, através de uma carta registada com aviso de recepção, com fotos dessas patologias, alertando para necessidade urgente da reparação do telhado e dos danos provocados na sua habitação, sob pena de ter que tomar as devidas providências, mais gravosas para o condomínio.

    Se não atenderem a reclamação em tempo útil, recorra ao seu Município, solicitando uma vistoria de salubridade, donde resultará uma notificação ao condomínio para que proceda às obras necessárias, dentro de determinado prazo.
  6.  # 9

    Colocado por: sizeSendo assim, a infiltração será proveniente da cobertura do prédio, sendo obrigação do administrador em diligenciar com a devida urgência.
    Insista com reclamação, através de uma carta registada com aviso de recepção, com fotos dessas patologias, alertando para necessidade urgente da reparação do telhado e dos danos provocados na sua habitação, sob pena de ter que tomar as devidas providências, mais gravosas para o condomínio.

    Se não atenderem a reclamação em tempo útil, recorra ao seu Município, solicitando uma vistoria de salubridade, donde resultará uma notificação ao condomínio para proceda às obras necessárias, dentro de determinado prazo.


    Colocado por: sizeSendo assim, a infiltração será proveniente da cobertura do prédio, sendo obrigação do administrador em diligenciar com a devida urgência.
    Insista com reclamação, através de uma carta registada com aviso de recepção, com fotos dessas patologias, alertando para necessidade urgente da reparação do telhado e dos danos provocados na sua habitação, sob pena de ter que tomar as devidas providências, mais gravosas para o condomínio.

    Se não atenderem a reclamação em tempo útil, recorra ao seu Município, solicitando uma vistoria de salubridade, donde resultará uma notificação ao condomínio para proceda às obras necessárias, dentro de determinado prazo.
  7.  # 10

    Penso que será do telhado mas também existe fissuras nas paredes exteriores do prédio.
    Qual o tempo mínimo que deverei dar à empresa de condomínio para agir?
    A vistoria a pedir à Câmara tem custos?

    Desde já muito obrigada pela ajuda
    • size
    • 29 julho 2021

     # 11

    Dê-lhe um prazo de cerca de 30 dias. Pelo menos, para se mexer, e tomar alguma diligência.

    Existe sim uma taxa, que presumo ser cerca de €100,00. Dependerá da tabela do seu Município.
  8.  # 12

    Caro mpsilva:

    Se a infiltração vem de uma parte comum do prédio é obrigação do condomínio proceder à sua reparação bem como reparar a sua casa, onde houver danos provenientes da infiltração e pagar todos os estragos que tiver, sem ser só as paredes e tectos.

    Para tal precisa de uma Vistoria de Salubridade que pode, e deve, pedir à sua CM; não é caro, é vinculativa e não costuma demorar muito. Pode incluir o pagamento desta nos seus gastos a serem compensados.

    Repare que a obrigação primeira é do condomínio, não é da "empresa" de administração; se, por acaso, não lhe quiserem reparar a sua casa ou pagar os estragos é o CONDOMÌNIO que responde por isso, em tribunal, por ex. e você só paga a parte dos custos correspondentes à sua permilagem.

    Estou a supor que "sótão" é o vão do telhado, parte comum, o telhado é imperativamente comum.
 
0.0168 seg. NEW