Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Estou a pensar em sair de casa dos pais e andava a ver apartamentos na ordem dos 150k (50k de entrada e pedir o restante ao banco). Surgiu a oportunidade de me ser oferecido um terreno localizado num lote onde estão a ser construidas várias moradias portanto próprio para construção (??). Este terreno tem 400m^2.

    Eu nunca tinha pensado em construir uma casa/viver numa moradia porque achava que estava completamente fora da minha realidade/alcance e não tenho qualquer noção de como funciona este mundo, gostaria de ter assim numa primeira abordagem respostas a umas perguntas:

    1) 140/150k é suficiente para construir uma pequena moradia de 130m^2 mais ou menos? É possivel com este orçamento ter um andar superior?

    2) Existem alguns exemplos/catalogos de casas por este preço? tentei pesquisar no forum mas não encontrei.

    3) Apartir do momento em que tenho o terreno em meu nome e tendo de pedir também dinheiro ao banco (novamente entregar ao banco 50k e pedir 100), quanto tempo é que demora em média uma obra destas a ficar pronta?


    Obrigado a todos desde já, um abraço.
  2.  # 2

    A uns tempos que falei com um construtor pelo menos aqui na zona de Lisboa não sei se será o caso pediam cerca de 1000€/m2 para materiais medianos nada de luxos.
    Por isso penso que consiga o que pretende se é algo a rondar os 130m2 se falarmos de área bruta penso que se deve conseguir com os 150 mil fazer algo... mas não sou o melhor entendido da área.
    Sempre ouvi falar em média 1 a 2 anos e tudo vai depender sempre também das camaras municipais, varia muito de camara para camara a aprovarem projectos... Se disse alguma barbaridade alguém ha-de corrigir :) . O que é certo é que pelo que também tenho ouvido porque ando à procura de Moradia para comprar é que mão de obra anda muito escassa e os materiais cada vez mais caros.
  3.  # 3

    Colocado por: Miguel81) 140/150k é suficiente para construir uma pequena moradia de 130m^2 mais ou menos? É possivel com este orçamento ter um andar superior?

    Para cerca de 120m2, se calhar é melhor deixar tudo piso 0, se for possivel. Deve dar para um T2 com garagem, ou um T3 sem garagem.
    O terreno é plano? ou quase?
    Qual a area máxima de implantação para esse lote? e de construção?
    Onde?



    Colocado por: Miguel82) Existem alguns exemplos/catalogos de casas por este preço? tentei pesquisar no forum mas não encontrei.

    Esquece. arranja um arquteito para te conduzxir num projecto simples, pragmático e realista para o teu orçamento.

    Colocado por: Miguel83) Apartir do momento em que tenho o terreno em meu nome e tendo de pedir também dinheiro ao banco (novamente entregar ao banco 50k e pedir 100), quanto tempo é que demora em média uma obra destas a ficar pronta?

    Não entrega 50k ao banco, usa essa massa para a despesa dirtectametne. Vai pedir emprestado o remanescente ao banco, sendo que o banco nunca empresta a totalidade.
  4.  # 4

    Não refere a localização por isso tanto pode ser possível como impensável. Uma moradia com 150 m2 brutos a cumprir os requisitos minimos dá para fazer por cerca de 100 mil euros em certas zonas rurais. Por exemplo distrito de Santarém, onde eu construi muito recentemente. Moradia térrea. Qualquer zona de Lisboa é pouco provável conseguir construir qualquer coisa de jeito com esse orçamento.

    Prazos. Imagine um cenário positivo onde tudo corre bem e numa CM até despachadinha. Começa obra em meados de 2022 e terminará por volta do outono de 2023.

    Uma coisa lhe digo, se tivesse oportunidade de escolha nem hesitava em construir uma moradia ao invés de comprar uma apartamento.
    • DR1982
    • 4 agosto 2021 editado

     # 5

    Colocado por: Casa da HortaComeça obra em meados de 2022
    Isso é ser muitoooooo otimista, por muito despachada que seja a camara duvido que consiga sequer fazer os projetos e aprova-los na camara num ano
  5.  # 6

    Obrigado a todos pelas respostas , o terreno é a 60km de Lisboa na zona do ribatejo
  6.  # 7

    Colocado por: Casa da HortaComeça obra em meados de 2022 e terminará por volta do outono de 2023.

    Após a compra do terreno, desde a escolha de arquiteto, estudos, projeto de arquitetura, aprovação pela câmara, projetos de especialidades, aprovação pela câmara, caderno de encargos e alguma pormenorização, pedir orçamentos, assinar contrato, pedir licença e aguardar disponibilidade do empreiteiro para começar, no meu caso, passaram três anos. Mas se acham que daqui a um ano o homem já está a lançar a primeira pedra, quem sou eu para desconfiar...

    Naturalmente que dependerá do cumprimento dos prazos na câmara (no meu caso demorou bastante), mas acho que está a considerar que todos os intervenientes estão sentados à espera deste cliente.
  7.  # 8

    Estava a falar na minha experiência, naturalmente. Que neste caso pode até ser interessante porque se o terreno do Miguel é a 60 km de Lisboa fica muito perto do local onde construi.
    O primeiros riscos do projeto foram em agosto, em outubro/nov deu entrada na CM. No final de janeiro entraram as especialidades e dia 1 de abril de 2020 começou a obra, que terminou dia 29 deste ano.
 
0.0142 seg. NEW