Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tornou-se já hoje habitual pesquisar imóveis nos Portais disponíveis na Internet. Existem vários sitios à nossa disposição onde podemos tentar encontrar o imóvel que pretendemos. Porém, na generalidade, as informações disponíveis são pouco precisas e impedem a comparação entre as diferentes ofertas.
    Encontrei um sítio que considero o melhor de todos - e ainda por cima é totalmente grátis. Esse sítio é o imonext.pt . Gostaria de saber a vossa opinião.
    •  
      FD
    • 15 dezembro 2009

     # 2

    Colocado por: alfredo_nevesEncontrei um sítio que considero o melhor de todos

    Como é lógico, não encontrou nada.

    O que encontrou foi um fórum para fazer publicidade. Não há nenhum problema com isso desde que seja sincero.
    •  
      MRui
    • 15 dezembro 2009

     # 3

    A generalidade das informações nos sites de imobiliárias dá a sensação que é "feita" com os pés. Primam pela informação deficiente, ou, por informação incorrecta. Já cheguei a ver um anúncio de uma casa num desses sites em que diziam ter ela 6 wc's quando a mesma apenas tinha 2 assoalhadas. Para mim, o melhor site, por comparação com os demais, é o da Remax, mas está longe de ser um bom site. Informações e descrições incompletas, fotos colocadas sem qualquer critério, apresentação gráfica muita fraca, etc. As imobiliárias ainda não perceberam que estão a vender bens de dezenas ou centenas de milhares de euros como quem vende batatas, é meia-bola e força. Considero as imobiliárias em Portugal ainda muito amadoras, mas a cobrar comissões como se fossem muito profissionais, quando muitas vezes nem uma foto decente sabem fazer.
    •  
      FD
    • 15 dezembro 2009

     # 4

    Colocado por: MRuiConsidero as imobiliárias em Portugal ainda muito amadoras

    Imagine o sucesso de alguém que fizesse as coisas bem... ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
    •  
      MRui
    • 15 dezembro 2009

     # 5

    Colocado por: FDImagine o sucesso de alguém que fizesse as coisas bem... ;)

    Imagino pois... mas parece que nessa área ninguém está interessado em fazer as coisas bem feitas. Parece que seguem uma directiva não sei donde, que é a Lei do Menor Esforço. :-)
    •  
      FD
    • 15 dezembro 2009 editado

     # 6

    Colocado por: MRuiImagino pois... mas parece que nessa área ninguém está interessado em fazer as coisas bem feitas. Parece que seguem uma directiva não sei donde, que é a Lei do Menor Esforço. :-)

    Depois é vê-los na televisão a fazerem queixinhas que isto e que aquilo, que o sol não gira em torno de mim e tal e coisa...
    •  
      MRui
    • 15 dezembro 2009

     # 7

    Acho que a Associação das Imobiliárias é que devia dinamizar as boas práticas entre os seus associados. Criando uma "minuta" de apresentação e descrição de um imóvel, organizando cursos básicos de fotografia e outros de relações públicas, etc. Acima de tudo, explicarem bem aos associados que o CLIENTE é o "objecto" mais importante em qualquer negócio.
  2.  # 8

    Colocado por: MRuiA generalidade das informações nos sites de imobiliárias dá a sensação que é "feita" com os pés. Primam pela informação deficiente, ou, por informação incorrecta. Já cheguei a ver um anúncio de uma casa num desses sites em que diziam ter ela 6 wc's quando a mesma apenas tinha 2 assoalhadas.


    Há uns anos andei activamente à procura de escritório, e cheguei a bater com a cabeça nas paredes em desespero. Tanto anúncio errado, meu Deus. Escritórios que afinal eram salas, 60m2 que afinal eram 30, e o diabo a sete.

    Segundo me explicaram na altura, os sites das imobiliárias mais pequenas usavam apenas 2 ou 3 plataformas (base de dados com integração no website) e a introdução de dados fazia parte do pacote de serviços.
    Às vezes tinha mesmo a sensação de já não ser o 1º nem o 10º a perguntar por "aquela pechincha..."
  3.  # 9

    podia ser sincero e fazer publicidade à vontade. Em vez da figura ridícula que esta a fazer.
    •  
      MRui
    • 15 dezembro 2009

     # 10

    Colocado por: luisvvEscritórios que afinal eram salas, 60m2 que afinal eram 30, e o diabo a sete

    Pois, mas isso não é "deficiência" das plataformas, é deficiência dos dedinhos que introduzem os dados. Outras vezes, dá-me a sensação que as "pechinchas" é mais para levar o cliente ao engano, não percebendo eles que ninguém compra um imóvel sem o ir ver, e assim andamos todos a perder tempo, incluindo as imobiliárias. Se a informação fosse correcta e completa toda a gente poupava tempo (que é também um bem precioso).
  4.  # 11

    Pois, mas isso não é "deficiência" das plataformas, é deficiência dos dedinhos que introduzem os dados.

    Exacto, mas na altura fiquei com a noção de que a introdução dos dados não era feita pelas próprias imobiliárias.

