Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde
    Vou instalar um termo acumulador de 150 litros no R/C e a pessoa que anda a fazer as obras receia que a pressão da água quente no andar de cima seja baixa. Recomendou-me instalar um 2º termo acumulador no 1º andar.
    Mas se a pressão da água é baixa não será melhor instalar uma bomba para elevar a pressão de toda a rede?
    Tenho um familiar que vive na zona e tem uma bomba junto ao contador e não tem problemas de pressão de água mesmo usando esquentador.
    Não sei se me estou a explicar bem, mas estou a aumentar um piso à casa e portanto ainda não sei qual vai ser a pressão da água no piso superior.
  2.  # 2

    O termoacumulador, habitualmente é de Alta pressão não precisa de pressão extra, além da existente na rede para funcionar, já num esquentador é outra conversa. Ou seja um TE sobrevive bem com baixa pressão e pouco caudal.
    Então mas na agua fria tambémm irá ter problemas!?

    Porque razão não foi a rede dimensionada por forma a ter equilibrio de pressão e caudal? Eu acho é que quem está a fazer isso, não percebe nada. ( ouça se es´ta a aumentar um piso, houve, ou há um projecto da ede de aguas, certo? então é seguir isso. ou a obra é clandestina?
    A rede de água quente tem também de ser devidamente isolada termicamente.
    Pergunte ao engenheiro que calculou a rede.... O autor do projecto.
  3.  # 3

    O autor do projecto fui eu e quem calculou a rede foi o Sr. inginheiro pedreiro/eletricista/canalizador.

    O problema não é na minha casa.Isto é zona de moradias e o problema de falta de pressão nota-se em toda a zona, mesmo na água fria. As casas térreas safam-se...aquelas com mais do que um piso sofrem deste mal. Deve ser por isso que há por aqui diversas empresas de vendas de bombas de água :)
    Seja como for obrigado pelo esclarecimento.
  4.  # 4

    Não é por colocar 2.acumuladores que vai ter mais pressão.

    Pergunte aos serviços.qual a pressão na rede e se tiver menos de 2kg 2.5kg coloque um depósito e bombas
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

    Vou colocar uma bomba. Creio ser o mais fácil.
  6.  # 6

    Colocado por: AlbamanVou colocar uma bomba. Creio ser o mais fácil.

    Já mediu a pressão da rede à entrada do contador? meça e tire daí as suas conclusões.

    Mas como lhe disse, o TE não é sensivel a essas quebras de pressão de agua, vai sempre ter agua quente disponivel.
    • SrR
    • 6 agosto 2021

     # 7

    Colocado por: AlbamanVou colocar uma bomba. Creio ser o mais fácil.
    bomba e depósito
  7.  # 8

    Colocado por: Pedro Barradas
    Já mediu a pressão da rede à entrada do contador? meça e tire daí as suas conclusões.

    Mas como lhe disse, o TE não é sensivel a essas quebras de pressão de agua, vai sempre ter agua quente disponivel.


    Teria que ir comprar um manómetro de propósito. Será que um manómetro de 20/30 euros é fiável?
  8.  # 9

    Colocado por: AlbamanSerá que um manómetro de 20/30 euros é fiável?

    Eu tenho no meu contador uma valvula reguladora de pressão da CALEFFI, custou 70€ e tras um manómetro integrado.
    Noutra casa Tenho um pre-filtro metalico dotado de manometro, custou menos de 40€, não tenho razões para duvidar.

    PS: Qq canalizador tem um equipamento de medida, até porque tem de efectuar o teste de carga na rede. Não se esqueça desse pormaior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Albaman
  9.  # 10

    Ok. Quando for à obra vou questioná-los sobre o assunto da pressão.
 
0.0145 seg. NEW