Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá!

Estamos na fase final da construção da nossa moradia e precisamos de escolher os estores interiores.
    A arquitectura é de estilo moderno com grandes vãos envidraçados e sem estores exteriores.

A nossa dúvida é que tipo de estores interiores colocar? A opção prevista à partida era a de estores de rolo (black-out ou mais ou menos transparentes) mas agora que me dediquei um pouco à pesquisa deste tópico percebi que há muitas outras opções, desde estores verticais a venezianos de alumínio ou madeira...

Os estores verticais em particular atraem-me pela possibilidade de regular a entrada de luz sem perder privacidade (útil no caso das casas de banho por exemplo) e pelo facto de permitir abrir as portas e sair para o exterior facilmente (basta abrir um pouco enquanto os de rolo ou os venezianos teriam de ser quase completamente subidos)...

No entanto, como nunca vivemos em casas com este tipo de soluções, podem-nos estar a escapar algumas questões práticas óbvias...

Alguém aí com experiência que possa dar algumas dicas? :)

Obrigada desde já.
    Susana
  2.  # 2

Eu estou na mesma situação (estores interiores) e tenho 2 situações: blackouts que correm em calhas no 1º andar (quartos) e estores semi-transparentes no rés-do-chão (sala, cozinha e escritório). No meu caso, os vãos são de parede a parede mas só abrem 1/3 e os estores estão partidos. Deste modo, onde há uma janela/porta tenho um estore que abre independente. Se são mais práticos que os verticais? não sei...
    Na casa de banho da suite, que é um janelão, tenho aquelas venezianas de lâminas horizontais. Abro um bocadinho quando quero ver a paisagem e não estou em "trajes menores"!
  3.  # 3

Colocado por: becas
    Na casa de banho da suite, que é um janelão, tenho aquelas venezianas de lâminas horizontais. Abro um bocadinho quando quero ver a paisagem e não estou em "trajes menores"!

Pois... também pensei nos venezianos para as casas de banho, mas o que está a condicionar mais a nossa escolha é a ideia que teríamos de colocar o mesmo tipo de estores (e a mesma cor) em todos os vãos. De modo a harmonizar o aspecto exterior da casa...

Se calhar não tem de ser assim... no seu caso, essa janela da casa de banho está na mesma fachada de outros vãos com estores de rolo?
  4.  # 4

Boa noite,

Em situações de vivendas com arquitectura moderna, em que são todos envidraçados. Usa-se os estores de Rolo, isto porque terão duas funcionalidades, uma de estética e decoração, caso gostem de ver simplesmente assim a casa ou poderão, posteriormente decorar com organzas ou outro tipo de decoração, colocando varões.
    A escolha dos estores e modelos, irá muito de encontro ao que realmente querem. Se o objectivo é tapar a luz e ter privacidade quando acendem as luzes à noite, então a melhor solução é em blackout. Se querem transparecer a luz do dia e a privacidade não é relevante, existem vários modelos. Os paineis chineses verticais e que correm em calhas na horizontal. Os venezianos ou rolmanete, são a mesma coisa e sobem em pregas, com auxilio de varetas. Os de vela, que sobem em pregas mas de forma solta ( usa-se com tecidos muito finos). Os verticais como disse, poderá regular a luz mas tem inconvenientes como estetica e pratica de correr. São mais usados em consultórios.

Espero ter ajudado e estou ao vosso dispor para mais esclarecimentos. Sou decoradora de Interiores.
  5.  # 5

estou também numa fase de decidir a solução a adoptar para a minha futura casa. também de arquitectura moderna e sem estores exteriores.uma coisa é certa: é importante arranjar uma solução para impedir a entrada do sol no verão e aí os blackouts pioram a situação, criando um efeito estufa. A solução poderá passar por colocar árvores de folha caduca em pontos estratégicos e eventualmente a colocação de brisas solares ou outro qualquer sistema enquadrado com a arquitectura e eficaz.
    à medida que for encontrando soluções partilho-as com todos ;)

uma delas poderá ser como a da foto, tirada do site http://www.ajbf.pt/imoveis/imovel_3/imagens.php
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
      img_6_gd.jpg
  6.  # 6

Colocado por: s_pereira
    Colocado por: becas

Pois... também pensei nos venezianos para as casas de banho, mas o que está a condicionar mais a nossa escolha é a ideia que teríamos de colocar o mesmo tipo de estores (e a mesma cor) em todos os vãos. De modo a harmonizar o aspecto exterior da casa...

