Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia

    Eu e o meu marido moramos atualmente num t1 arrendado no Porto, pela módica quantia de 750€/mês.

    Estamos a pensar nos próximos tempos investir numa coisa nossa, temos um limite máximo de 300k.
    Andamos a ver apartamentos/moradias para comprar, mas o nosso sonho sempre foi construir uma moradia.

    Vejo terrenos por preços razoáveis (50-70k) com áreas razoáveis, na área do grande Porto
    Penso que não será muito difícil construir um T3 dentro do nosso orçamento (200k + IVA de construção, contando com os valores acima para o terreno, não estamos a pensar em nenhum casarão). Agradeço que me coloquem os pés no chão se acharem que é irrealista.
    Estive a fazer as contas e o que “poupamos” de IMT numa casa de 300k (cerca de 13500€) dava para pagar a renda da casa atual durante 1 ano e meio. Mas pelo que tenho lido por aí, não é muito realista pensar que conseguimos construir casa neste intervalo de tempo.

    Pensamentos sobre este assunto?
    Algum erro cognitivo que esteja a ter? É irrealista pensar em construir uma moradia (temos 0 neste momento, nem sequer terreno) em 18 meses? E os 200k, possível?

    Obrigada!
  2.  # 2

    Ola Ana.
    Poderá depender um pouco da zona onde pretendem ficar.

    Contruir em 18 meses. Nao.
    18 meses deve demorar-lhe a construção propriamente dita. Acrescente uns 12 meses entre procurar terreno, projectos e aprovações.

    200k+iva. Dao-lhe para um belo T3 de 160/170m2 (area bruta). - contas de "merceeiro" para ter alguma folga...

    Fiquei um bocadinho perdido com o "máximo de 300k".
    Se esse valor for para incluir tudo (terreno, projectos, taxas, construção e IVA) talvez fique curto...

    O que aconselho.
    Encontre um gabinete de arquitectura que goste.
    Projecte e projecte bem. Nao abdique de um projecto completo (licenciamento, execução e mapa de quantidades) para que vá para uma construção com os pés na terra e nao atraia patos bravos(!)


    abr. e boa sorte.
    Concordam com este comentário: lpetinga, jamaral.57
  3.  # 3

    Colocado por: Ana1985(temos 0 neste momento, nem sequer terreno)

    zero €?? ... então é melhor meter já os pés no chão.
  4.  # 4

    Colocado por: Picareta
    zero €?? ... então é melhor meter já os pés no chão.


    0 tratado… até porque ainda não decidimos comprar Vs construir, que no fundo é a essência do tópico.
    • Bondi
    • 3 agosto 2021 editado

     # 5

    Podemos ter 20k projeto, licencimentos, taxas e taxinhas.
    Se fizermos os 200k+iva a 1000+iva m2 construção, então temos à volta de 153m2 área útil.
    Para 1200+iva m2, então temos à volta de 128m2 área útil.
    Somar o terreno e tem o valor total do custo...
    Acho que estas são as contas a fazer...
  5.  # 6

    Conselho: compre feito!
  6.  # 7

    18 meses? Nem pensar.

    Todo o processo, adquirir terreno, projetos, licença, construção, nunca menos de 3 anos a correr tudo bem.

    Pode facilmente chegar aos 5 anos
  7.  # 8

    entre comprar o terreno e ir para lá morar eu diria que são pelo menos 3 anos. Se tem pressa a opção é comprar.

    300k, para terreno, projetos e construção já dá para alguma coisa.
  8.  # 9

    Para além de que construir nos tempos de hoje é mais caro do que comprar feito.
  9.  # 10

    Também há (ou haviam) bons negócios de moradias em segunda mão. E se precisar de obras, dependendo do que quererá fazer, pode até apenas ser necessário preencher um requerimento para realização de obras isentas de licença (pelo menos na Câmara da minha residência é assim e custa zero).
    • neco
    • 3 agosto 2021

     # 11

    Eu, que estou a acabar construção, aconselho a comprar, se encontrar algo que goste e que esteja dentro do orçamento.

    Dá muita dor de cabeça, construir.
  10.  # 12

    Colocado por: marteloescoproPode facilmente chegar aos 5 anos

    Na terra "deste" é assim.
    Na minha não é.
    E na terra da Ana1985, como será?
  11.  # 13

    Colocado por: somdigitalNa terra "deste" é assim.
    Na minha não é.
    E na terra da Ana1985, como será?

    Devia de ter citado tudo e não apenas uma parte, o martelo disse que são pelo menos 3 anos e eu concordo, e pode chegar aos 5,... e eu digo que pode até chegar aos 6.
  12.  # 14

    Colocado por: PicaretaDevia de ter citado tudo e não apenas uma parte, o martelo disse que são pelo menos 3 anos e eu concordo, e pode chegar aos 5,... e eu digo que pode até chegar aos 6.

    Ele escreve muita cousa...
  13.  # 15

    Que pessimistas! Se comprar um terreno de um loteamento com as infraestruturas não deve demorar tanto! E se optar por comunicação prévia entao poucos meses depois de comprar o terreno pode estar a construir
  14.  # 16

    Colocado por: pvieira91Que pessimistas! Se comprar um terreno de um loteamento com as infraestruturas não deve demorar tanto! E se optar por comunicação prévia entao poucos meses depois de comprar o terreno pode estar a construir

    E se comprar já feita, demora muito menos.
  15.  # 17

    50 a 70k terreno já tem que ser bastante fora do Porto, mesmo na cidade e periferia dificilmente se consegue um sibinho de terra por menos de 100 a 150k (e refiro me mesmo a um sibinho para construção em altura, tipo 3 a 4 pisos).

    Mas assumindo que se arranja um terreno por esse valor, 200k construção a 1000€ m2, esse budget da para construir 200m2 (o que inclui garagem ou outros, não é preço por piso mas sim por área construida). Mais os custos inerentes aos projetos etc.

    Em suma eu acho que o que pretende é relativamente viável se for um terreno afastado da cidade que permita construir a área que pretende tudo num piso, porque se for perto do Porto só em altura,e aí 200k não chegam, nem de longe nem de perto.
  16.  # 18

    Colocado por: Ana1985o que “poupamos” de IMT numa casa de 300k (cerca de 13500€) dava para pagar a renda da casa atual durante 1 ano e meio.


    Está equivocada. Já viu quanto paga de IMT +IS uma transacção de um terreno urbano?

    Não poupa quase nada em impostos...vs comprar feito.
  17.  # 19

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Está equivocada. Já viu quanto paga de IMT +IS uma transacção de um terreno urbano?

    Não poupa quase nada em impostos...vs comprar feito.

    Uma casa de 300k pagará uma TX média de 4%...ou seja 12k

    O terreno rústico paga 5%, urbano paga 6,5%. Mas se for sobre 70k...
 
0.0238 seg. NEW