    Outras vezes, dá-me a sensação que as "pechinchas" é mais para levar o cliente ao engano, não percebendo eles que ninguém compra um imóvel sem o ir ver, e assim andamos todos a perder tempo, incluindo as imobiliárias. Se a informação fosse correcta e completa toda a gente poupava tempo (que é também um bem precioso).


    Parece-me que isso será residual. Do que vi concluí que seria mais uma mistura de ignorância e medidas a olhómetro/passómetro.
    • naar
    • 19 dezembro 2009

     # 12

    O melhor de todos????

    Assim que comecei apareceu-me logo este! LOL
    Apartamento de 3 assoalhadas, quantidade de quartos - 1 lololol

    http://www.imonext.pt/index.php?pesquisa=apartamentos&det=1&id=2880
  5.  # 13

    Se muitas imobiliárias trabalhassem bem (como por exemplo o MRui descreve em: https://forumdacasa.com/discussion/8379/voltar-a-cidade/#Item_18) o mercado não estava tão mau para tantos.
    Chega a ser cansativo, ver tantas casas em tantos sites e não encontrar nada, mas nada mesmo que "lave" se quer a vista...
    Uma unica casa pode estar em 10 agências e ter 10 informações diferentes! Pergunta-se pela planta da casa, para comprovar as áreas que descrevem... "ai, pois é... isso é complicado, não temos. Vamos pedir ao proprietário" Até hoje...
    Eu até gostava de comprar uma casa, mas sinceramente cansa-me ver 300 mil anuncios e afinal são apenas 3 casas diferentes!!
    • naar
    • 19 janeiro 2010

     # 14

    Colocado por: GiselaCCSe muitas imobiliárias trabalhassem bem (como por exemplo o MRui descreve em:https://forumdacasa.com/discussion/8379/voltar-a-cidade/#Item_18) o mercado não estava tão mau para tantos.
    Chega a ser cansativo, ver tantas casas em tantos sites e não encontrar nada, mas nada mesmo que "lave" se quer a vista...
    Uma unica casa pode estar em 10 agências e ter 10 informações diferentes! Pergunta-se pela planta da casa, para comprovar as áreas que descrevem... "ai, pois é... isso é complicado, não temos. Vamos pedir ao proprietário" Até hoje...
    Eu até gostava de comprar uma casa, mas sinceramente cansa-me ver 300 mil anuncios e afinal são apenas 3 casas diferentes!!


    Quando existe exclusividade é muito mais simples, um interveniente (agência/angariador) e a informação é precisa!

    Eu quando fiz o meu contrato com a Remax Latina a minha angariadora/vendedora só colocou o anúncio na net depois de ter todos os documentos/plantas/certidão em seu poder, porque justificou ela e com razão que o que se coloca na net tem que corresponder á realidade!

    Só que a exclusividade paga-se! Na comissão :) Mas vale a pena! (no meu caso, há-de valer a pena :))

    A exclusividade para além de outras, tem a vantagem de: Só atendo o telefone a uma pessoa, não tenho stresses e prefiro ter 3 visitas de interessados do que 30 de curiosos, cuscos e afins! :)
    •  
      MRui
    • 20 janeiro 2010

     # 15

    Desculpe lá "naar", mas estou em desacordo com quase tudo o que disse neste post, contráriamente ao que é habitual. :-)

    Colocado por: naarQuando existe exclusividade é muito mais simples, um interveniente (agência/angariador) e a informação é precisa!

    Pudera, se é só um fica difícil haver informação desencontrada. Mas, mesmo assim, isso não é garantia de informação precisa. Posso ilustrar esta afirmação com centenas (para não dizer milhares) de casos nos sites das imobiliárias que apenas trabalham em regime de exclusividade.

    Colocado por: naarporque justificou ela e com razão que o que se coloca na net tem que corresponder á realidade!

    Era bom que fosse assim em todos os casos. Infelizmente não é.

    Colocado por: naarSó que a exclusividade paga-se! Na comissão :) Mas vale a pena! (no meu caso, há-de valer a pena :))

    Tem dias.

    Colocado por: naarA exclusividade para além de outras, tem a vantagem de: Só atendo o telefone a uma pessoa

    Mas o número de telefonemas é igual. Para mim vai dar ao mesmo.

    Colocado por: naarprefiro ter 3 visitas de interessados do que 30 de curiosos, cuscos e afins! :)

    E com a Remax não há visitas de curiosos ou isso é um exclusivo das outras imobiliárias?
  6.  # 16

    Colocado por: naarprefiro ter 3 visitas de interessados do que 30 de curiosos, cuscos e afins! :)

    E com a Remax não há visitas de curiosos ou isso é um exclusivo das outras imobiliárias?


    Muito dificilmente...antes de meter os pés na casa, qualquer interessado passa por um processo de avaliação a que nós chama-mos de "Qualificação", ou seja, se a/as pessoa(s) parecer(em) só curiosos, nunca chegam a visitar nada...
  7.  # 17

    E com a Remax não há visitas de curiosos ou isso é um exclusivo das outras imobiliárias?


