Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Venho solicitar a opinião dos entendidos em matéria de janelas, caixilhos e vidros.

    O nosso arquitecto fez um projecto de renovação de alçados em que definiu as janelas conforme este desenho:
    Janelas

    Também indicou o seguinte:
    - Fornecimento e aplicação de caixilharias sem quadrículas de alumínio com corte térmico em todos os vãos exteriores conforme peças desenhadas. Todas as ferragens e acessórios deverão ser as do respetivo sistema. Todos os cantos e ligações de perfis levarão mástique silicone antes de serem realizados. A cor dos caixilhos será cinza claro RAL 7035.
    - Fornecimento e aplicação de dispositivos de admissão de ar na fachada regulados manualmente em todos os vãos exteriores
    - Aplicação de vidros duplos incolores de 4+10+6 mm em toda a caixilharia exterior envidraçada.

    O objectivo, no essencial, é reduzir as perdas de energia. A casa fica a umas centenas de metros da Ria de Aveiro, o que significa que sofre de humidade e frio no inverno. Algumas das janelas estão à sombra grande parte do dia, outras estão viradas para sul e nascente. Não tenho problemas com o calor no verão (basta abrir as janelas), mas precisava de manter a casa bem aquecida no inverno.

    Entretanto pedi alguns orçamentos:
    - uma empresa fez uma proposta a 14 mil euros mais IVA, que inclui remoção dos caixilhos actuais (tb de alumínio, datados de 1986), com as seguintes características: Serie LT Sistemas Euro 2000 - Sosoares Vidro duplo Guardian Sun 6mm + cx + Incolor 5mm Transmissão térmica, Ug: 1,3 W(m2.K) Factor solar - g: 42 + Grelha Isola Air2 (France Air)

    - a Leroy-Merlin perguntou-me que série de alumínio pretendo (não faço ideia) e se quero vidro com baixo emissivo ou com controle solar (não sei bem - por aquilo que li, diria baixo emissivo mas não tenho a certeza).

    Assim, pedia-vos a vossa opinião sobre os pontos seguintes:
    (1) o que acham da proposta da primeira empresa?
    (2) o que deveria responder à Leroy-Merlin?
    (3) baixo emissivo ou controle solar?

    Obrigado desde já!
    Cumprimentos
  2.  # 2

    Permito-me insistir, please...
    Agradeço qualquer ajuda.
    Cumprimentos
  3.  # 3

    Com SoSoares fica muito bem servido, a relação preço qualidade é excelente.
    Por pouco mais de € a série ST é melhor (termicamente e etc) do que a série LT, a diferença de preço é mínima.
    Vidro 4mm já não se usa hoje em dia, pelo menos 5mm.
    A caixa de ar deverá ter idealmente 16mm (novamente por razões térmicas) e não os "pobres" 10mm, portanto faria mais sentido a configuração dos vidros ser por ex 5+16+6.
    Espero ter ajudado.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: beiramarense
  4.  # 4

    Colocado por: beiramarenseerguntou-me que série de alumínio pretendo (não faço ideia) e se quero vidro com baixo emissivo ou com controle solar (não sei bem - por aquilo que li, diria baixo emissivo mas não tenho a certeza).

    Então se tem um arquitecto, se tem mapa de vãos!!! isso não está lá definido!? Tem duvidas dessas, tem de pedir esclarecimentos ao seu arquitecto. e conjugar com os projectos de Termica e de acústica... VEJa lá ISSO BEM.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: beiramarense
  5.  # 5

    Que palérmice de mapa de vãos, não diz nada a nível técnico!?
  6.  # 6

    eu faço assim, no mínimo.
    Concordam com este comentário: gil.alves
      Captura de ecrã 2021-08-05 112236.jpg
  7.  # 7

    Caros,

    Obrigado pelos vossos comentários.
    Vou investigar isso da série ST.
    De facto, o projecto não indica mais nada em relação aos vãos.

    Entretanto, outra empresa propõe PVC em vez de alumínio (Simar S8000Q, mas não indica os valores de transmissão térmica nem de factor solar - já os pedi entretanto). Não me importo de optar pelo PVC em vez do alumínio, mas talvez a vossa opinião seja diferente. O valor para esta empresa fica nos 14500 euros (IVA incluído), mas ainda falta acrescentar as grelhas de entrada de ar (cuja cotação ainda não foi obtida pela empresa junto dos fornecedores, fechados em Agosto).

    Cumprimentos,
  8.  # 8

    eu prefiro sempre um bom aluminio.
    Vai ter que modelos de auto-reguláveis?
 
0.0117 seg. NEW