Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros foristas,

    Comprei um terreno que é um pouco inclinado. Em 33 metros de profundidade existe um desnível de cerca de 2.6m o que significa uma inclinação de 7.8%. Acontece que, para além disso, o terreno está uns 60cm abaixo da estrada.
    Vamos querer nivelar o terreno e, se possível, subi-lo para ficar com a mesma cota da estrada.

    Sabemos que quanto mais terra for precisa mais caro vai ficar e, para além disso, existem questões que têm de ser validadas na CM por causa da altura dos muros para conter a terra. De qualquer forma, assumindo que nivelamos o terreno e a casa tem de ficar assente em terra firme, abre-nos a possibilidade de fazer cave.

    Não tínhamos pensado fazer isso porque dizem que fica caro. Para além dos custos da escavação - no nosso caso penso que não seria um problema, pelo contrário, - seria preciso levantar paredes e impermeabilizar tudo. Portanto, gostaria de vos perguntar se, assumindo que o trabalho da escavação não é necessário, se vale a pena ou não fazer cave.

    Em termos de utilidade, seria para arrumação e salão de jogos.

    Aqui fica uma foto do corte longitudinal do projecto. A linha azul é a linha natural do terreno. Notem que a casa está mais baixa 50cm em relação à estrada. Algo que queremos rever pk não queremos levar com a água da chuva nem ficar com a casa escondida.

    Corte longitudinal
  2.  # 2

    Eu acho que isso é um exercício que tem de fazer com o seu arquitecto e restante equipa de projecto. É mesmo para isso que eles servem.

    A definição de cotas de soleira, implicações com movimentos de terra, muros de suporte, drenagem de residuais, tipo de solos, infraestruturas, acessibilidades, impacto na paisagem e nos terrenos confinantes.
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasEu acho que isso é um exercício que tem de fazer com o seu arquitecto e restante equipa de projecto. É mesmo para isso que eles servem.

    A definição de cotas de soleira, implicações com movimentos de terra, muros de suporte, drenagem de residuais, tipo de solos, infraestruturas, acessibilidades, impacto na paisagem e nos terrenos confinantes.


    Obrigado pelo feedback. De facto, envolve muita coisa! Tudo isto seria mais fácil se o loteamento definisse a cota soleira das casas mas aqui é sempre um Far West. Cada um faz como quer, depois ficamos com muros enormes entre vizinhos.
    Como a casa é térrea tenho receio que, ficando abaixo do nivel da estrada, possa ficar entricheirada entre os vizinhos.

    Isso, levou-nos à questão de subir mais o terreno e, por conseguinte, à oportunidade da cave. Tenho visto que a cave também levanta uma serie de questões. Para ser mais do que arrumos tem de ter luz natural e boa ventilação. Logo aí, custos acrescidos. Depois queriamos ter acesso pelo interior pelo que era preciso alterar a planta para acomodar as escadas. Para não falar das infiltrações que toda a gente fala...

    A nossa dúvida é mesmo tentar compreender se, como queremos subir o terreno, a cave seria uma oportunidade a não desperdiçar. Não fazemos ideia do custo disso. Se para termos uma cave razoável de uns 50m2 isso significa que a obra vai encarecer + 10mil€ então não se justifica.
  4.  # 4

    10.000 a vontadinha!! Ou 20000
  5.  # 5

    Colocado por: RicardoPorto10.000 a vontadinha!! Ou 20000

    Pois, como a cave seria o um nice to have, por esses valores, não se justifica.
    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FabioCaseiro
  6.  # 6

    O que vai acontecer é ter de fazer uns pilares bem fundos para aguentar um rc nesse terreno. Sendo assim mais vale uma cave/garagem.
    Nao vai arrepender-se.
  7.  # 7

    Estou a fazer contas e estou a ficar assutado.

    Na parte mais baixa é preciso subir 3m. Fazendo as contas grosso modo, assumindo que em média tinha de subir 2metros, então seria preciso um aterro de 1180m3. 

    Se cada camião leva 10m3 de terra, eram precisos 118 camiões.

    Qual será o custo do trabalho dos camiões + máquinas + terra para um aterro dessa dimensão?
    
Para além disso, ainda falta o muro em pedra. 

O terreno tem 33m por 19m.

    Muro traseiro terá 19m * 3 = 57m2

    Muros laterais 33m * 2(média de desnível) * 2 (dois muros) = 132m2

    Total área muros = 189m2. 



    Imagino que o muro em pedra custa:


    - 75€/m2 -> 14.175€

    - 100€/m2 -> 18.900€

    - 125€/m2 -> 23.625€

    

No limite podemos estar a falar de 30mil€ só para subir o terreno.