    Com a Remax não sei, mas noutro franchising sei que os potenciais visitantes são interrogados ainda antes de sairem da agência. Quando andei à procura de casa passei por isso, e até achei um bocado irritante. Questões sobre rendimento, valores de imóveis, etc, que serviram para delimitar os potenciais alvos de visita..
    • naar
    • 20 janeiro 2010

     # 18

    Bom dia MRui!

    Agora é a minha vez de estar em desacordo com quase tudo o disse, mas isto é que é saudável! Porque são os nossos pontos de vista. :))

    Vou aproveitar o seu texto para tentar justificar o porquê da minha opinião.

    Colocado por: MRuiDesculpe lá "naar", mas estou em desacordo com quase tudo o que disse neste post, contráriamente ao que é habitual. :-)

    Colocado por: naarQuando existe exclusividade é muito mais simples, um interveniente (agência/angariador) e a informação é precisa!

    Pudera, se é só um fica difícil haver informação desencontrada. Mas, mesmo assim, isso não é garantia de informação precisa. Posso ilustrar esta afirmação com centenas (para não dizer milhares) de casos nos sites das imobiliárias que apenas trabalham em regime de exclusividade. Bom, nesta parece que estamos quase de acordo! compreendo o que diz e acredito que haverá algumas agências que não colocam informação precisa. No meu caso (e só posso falar por mim), tudo o que consta do meu anúncio (excepto as fotos) foi escrito e colocado pela angariadora e posso-lhe garantir que corresponde 100% à verdade (exceptuando aquela parte da "zona nobre" lol; continua a ser uma zona boa mas nobre já não é há muitos anos :))

    Colocado por: naarporque justificou ela e com razão que o que se coloca na net tem que corresponder á realidade!

    Era bom que fosse assim em todos os casos. Infelizmente não é. Felizmente para mim, foi! :)

    Colocado por: naarSó que a exclusividade paga-se! Na comissão :) Mas vale a pena! (no meu caso, há-de valer a pena :))

    Tem dias. Eu sou optimista! :)

    Colocado por: naarA exclusividade para além de outras, tem a vantagem de: Só atendo o telefone a uma pessoa

    Mas o número de telefonemas é igual. Para mim vai dar ao mesmo. É diferente atender o telefone a 1 angariadora do que a 4 ou 5!

    Colocado por: naarprefiro ter 3 visitas de interessados do que 30 de curiosos, cuscos e afins! :)

    E com a Remax não há visitas de curiosos ou isso é um exclusivo das outras imobiliárias? Claro que pode haver, mas tem que se mostrar muito interessado e perder algum tempo na agência antes de ir visitar um imóvel


    Só para terminar deixe-me dizer-lhe que já vendi alguns imóveis, uns directamente e outros com mediação sem exclusividade mas nunca tinha feito nenhum contrato com exclusividade talvez porque pensasse (como muita gente pensa) que a comissão era elevada, neste momento já penso de outra forma (mas isso sou eu :) e ainda não tenho a moradia vendida :)) Agora, posso ter tido sorte na agência? posso ter tido sorte na angariadora? Eu tive de certeza.
    Mas também já relatei aqui uma situação em que encontrei uma má angariadora da Remax de uma agência que entretanto fechou.
  8.  # 19

    Colocado por: naarMas também já relatei aqui uma situação em que encontrei uma má angariadora da Remax de uma agência que entretanto fechou.

    Há dias mandei um email para uma agência da Remax e não obtive qualquer resposta. Calhou passar por essas agência e lembrei-me de brincar um pouco.

    Entrei e por acaso, falei com o senhor a quem tinha enviado o email e comecei com a conversa de que as imobiliárias nem sequer respondiam aos emails, ao que ele me garantiu a pés juntos que com eles isso jamais se passava. Nessa altura perguntei-lhe se o meu email tinha chegado ou não......

    É como tudo, depende de que apanhamos
    •  
      MRui
    • 20 janeiro 2010

     # 20

    Colocado por: PauloCorreiaÉ como tudo, depende de que apanhamos

    É mais isso do que outra coisa.

    Como já aqui disse num outro tópico, a Remax por comparação com outras imobiliárias é das melhores ou talvez mesmo a melhor. Mas só por comparação. Porque se vista individualmente está longe de ser uma "boa" imobiliária. Só dois exemplos: veja-se a qualidade das fotos dos imóveis apresentados nos seus sites. Uma "boa" imobiliária não apresenta fotos daquelas. Quanto à "informação precisa", tem dias. Umas vezes é mais completa e precisa, outras apresenta contradições entre a informação escrita e a iconografia. Podia dar muitos mais exemplos daquilo que eu acho que é realmente preciso para ser uma "boa" imobiliária.

    Por consequência da minha actividade lido com muitas imobiliárias, tanto como comprador como vendedor e sei muito bem qual é o panorama: deprimente. De se dar com a cabeça nas paredes.

    Também já encontrei profissionais muito bons, mas são raríssimos.
 
0.0195 seg. NEW