Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,
    Tenho o projeto de arquitetura em aprovação na Câmara, já há quase 1 ano e infelizmente ainda não vejo a luz ao fundo do túnel.
    E enquanto o tempo não chega, vão surgindo algumas dúvidas relativamente a decisões tomadas, uma delas a cozinha.
    Foi uma escolha pessoal não optar por uma cozinha estilo americano. Acho engraçado, mas prefiro a cozinha "mais tradicional". Dadas as características do terreno e a área de implantação o que se conseguiu foi a cozinha que anexo. Tenho lido aqui sobre o triangulo de actividades: Confecção-preparação-conservação. No meu caso está previsto fogão e lavatório na mesma bancada e forno/microondas e frigorífico (side-by-side) na parede oposta. Algures ainda tenho de colocar uma mesa e se for ao meio, vai atrapalhar. A despensa ao lado da cozinha será a lavandaria. Teria gostado de colocar uma ilha ou península, mas dada a dimensão da cozinha, julgo que ficaria muito apertado.
    Gostaria de ouvir outras opiniões/sugestões relativo ao layout da cozinha ou o que pode ser melhorado. No caso de haver necessidade de alterar algo no projeto de arquitetura, após aprovação, isso pode ser solicitado durante a construção? Refiro-me por exemplo se houver necessidade de chegar a porta de vidro que dá para o exterior, mais para um dos lados?
    Obrigada
      Captura de ecrã 2021-08-05 115336.jpg
  2.  # 2

já ouviu e discutiu opções com o arqutiecto autor do projecto?
  3.  # 3

eu reformulava essa IS/ Despensa de forma a ter uma cozinha com um pouco mais de bancada. Essa despensa está demasiado funda... 1.30m deve ser mais que suficiente e a IS ia pelo mesmo caminho.
  4.  # 4

Colocado por: Pedro Barradasjá ouviu e discutiu opções com o arqutiecto autor do projecto?

Sim, até chegarmos à versão final, andámos meses a alterar e a ajustar o projeto e isto foi o que acabou por ficar. Inicialmente a cozinha era um pouco maior e a sala mais pequena. Para aumentar a sala, teve de se diminuir a cozinha, porque segundo o Arquiteto não tínhamos mais área de implantação.
  5.  # 5

não mexa nessa janela para o exterior, acabe é com a despensa, meta a wc no sentido inverso e do lado da cozinha fica uma nova bancada com moveis altos para frigorífico forno/ micro ondas e despenseiro e fica com uma cozinha mais funcional e racionalizada
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, AndreS, LuisPereira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mcmatos2009
  6.  # 6

realmente falta espaço de bancada para cozinhar no dia a dia.
  7.  # 7

Boas.
    Essas dimensões são mesmo muito pouco generosas.
    Tem ai portas com menos de 70cms

Se essa despensa for mesmo para despensa diria ok. Se quer lavandaria ai essa porta vai incomoda-la e muito para passar com um cesto de roupa e afins. - lavandaria sem janela tb é uma coisa a repensar...

Se for para não mexes em mais nada eu fazia assim para maximizar o espaço para uma possível mesa.
    Se ainda tiver hipótese de mudar a despensa siga a sugestão do Marco1.

P.S. Fico curioso de ver o resto da planta para ter uma cozinha assim tao contida.
    Abr.
    Boa sorte com esse processo.
      Drawing1-Mo.jpg
  8.  # 8

Colocado por: pauloagsantosrealmente falta espaço de bancada para cozinhar no dia a dia.

Pois falta :( e eu gosto de cozinhar...
  9.  # 9

tem de reformular isso tudo...
    Porque nao retira a dispensa e coloca a WC no canto onde tem agora a entrada.
    A WC vai desse canto na horizontal com uma porta para a sala e ao lado a porta para a cozinha?
      3.jpg
  10.  # 10

so agora notei que tem uma escada naquela parede...
  11.  # 11

nao quer colocar aqui a restante planta?
    Concordam com este comentário: mcmatos2009
  12.  # 12

Colocado por: gil.alvesBoas.
    Essas dimensões são mesmo muito pouco generosas.
    Tem ai portas com menos de 70cms

Se essa despensa for mesmo para despensa diria ok. Se quer lavandaria ai essa porta vai incomoda-la e muito para passar com um cesto de roupa e afins. - lavandaria sem janela tb é uma coisa a repensar...

Se for para não mexes em mais nada eu fazia assim para maximizar o espaço para uma possível mesa.
    Se ainda tiver hipótese de mudar a despensa siga a sugestão do Marco1.