Se calhar não tem de ser assim... no seu caso, essa janela da casa de banho está na mesma fachada de outros vãos com estores de rolo?

Essa janela que tem os estores de lâminas fica no 1º andar, entre os dois grandes vãos envidraçados que correspondem a 2 quartos e onde tenho blackouts. O efeito é esteticamente agradável porque os blackouts são brancos e as lâminas são cinza claro (para condizer com os apontamentos em mármore de Estremoz da casa de banho). Cá de baixo (visto da rua corresponde a um 3º andar) a diferença de cor mal se nota, embora se perceba que o sistema não é o mesmo (até corta a monotonia).
    Nos screens da sala e do escritório é que escolhi menos bem...são bastante translúcidos, o que é bom durante o dia, mas à noite percebe-se muito bem o que estamos a fazer. Nada de grave, porque a rua só é usada pelos donos de 3 casas da urbanização e ocasionais passeantes (vêm ver as casas...), mas se calhar hoje tinha optado por uma malha mais fechada.
    Fora do tópico, arrependo-me de não ter posto brisas solares nesta fachada principal por causa do calor que faz de Verão..e aí até dispensava os blackouts, punha só cortinas.
  7.  # 7

Há algum tempo que não vinha ao fórum. Obrigada pelos comentários.

Já decidimos e optámos por soluções muito semelhantes às d@ becas: black-out só nos quartos, venezianos de alumínio nas casas de banho e lavandaria, rolo translúcido nos restantes vãos (sala, cozinha, escritório e hall).
    Em relação ao translúcido que escolhemos, foi-nos dito que o grau de transparência permite a entrada de luz durante o dia sem perda de privacidade à noite... estou curiosa para ver o efeito :)

Descartámos a hipótese dos verticais quando passámos a considerar opções diferentes para os diferentes contextos e porque o orçamento era bastante superior (~12000€ contra ~5000€) ;)

Já agora, só mais uma dúvida... depois de já termos decidido e encomendado, disseram-nos para nem pensar colocar venezianos de alumínio porque acumula muita sujidade e dá muito trabalho a limpar. O argumento tem alguma lógica mas a limpeza é assim tão complicada? Até porque, no nosso caso, os vãos onde vão ser colocados são bastante pequenos...

Obrigada mais uma vez.
    Susana

PS: Em relação à sugestão
    Colocado por: underrunA solução poderá passar por colocar árvores de folha caduca
    por acaso, no nosso terreno, existe uma cerejeira de porte razoável, junto à fachada sul da casa... :)
  8.  # 8

Colocado por: s_pereira
    Já agora, só mais uma dúvida... depois de já termos decidido e encomendado, disseram-nos para nem pensar colocar venezianos de alumínio porque acumula muita sujidade e dá muito trabalho a limpar. O argumento tem alguma lógica mas a limpeza é assim tão complicada? Até porque, no nosso caso, os vãos onde vão ser colocados são bastante pequenos...

Obrigada mais uma vez.
    Susana

)

É verdade que se sujam, mas a não ser que seja uma maníaca da limpeza não é preciso andar sempre a limpar! Eu disse à empregada para limpar com o swiffer do pó (aquele dos móveis) e resultou. Agora até precisam de nova limpeza...é que ela balda-se a estas tarefas mais cansativas...um destes dias faço-o eu nula horita que teha livre!

0.0159 seg. NEW