Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia Forum,

    Comprei um imóvel em Setembro de 2020.

    Nos primeiros meses, sempre que encontrava um problema, contactava o construtor, e ele arranjava alguém para retificar a situação.
    No entanto, desde de Março que não me retorna chamadas, nem responde a emails.

    Tenho a situação que a Sanita que foi instalada tem um pequeno defeito, sendo que está visivelmente danificada.
    Na altura, indiquei esse problema, juntamente com outros, que acabaram por ser resolvidos.

    No entanto, esse ficou para trás.
    Desde de então, tenho encontrado outros problemas que reportei por email, mas também sem resposta.

    Entendo que o ideal será enviar uma carta registada, as minhas questões são as seguintes:
    - A carta registada deverá ser enviada unicamente para o construtor? Como tenho a prova que a carta lhe foi enviada, e do conteudo da carta?
    - Existe algum template para este tipo de documento?
    - Como é que sei se um problema é ou não, reparável? Ou se deve ser incluido na carta? (por exemplo, tenho na sala flutoante, onde uma das madeiras levantou)
    - Devo referir alguma data de reparação?

    Grato pela atenção.

    Cumprimentos,
    César Meira
  2.  # 2

    Colocado por: César MeiraComprei um imóvel em Setembro de 2020.
    Casa nova? Ou usada com garantia?
  3.  # 3

    Quais são os defeitos?
  4.  # 4

    Antes de mais, obrigado pelas respostas.

    Peço desculpa por não ter detalhado.
    A casa é nova sim, e o contacto que refiro era diretamente com o construtor, que fez a venda do imóvel.

    Seguem em anexo algumas imagens de alguns defeitos:
    - o WC que foi indicado desde do inicio, que o construtor até já indicou que tinha em armazém o necessário para substituir
    - uma parede, onde a tinta não pegou corretamente, não sei se poderá ter sido de humidade, ou da zona (atrás dessa parede é terra).
    - e o soalho que levantou um pouco
      parede.jpg
      soalho.jpg
      wc_ponto_3 (1).jpg
  5.  # 5

    Terá que continuar a insistir. Escreva-lhe cartas registadas e guarde uma cópia dessas cartas e respectivos talões dos registos.
    Atenção, nessas cartas inclua sempre um prazo, tipo 2 semanas, para que o construtor possa vir arranjar o problema. Enquanto não terminar a garantia, será dificil seguir para a via judicial, mas faça-lhe ver que poderá seguir por esse caminho se nada for resolvido, entretanto.

    Boa sorte com o seu caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: César Meira
  6.  # 6

    Na segunda foto trata-se de uma estrutura metálica?
  7.  # 7

    Obrigado pelas respostas.

    Colocado por: vmontalvaoTerá que continuar a insistir. Escreva-lhe cartas registadas e guarde uma cópia dessas cartas e respectivos talões dos registos.
    Atenção, nessas cartas inclua sempre um prazo, tipo 2 semanas, para que o construtor possa vir arranjar o problema. Enquanto não terminar a garantia, será dificil seguir para a via judicial, mas faça-lhe ver que poderá seguir por esse caminho se nada for resolvido, entretanto.

    Boa sorte com o seu caso.


    Irei então proceder ao envio de carta registada, e guardar uma cópia da carta e o talão.

    Pelo que diz, o normal é apenas recorrer a via judicial apenas no final da garantia (5 anos) caso nada seja resolvido?
    Ou deverá ser antes do final da garantia?
    Não devo tentar envolver um advogado até que isso aconteça?

    Pelo que li, um problema identificado terá que ser reportado dentro de um 1 ano após ser identificado, certo?
    Faz sentido enviar uma carta por problema? Ou juntar tudo numa única carta?

    Peço desculpa desde já tantas questões.

    Obrigado

    Colocado por: ADROatelierNa segunda foto trata-se de uma estrutura metálica?


    Sim, trata-se de uma estrutura metálica.
  8.  # 8

    Colocado por: César MeiraPelo que diz, o normal é apenas recorrer a via judicial apenas no final da garantia (5 anos) caso nada seja resolvido?
    Ou deverá ser antes do final da garantia?
    Não devo tentar envolver um advogado até que isso aconteça?

    Sim, porque se tentar ir ao tribunal antes, a primeira coisa que lhe irão dizer é que ainda está dentro da garantia, portanto dentro do tempo legal para o construtor agir. Se conhecer um advogado, será sempre bom envolve-lo desde já, para que o orientem melhor possível.



    Colocado por: César MeiraPelo que li, um problema identificado terá que ser reportado dentro de um 1 ano após ser identificado, certo?
    Faz sentido enviar uma carta por problema? Ou juntar tudo numa única carta?

    Pois, não sei os prazos para reportar. No meu caso, como tinha alguns problemas, simplesmente listei-os todos numa única carta e enviei ao construtor, depois de ver que eles também deixaram de se interessar pelos problemas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: César Meira
  9.  # 9

    Colocado por: vmontalvaoSim, porque se tentar ir ao tribunal antes, a primeira coisa que lhe irão dizer é que ainda está dentro da garantia,

    Sendo assim, se o carro novo deixar de andar, temos que esperar o prazo da garantia para exigir a sua reparação !!!
  10.  # 10

    Colocado por: PicaretaSendo assim, se o carro novo deixar de andar, temos que esperar o prazo da garantia para exigir a sua reparação !!!

    Acho que tirou uma ilação diferente do que eu quis dizer. Exigir a reparação, é o que o OP está a fazer, e o construtor nunca lhe disse que não iria reparar, somente está a prolongar-se. Com os carros deverá passar algo semelhante. Se tiver uma resposta formal do construtor a dizer que não repara, aí é outra conversa, pois a discussão passaria se a reparação estava ou não, dentro dos objectos da garantia.
  11.  # 11

    Colocado por: vmontalvaoo construtor nunca lhe disse que não iria reparar, somente está a prolongar-se


    Dai a importância de impor um prazo razoável para a reparação ou pelo menos para uma resposta, indicando que ao fim do qual considera a resposta como negativa. Justamente para que não se arraste muito.
    Concordam com este comentário: vmontalvao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: César Meira
 
0.0159 seg. NEW