P.S. Fico curioso de ver o resto da planta para ter uma cozinha assim tao contida.
    Abr.
    Boa sorte com esse processo.
      Drawing1-Model.jpg

Obrigada Gil.Alves, tem toda a razão, também já tinha reparado que as portas são muito estreitas, e passar máquinas de lavar e secar, não sei como pensam fazer. Isto é um projeto chave na mão. Como o processo já leva mais de 1 ano e meio, entre elaboração do projeto e aprovação na Câmara, nem quero mencionar nenhuma alteração neste momento. Até porque sempre me foi dito que alguma coisa depois ajusta-se.
    A ideia que sugeriu também pensei nela, mas a parede tem pouco mais de 1m, pelo que apenas caberia um módulo. Não sei quais as medidas normais de um frigorifico side-by-side, mas talvez fosse possível colocar aí e aproveitar o outro canto junto à porta do exterior para o forno/microondas. A opção de colocar porta de correr para a lavandaria, também está em cima da mesa.
    Trata-se de uma moradia T2, com r/c e 1º andar, com espaço exterior e piscina. No r/c é a cozinha e a sala, andar de cima 2 quartos. Segundo o projeto a área bruta do r/c é de 69,9m2. Também foi o que consegui em termos de €€€.
  13.  # 13

Colocado por: LuisPereiranao quer colocar aqui a restante planta?
    Concordam com este comentário:mcmatos2009

Sim, já vi que para se ter uma noção clara, é melhor colocar a planta do piso 0 toda.
  14.  # 14

Colocado por: marco1não mexa nessa janela para o exterior, acabe é com a despensa, meta a wc no sentido inverso e do lado da cozinha fica uma nova bancada com moveis altos para frigorífico forno/ micro ondas e despenseiro e fica com uma cozinha mais funcional e racionalizada
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,AndreS,LuisPereira
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mcmatos2009

É uma ideia a considerar, no entanto, já vivi muitos anos num apartamento apenas com despenseiro, e para guardar tábua de passar a ferro, balde e esfregona, não era lá muito prático. Vi numa outra casa a ideia da lavandaria e gostei. Por um lado também estranhei não ter uma janela, mas verdade é que assim posso aproveitar as paredes para por móveis, mesmo por cima das máquinas.
  15.  # 15

Tem tanta coisa errada... agora talvez seja tarde.
    Precisa daquele minusculo escritorio? nao pode passar a WC para la?
    Aquela lareira no canto... mude isso.
    A entrada da casa devia ser mais "limpa"... uma trapalhada.
    Concordam com este comentário: gil.alves, mmarinho
      4.jpg
  16.  # 16

Colocado por: LuisPereiraTem tanta coisa errada... agora talvez seja tarde.
    Precisa daquele minusculo escritorio? nao pode passar a WC para la?
    Aquela lareira no canto... mude isso.
    A entrada da casa devia ser mais "limpa"... uma trapalhada.
      4.jpg

Não estava previsto escritório na casa, quando iniciámos o projeto, mas depois veio o COVID e passei estar em teletrabalho e mesmo após COVID passarei estar em regime misto, pelo que foi necessário improvisar um mini-escritório e essa foi a solução encontrada. Inicialmente também o hall era maior, porque não havia escritório...
    Porque lhe parece mal a lareira de esquina? Onde a colocaria?
  17.  # 17

Coloque a planta de implantação para se perceber melhor.
  18.  # 18

mcmatos
    penso que pode estar a complicar o simples, repare que neste esboço fica com moveis para arrumar tudo e mais alguma coisa e ainda talvez dê para ter uma pequena janela para a wc e uma antecamara á mesma
    Concordam com este comentário: desofiapedro, dmiguel
      0-Scan.jpg
  19.  # 19

mcmatos, atualmente, a minha cozinha tem 2,60m de bancada, com um lavaloiças de 50cm ou 40 n sei precisar já, corte de escorredor de loiça, e placa. Eu tbm cozinho muito e percebo a preocupação. No meu caso eu tenho a mesa logo atrás de mim e isso ajuda. Mas basicamente o truque é não ter qualquer electrodoméstico na bancada xD

Acho que a solução do Marco será a melhor, ou menos disruptivo será a bancada ir até à janela/porta, deve ganhar uns 60cm.
  20.  # 20

Colocado por: marco1mcmatos
    penso que pode estar a complicar o simples, repare que neste esboço fica com moveis para arrumar tudo e mais alguma coisa e ainda talvez dê para ter uma pequena janela para a wc e uma antecamara á mesma
    Concordam com este comentário:desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mcmatos2009
      0-Scan.jpg

Gostei da ideia Marco1, realmente fica mais amplo e maior. Julgo que isso será fácil de alterar, uma vez que praticamente é só internamente. E projetos da especialidade nem sequer foram entregues.
    Obrigada pelo contributo positivo!

0.0219 seg. NEW