Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Fui cliente MEO nos últimos 24 meses.

    Por motivo pessoal, após o fim do período de fidelização, cancelei o contrato e vou trocar de operador.

    Escolhido o novo operador, Vodafone, este alega não poder proceder à instalação do serviço dado que a MEO não disponibiliza acesso ao ponto de entrega (?).

    Alguém com esta mesma dificuldade? Estarei refém da MEO? Quero acreditar que ainda não estamos no 3º mundo...
  2.  # 2

    Exponha o seu caso ao regulador, ANACOM.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: japazul
    • size
    • 2 agosto 2021

     # 3

    É porque a Vodafone não possui rede na zona. Estará dependente de obter partilha da rede da MEO.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: japazul
  3.  # 4

    Cada operadora tem a sua rede, isto não é como na eletricidade ou no gás.
    Se a Vodafone não tem rede de fibra aí, não vai conseguir ter o serviço, veja com a NOS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: japazul
  4.  # 5

    Colocado por: rjmsilvaSe a Vodafone não tem rede de fibra aí, não vai conseguir ter o serviço, veja com a NOS.


    Há uns largos anos fizeram um acordo de partilha mutua.
    https://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/artigos/meo-e-vodafone-vao-partilhar-rede-de-fibra-otica-para-chegarem-a-mais-900-mil-casas

    Se ainda está em vigor não sei, já lá vão 7 anos e estas guerras são muito dinâmicas.

    Mas é bem provável que a Meo não liberte o tal ponto de entrega até ao tempo limite. Deverá haver um SLA no acordo, e eles devem arrastar até à ultima, na esperança que o cliente perante a perspetiva de ficar sem serviço algumas semanas, volte atrás.
  5.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasExponha o seu caso ao regulador, ANACOM.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:japazul


    Já o fiz. Dizem-me até, off the record, que as operadoras preferem pagar as multas a ceder os pontos de acesso...



    Colocado por: sizeÉ porque a Vodafone não possui rede na zona. Estará dependente de obter partilha da rede da MEO.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:japazul


    Colocado por: rjmsilvaCada operadora tem a sua rede, isto não é como na eletricidade ou no gás.
    Se a Vodafone não tem rede de fibra aí, não vai conseguir ter o serviço, veja com a NOS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:japazul


    Vivo numa urbanização grande às portas de Lisboa, julgo que não será por falta de infra estruturas. Há muitos clientes Vodafone na zona. Inclusive no teste de cobertura da Vodafone diz que posso subscrever fibra na minha morada...
  6.  # 7

    Colocado por: rjmsilvaCada operadora tem a sua rede, isto não é como na eletricidade ou no gás.
    Se a Vodafone não tem rede de fibra aí, não vai conseguir ter o serviço, veja com a NOS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:japazul



    Não é bem assim.
    Na minha zona nos e vodafone partilham a mesma rede, mesmo pdo e tudo, a meo tem a sua propria linha.
    Estou a falar de uma zona rural do concelho de Viana do Castelo. Nas grandes cidades não sei.
  7.  # 8

    Colocado por: japazul

    Já o fiz. Dizem-me até, off the record, que as operadoras preferem pagar as multas a ceder os pontos de acesso...


    E perante isto a ANACOM, como regulador não ajusta as multas? Só se pode entender que foram deliberadamente deixadas baixas. Diriam as teorias da conspiração que até foram combinadas com os operadores. Como a historia das fidelizações.

    Enfim, regulação para inglês ver.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 9

    Colocado por: Pereira_89Na minha zona nos e vodafone partilham a mesma rede, mesmo pdo e tudo, a meo tem a sua propria linha.


    Sim, há acordos de partilha meo/Vodafone e Vodafone/nos, mas não são universais e dependem da zona.
  9.  # 10

    Resposta da Vodafone à reclamação:

    "(...) a instalação do serviço não terá elegibilidade devido a inviabilidade técnica, dado que PDO não terá capacidade para abastecer as ligações pretendidas (...)"

    Seja lá o que isto for, cheira a cartelização...
  10.  # 11

    Os PDO têm um número limitado de portas. Se o PDO for partilha meo/Vodafone, como parece ser o caso, é metade das portas para cada, as da Vodafone já devem estar todas ocupadas. Acredite que era todo o interesse da Vodafone em angariar mais um cliente.
  11.  # 12

    Colocado por: japazulResposta da Vodafone à reclamação:

    "(...) a instalação do serviço não terá elegibilidade devido a inviabilidade técnica, dado que PDO não terá capacidade para abastecer as ligações pretendidas (...)"

    Seja lá o que isto for, cheira a cartelização...



    O PDO pode não ter mais ligações disponiveis.
    • hangas
    • 5 agosto 2021 editado

     # 13

    Acho que isto so se resolveria com um modelo semelhante ao que fez o R.Unido, devido a problemas semelhantes com o operador incumbente, a BT.
    A rede, que antes era publica deixou de ser da BT diretamente.

    O operador "forçou" que toda a infraestrutura passasse para uma outra empresa independente, a OpenReach. Esta é responsável por todos os cabos, armários, galerias técnicas etc. e tem que dar acesso a todos os operadores de igual forma.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Openreach
    Mais do que isso, a ligação à casa do cliente é sempre feita pela OpenReach em pelo menos uma tecnologia, DSL ou Fibra, existindo em cada casa coberta. Construção nova, tem que ter esta instalação já activa.

    Depois cada operador apenas fornece o equipamento terminal e o serviço. Mudar de um operador para outro pode ser feito em horas. O operador novo é responsável por terminar o contrato antigo e fornecer o equipamento novo, se necessário.

    Segundo o artigo da Wiki acima, o numero de operadores é de 537! Pois isto permite a pequenos operadores de bairro explorarem a parte comercial sem terem arcaboiço para investir na rede.

    De certa forma funciona como por cá com a Electricidade e Gás natural.
    Concordam com este comentário: eu, Pedro Barradas, Nostradamus
    • eu
    • 5 agosto 2021

     # 14

    Colocado por: hangasO operador "forçou" que toda a infraestrutura passasse para uma outra empresa independente, a OpenReach

    Faz todo o sentido, até porque é financeiramente estúpido andar a duplicar ou triplicar infraestruturas.
  12.  # 15

    e depois é o que se vê em alguns sitios, com dezenas de cabos de telecom, porai pendurados, parece outra vez o 3º mundo , é muito triste.
    Concordam com este comentário: Nostradamus, eu
  13.  # 16

  14.  # 17

    Colocado por: P@rAdiS3https://pplware.sapo.pt/internet/camaras-nao-querem-amontoados-de-fibra-otica-enrolados-nos-postes/amp/

    Isso também entra no domínio do interesse público e da politiquisse.. uns são obrigados a passar subterrâneo, outros já podem passar aéreo.
    O "terceiro mundo" está em que os canais de energia e comunicação deveriam ser estatais.. estamos sempre nas mãos dos privados e da sua auto-regulação.. as liberalizações são boas para acabar com monopólios.. o problema é que mudam para oligopólios, o que ainda é pior (com os exemplos dos dias que correm).
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 18

    Em algumas localidades, andam a tirar os postes, electricidade e comunicações, rasgar estradas, então daquelas que foram pavimentadas não há muito, e siga tudo pelo chão.

    Os antigos diziam que quando a s ruas fossem rasgadas e o céu estivesse cheio de linhas, era o fim do mundo!!! Então andam a tiras os postes por causa disso, eheheheheh....
 
0.0137 seg. NEW