Iniciar sessão ou registar-se
    • jmfa
    • 16 dezembro 2009 editado

     # 1

    Boa noite amigos
    Pretendo revestir o interior da lareira dos meus pais com uma caixa de cobre com água lá dentro e a partir dai fazer com que a água aquecida pela lenha, circule em tubos de cobre para radiadores.
    Mas tenho algumas duvidas se isto pode funcionar bem, e se o custo final do material (mão de obra, família) compensa. O Tamanho da cozinha é de 40m2 e é para levar 3 radiadores pequenos.
    Outra das dúvidas é, se mesmo tendo um respiro para a caixa de cobre, não tem o perigo de a mesma explodir ou de furar com o calor.
    Qual a espessura indicada para a caldeira em cobre?
    Outra das dúvidas é de como meter a água a circular.
    qual
    Aceitam-se ideias e sugestões de bom grado 
    • jmfa
    • 16 dezembro 2009

     # 2

    Amigo aprendiz2
    Obrigado por teres respondido, podias explicar como funciona o sistema da água por gravidade.
    • eu
    • 16 dezembro 2009

     # 3

    Caro jmfa,

    Isto de inventar é sempre complicado e na maior parte das vezes dá asneira.

    No entanto, existe uma outra forma mais simples de fazer o que pretende, com menor hipótese de falhas: em vez de uma caldeira na lareira, faça uma serpentina de cobre, com uns 3 metros, e instale-a no interior da chaminé.
    • jmfa
    • 16 dezembro 2009 editado

     # 4

    Boa ideia amigo eu
    Vai ser por ai que vou continuar com a ideia. Podias alongar mais a ideia? Pretendo meter 3 radiadores e meter uma torneira no tubo de cobre que vai passar em cima da banca da cozinha.
    Será que da para meter a circular a água por gravidade como diz o amigo aprendiz2 ou tem que ser com um circulador?
    • eu
    • 16 dezembro 2009

     # 5

    A circulação tem que ser forçada. Esta solução funciona, mas a serpentina tem que ter um tamanho apropriado e a lareira tem que produzir bastante ar quente.
    • jmfa
    • 16 dezembro 2009

     # 6

    Qual a medida ideal do tubo para fazer a serpentina e qual as medidas do tubo que leva a agua para os radiadores?
    O circuito da água deve ser fechado? Isto é, deve sair a água quente na saída numa saída e ao mesmo tempo a água que já esta morna ou fria, entrar ou passar na serpentina.
    • jmfa
    • 16 dezembro 2009

     # 7

    Amigo aprendiz2
    Qual o preço final mais ou menos de uma brincadeira destas?
    a base da grelha iria complicar a retirada de cinzas e a limpeza no geral
    Eu sou do grande porto.
    • jmfa
    • 18 dezembro 2009

     # 8

    Amigo aprendiz
    Aconselhadas a fazer o resto do percurso da água com tubo em inox ou em cobre?
    Que tipo de bomba usa para fazer circular a água?
    Tens ideia de onde se pode comprar uns radiadores baratos e eficazes para fazer esta brincadeira?
    Pretendo compensar a água que se evapora com entrada de água automática, isto é de alguma forma fazer que depois de descer de um determinado nível a agua entre e quando tiver água suficiente se torne a desligar e dessa forma automatiza fazer com que a água quando ficar menos quente nos radiadores se ligue o motor e que faça circular até entrar a água quente nos radiadores.
 
0.0132 seg. NEW