Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola!
    Comprei um terreno com 640 m2 a beira da estrada nacional num altinho.
    Ainda não assinei a escritura, estou à espera que os papeis fiquem todos prontos; no entanto, já dei 10% do valor ao dono e assinamos um contrato de compromisso.
    Agora estou cheia de dúvidas... como por exemplo....quanto tempo demora o banco a aprovar um projecto para empréstimo? e quanto tempo leva a Câmara a aprovar o mesmo?
    Depois estou cheia de dúvidas relativamente ao projecto. Sei que quero uma casa simples, pequena e o mais economica possível; de pedra azul,(mais barata) rés de chão, como 3 quartos, 1 cozinha, 1 sala, e 2 casas de banho, ou então 1 casa de banho e uma suite. Não sei é como fazer o projecto a nível de arquitectura, ou seja a casa pelo exterior.
    É que não quero sonha muito por isso estou aberta a sugestões.
    Obrigado
  2.  # 2

    Desculpe-me a ironia mas já pensou que há gente que trabalha precisamente a fazer isso, a pensar consigo e a "desenhar" a sua casa.???
  3.  # 3

    Sim claro que pensei e como é obvio vou procurar um arquitecto para me fazer o projecto, mas gostaria de levar já algumas ideias de como queria que fosse para as transmitir ao arquitecto e deste modo ser mais fácil as decisões a tomar.
    •  
      FD
    • 15 dezembro 2009

     # 4

    Colocado por: lumarydaniquanto tempo demora o banco a aprovar um projecto para empréstimo?

    Depende do banco. Não existe nenhuma obrigação legal que imponha um prazo.

    Colocado por: lumarydanie quanto tempo leva a Câmara a aprovar o mesmo?

    Segundo sei, por lei, a câmara deverá dar o seu parecer em 30 dias. É isto não é? Não estou a dizer nenhuma barbaridade?

    Na prática, pode demorar meses porque pelo que por aqui falam nenhuma câmara cumpre esse prazo.

    Colocado por: lumarydaniDepois estou cheia de dúvidas relativamente ao projecto.

    Faça:

    -> uma lista do que gosta (estilo arquitectónico - anexe fotos)
    -> uma lista do que não gosta (idem)
    -> uma lista das suas prioridades em casa (o que é que faz normalmente em casa - vê televisão, lê livros, costura, joga paintball)
    -> uma lista do que precisa (divisões e actividades)
    -> uma lista do que pode vir a precisar (a família vai crescer, vai ter um negócio em casa, vai fazer bolos para fora?)
    -> decida quanto é que pode gastar, sem margens

    Apresente estas listas todas ao arquitecto. Espere pelo resultado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumarydani
  4.  # 5

    Então pura e simplesmente tem que transmitir ao arquitecto o máximo de informação sobre o que gosta de fazer em casa ou o que gostaria de fazer numa nova casa: por exemplo a que horas previligia ter sol dentro de casa, etc etc etc ...
    quanto mais informação (prosa) sobre a vivência pretendida, melhor será o projecto.
    Não caia no erro de estar á procura de uma planta, pois cada terreno é um caso, o seu caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumarydani
  5.  # 6

    Boas

    Segundo sei, por lei, a câmara deverá dar o seu parecer em 30 dias.

    Contados a partir do momento em que a câmara recebe o último parecer das entidades externas a serem consultadas, se for o caso. E certas entidades são muito demoradas.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumarydani
  6.  # 7

    Pois eu perguntei porque já tinha ouvido falar que a Câmara por vezes demora meses a aprovar o projecto, quanto a entidade bancária não fazia ideia nehuma, uma vez que, nunca pedi nenhum empréstimo até agora.
    Depois pedi ideias relativamente ao projecto em si porque gostava de ver projectos antes de procurar o arquitecto, não para copiar mas só para ter uma ideia de como gostaria que fosse para poder deste modo transmitir melhor depois as minhas ideias ao arquitecto. Porque sei muito bem que só um arquitecto é capaz de fazer um projecto em condições.
  7.  # 8

    Colocado por: lumarydaniOla!
    Depois estou cheia de dúvidas relativamente ao projecto. Sei que quero uma casa simples, pequena e o mais economica possível; de pedra azul,(mais barata) rés de chão, como 3 quartos, 1 cozinha, 1 sala, e 2 casas de banho, ou então 1 casa de banho e uma suite.


