Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 15 dezembro 2009

     # 1

    Porque é que se diz T1? De onde é que vem este T, o que é que quer dizer? Já li por aí que é tipologia ou tipo mas, até que ponto isto é fundamentado e não uma apropriação do T a um termo que pode simplesmente encaixar?

    Já vi também que algumas imobiliárias começam a publicitar os V1, V2, V3 e por aí fora. Nesse caso, de onde vem o V?

    Alguém sabe?
  1.  # 2

    boa pergunta, o V não sei, o T acho que é mesmo de Tipo/tipologia

    por acaso acho desactualizado essa designação/classificação, por vezes engana ou não mostra a melhor noção da habitação.
  2.  # 3

    V ?? será versão???
  3.  # 4

    Colocado por: marco1V ?? será versão???


    hehe se calhar já não digo nada...temos de perguntar aos agentes imobiliários.
    •  
      MRui
    • 15 dezembro 2009 editado

     # 5

    V = Vivenda (tipologia da vivenda)
    •  
      FD
    • 15 dezembro 2009

     # 6

    Colocado por: marco1V ?? será versão???

    Normalmente são designações para vivendas/moradias. Mas não quero acreditar que seja simplesmente Vivenda1...

    Aliás, mesma a etimologia destas palavras, vivenda e moradia deve ser curiosa...
  4.  # 7

    eu cá prefiro dizer moradia, eheheheh
  5.  # 8

    Q2IS1C1S1E1

    e porque não qualquer coisa como isto? pelo menos era mais explicito
  6.  # 9

    devia era ser casa ou habitação e pronto :) não deixam todas de ser casas ou habitação (apartamentos, vivendas moradias, vilas...)
  7.  # 10

    Boas

    Aliás, mesma a etimologia destas palavras, vivenda e moradia deve ser curiosa...

    Moradia (antigo) - tença concedida a fidalgos e a funcionários da coroa para suprir despesas com habitação

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  8.  # 11

    o T refere-se á tipologia nos apartamentos e V nas moradias (vivendas)
  9.  # 12

    A informação de que disponho é que o T se refere à tipologia, como, aliás, já aqui foi dito. Também todos sabem que o número a seguir ao T, refer o nº de quartos. Já vi e li um diploma legal em que estas definições são feitas. São uma disposição legal que regulam uma série de actos relativamente à habitação - de elementos técnicos, comerciais, financeiros, etc.
    Já a designação de V, julgo tratar-se de uma nova designação criada por imobiliárias, no intuito de distinguir o produto...?
    Não consigo lembra-me do diploma legal que antes referi.
    Cpts
  10.  # 13

    Encontrei numa portaria de 1979 relativa a licenças de habitação a seguinte referência:

    "2 - Tipologia. - Deve indicar-se a tipologia (T(índice x); x = número de quartos de dormir) de cada habitação (ex.: casa de quatro assoalhadas - três quartos e sala -, deve indicar T(índice 3)), conforme o n.º 5 do artigo 66.º do Decreto-Lei n.º 650/15, de 18 de Novembro."

    Aparentemente a definição original é de 1915...
    •  
      MRui
    • 16 dezembro 2009

     # 14

    Colocado por: luisvvAparentemente a definição original é de 1915...

    Daqui a meia dúzia de anos vão ser umas comemorações de arromba à conta do centenário... :-))
  11.  # 15

    era giro era saber o momento que foi e como foi lembrada esta designação
 
0.0135 seg. NEW