    As minhas contas fazem algum sentido? Sabem o preço dos muros em pedra por m2?
  8.  # 8

    Do corte que apresenta não vejo grande problema em ter a casa mais baixa do que a estrada, sobetudo que considerarmos um trabalho de jardinajem/paisagismo decente nessa frente.
    Porque quer subir?
    Concordam com este comentário: RicardoPorto, Pedro Barradas, desofiapedro
  9.  # 9

    Colocado por: nunogouveiaDo corte que apresenta não vejo grande problema em ter a casa mais baixa do que a estrada, so

    Na imagem, a casa já subiu consideravelmente mas, mesmo assim, fica a 50cm da estrada. Queríamos subir porque:

    1) Receio de inundações, água da via publica que vem parar a casa... Talvez seja infundado. O loteamento vai ter valetas e imagino que, se bem planeado, é possível drenar sem problema as águas da chuva do nosso terreno.

    2) Os lotes ao lado estão vendidos, mas os proprietários não vão construir tão cedo. Imagine que eles querem deixar a casa à cota da estrada... Vamos ficar quase que entricheirados.

    3) Saneamento. A casa tem de estar acima da rede de saneamento.

    4) Preferíamos um terreno nivelado e sem escadas.
  10.  # 10

    Colocado por: pvieira914) Preferíamos um terreno nivelado e sem escadas.

    Outro lote, é que tinha sido... O custo extra de um lote plano, compensaria todos os trabalhos de construção civil e outros condicionantes desse.

    Conte com pelo menos un30.000€ extra face um lote plano para muros de sustentação, aterros, fundações...
    • Pepsi
    • 2 agosto 2021 editado

     # 11

    Colocado por: pvieira91
    Na imagem, a casa já subiu consideravelmente mas, mesmo assim, fica a 50cm da estrada. Queríamos subir porque:

    1) Receio de inundações, água da via publica que vem parar a casa... Talvez seja infundado. O loteamento vai ter valetas e imagino que, se bem planeado, é possível drenar sem problema as águas da chuva do nosso terreno.

    2) Os lotes ao lado estão vendidos, mas os proprietários não vão construir tão cedo. Imagine que eles querem deixar a casa à cota da estrada... Vamos ficar quase que entricheirados.

    3) Saneamento. A casa tem de estar acima da rede de saneamento.

    4) Preferíamos um terreno nivelado e sem escadas.

    Cave sem dúvida!
    Foi o optei por fazer, e fica a ganhar o espaço da cave...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pvieira91
  11.  # 12

    Colocado por: Pedro Barradas
    Outro lote, é que tinha sido... O custo extra de um lote plano, compensaria todos os trabalhos de construção civil e outros condicionantes desse.

    Conte com pelo menos un30.000€ extra face um lote plano para muros de sustentação, aterros, fundações...


    O terreno visto da estrada até parece pouco inclinado. O levantamento topográfico deixou-nos um bocado surpreendidos.
    • DR1982
    • 2 agosto 2021 editado

     # 13

    Existe um desnivel de 2.60m, mas a que altura esta o terreno firme ?
    É Que se tiver o terreno firme a -3m as contas terão de ser bem feitas, provavelmente fica-lhe mais barato um desvão sanitário feito as 3 Pancadas que aterrar tudo
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 14

    Colocado por: DR1982Existe um desnivel de 2.60m, mas a que altura esta o terreno firme ?

    suponho que abaixo da linha azul seja terreno firme. Quero dizer, possivelmente vai ser preciso escavar um bocado mas não sei quanto
  13.  # 15

    Só um aparte.. ainda gostava de saber porque raio aparecem representadas as projecção de umas supostas fundações na arquitectura!? num projecto de licenciamento!?
  14.  # 16

    Colocado por: Pedro BarradasSó um aparte.. ainda gostava de saber porque raio aparecem representadas as projecção de umas supostas fundações na arquitectura!? num projecto de licenciamento!?

    É um arquiteto com visão, como agora já tem que fazer parte do projeto térmico, ele já prevê que no futuro vai também fazer parte do projeto de estabilidade, e o melhor é começar já pelas fundações :-))
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 17

    Colocado por: Pedro BarradasSó um aparte.. ainda gostava de saber porque raio aparecem representadas as projecção de umas supostas fundações na arquitectura!? num projecto de licenciamento!?

    Ahaha é verdade, o nosso arquitecto definiu isso ainda que seja só uma proposta (acho eu). Será o Eng Civil a tratar dessa parte
 
0.0216 seg. NEW