    A que se refere como "Pedra azul"?!
  8.  # 9

    Será granito azul?
    •  
      FD
    • 15 dezembro 2009

     # 10

    Colocado por: lumarydaniDepois pedi ideias relativamente ao projecto em si porque gostava de ver projectos antes de procurar o arquitecto, não para copiar mas só para ter uma ideia de como gostaria que fosse para poder deste modo transmitir melhor depois as minhas ideias ao arquitecto.

    Todos nós temos esse ímpeto. :)
    É uma coisa nossa e nós queremos participar, queremos nos envolver, queremos fazer e criar. Não sei o que faz profissionalmente na vida mas, imagine que alguém que não percebe nada do assunto lhe quer dizer como deve fazer as coisas...
    O arquitecto não é só um técnico. ;)

    Mas, acredite que depois de andar por aqui uns 3 anos e de ler muita coisa, a forma como lhe disse para fazer as coisas é, na minha opinião, a melhor - desde que escolha um arquitecto e não um carniceiro (que também existem!).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumarydani
  9.  # 11

    sim referia-me a granito azul, uma vez que, segundo fontes o granito amarelo é muito mais caro, pelo menos na minha zona de habitação.
  10.  # 12

    luma...

    se gloogar na net a palavra arquitectura, vai ver que tem um sem numero imagens bem sugestivas.
    por exemplo este site,

    http://freshome.com/2009/12/10/the-wood-block-residence-in-washington/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumarydani
  11.  # 13

    Boas

    Não sei se será o caso mas aqui pelo norte chamam pedra azul a granito deste tipo por oposição a este a que chamam amarelo.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumarydani
  12.  # 14

    .. Ok, granito "azul"... não quer que a construção seja o "mais económica possivel" e vai utilizar granito?!? a revestir fachadas?
  13.  # 15

    Colocado por: j cardosoBoas

    Não sei se será o caso mas aqui pelo norte chamam pedra azul a granitodestetipo por oposição aestea que chamam amarelo.

    cumps
    José Cardoso

    Estas pessoas agradeceram este comentário:lumarydani




    Sim também sou do Norte e chamam pedra azul ou granito azul
  14.  # 16

    Se fica ao pé de uma Estrada Nacional não se esqueça de contar com o tempo (e o dinheiro) que as Estradas de Portugal demoram a emitir o seu douto parecer
  15.  # 17

    Colocado por: Pedro Barradas.. Ok, granito "azul"... não quer que a construção seja o "mais económica possivel" e vai utilizar granito?!? a revestir fachadas?


    Sim quero economizar mas essa é uma das coisas de que não abro mão, quero que a casa seja de granito e não em cimento e depois com tinta. Acho que uma casa em granito fica conservada por muitos mais anos.
  16.  # 18

    AugstHill

    mesmo cumprindo as condicionantes dessa servidão??? é preciso esse parecer???
  17.  # 19

    Colocado por: AugstHillSe fica ao pé de uma Estrada Nacional não se esqueça de contar com o tempo (e o dinheiro) que as Estradas de Portugal demoram a emitir o seu douto parecer


    Como assim~, peço desculpa mas não percebi o que quis dizer... como já disse não tenho muitos conhecimentos nesta matéria, não tantos como gostaria...
  18.  # 20

    Boas

    .. Ok, granito "azul"... não quer que a construção seja o "mais económica possivel" e vai utilizar granito?!? a revestir fachadas?

    Suponho que lumarydani pretende fazer a parede exterior em pedra. Ainda vejo muito disso principalmente nas zonas de Alpendurada, Baião, Marco de Canaveses, Amarante e arredores e terá a ver com a disponibilidade local tanto da pedra como da respectiva mão de obra, tudo a preços "simpáticos".

    cumps
    José Cardoso
 
0.0219 seg. NEW