Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Este forum já me tem ajudado e muitas dúvidas já esclareci com tópicos existentes, mas para este assunto não consegui encontrar nada concreto.

    No terreno junto à casa (moradia de 2 frentes), está a ser construída encostada uma moradia de 3 frentes. Passou agora na fase de levantamento de paredes e estão a começar a rasgar para tubos eléctricos, etc.
    No entanto, percebi que a parede encostada à minha casa é apenas uma parede simples de tijolo de 15.
    A minha tem parede dupla.
    Gostava de saber se isto é permitido? Não é obrigatório que as paredes encostadas entre casas sejam paredes duplas? Ou seja, 2 paredes duplas?

    Caso seja, qual a melhor forma que devo prosseguir para tentar resolver a situação, ou seja, quais os primeirospassos a dar?
    Obviamente, após abordar primeiramente o construtor.

    Obrigado,
    Miguel Pinto
  2.  # 2

    Não pode fazer nada mas certamente não cumpre o projeto acústico nem térmico.
  3.  # 3

    A minha casa (2 frentes junto a outras com 2 frentes, todas em banda) é assim. Mas já é de outro tempo...

    Em níveis normais sonoros (conversa em tom decente) não se ouve nada mesmo sem isolamento.

    Mas nós tempos que correm desconheço as regras se em paredes meias é obrigatório ser dupla, mas obrigatório passar na acustica.

    Resta saber como é que a acustica é feita, é do piso de cima para o de baixo na casa que está a ser construída, ou vão pedir a um vizinho para participar na medição medição ceder a essa a casa?

    Já agora, poderá dar se o caso de além de levar o tijolo de 15, levar lá de rocha e pladur a seguir?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MiguelQV
  4.  # 4

    Poderá mas para isso não abriam roços
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MiguelQV
  5.  # 5

    Pois, também me parece que não será para levar.
    Vou ver se consigo esclarecer com o eng. da obra.

    Desconhecendo a obrigatoriedade de paredes encostadas terem ser duplas, acho que a parede encostada deveria se manter intacta e não com tubagem.

    Mesmo que seja permitido parede única....
    Caso não esteja em cumprimento com o projeto acústico nem térmico, posso sempre expor situação e reclamar à entidade urbanística para inspecção, certo?

    É possível consultar os projectos da obra na Gaiurb para verificar o que está previsto e foi aprovado?
  6.  # 6

    A parede será única, mas cada um faz a sua e faz dela o que entender
  7.  # 7

    Não pode reclamar de nada vai haver técnicos que vão assinar a dizer que cumpre tudo e os ensaios também vão cumprir
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

    Colocado por: MiguelQVNo entanto, percebi que a parede encostada à minha casa é apenas uma parede simples de tijolo de 15.

    Até podia ser de tijolo de 11, você se está preocupado com a acústica devia de ter pensado nisso quando fez a sua casa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

    Colocado por: Picareta
    Até podia ser de tijolo de 11, você se está preocupado com a acústica devia de ter pensado nisso quando fez a sua casa.


    Estou preocupado com fazerem minimamente as coisas bem. E estando a construir encostado à minha casa, acho que estou no meu direito.

    Quem disse que não foi tido em conta isolamentos? Foi, tendo em conta o que se fazia na altura em que foi construída, 1996. Paredes duplas com caixa de ar e com isolamento...não sou da área p/ especificar.
    Só este ano começaram a construir ao lado e pelo que acompanho, neste caso as diferenças em termos de construção, face à diferença temporal, são quase inexistentes.
  10.  # 10

    Colocado por: RicardoPortoNão pode reclamar de nada vai haver técnicos que vão assinar a dizer que cumpre tudo e os ensaios também vão cumprir
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Obrigado.
    Pois, percebo...é pena.
    Depois, por estes motivos a construção não se livra de uma má percepção das pessoas.

    São necessários projectos para tudo e mais alguma coisa...e concordo, mas depois alguns atalham, fazem o que querem e está tudo bem.
    Não quer dizer que seja o caso, pois ainda não conheço pormenor do que está aprovado.

    Mesmo assim, se houver motivo para expor a situação, vou fazê-lo na mesma.

    A dúvida principal era mesmo se era obrigatório paredes duplas, já percebi que não.
  11.  # 11

    A pergunta pertinente é a preocupação também. Se alguém souber responder agradeço só para conhecimento.

    Mas como referido, os testes até são feitos sao material certificado etc, já o resultado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MiguelQV
  12.  # 12

    Ainda não entendi.. que querem que se responda.
    Há muita forma de fazer paredes divisórias entre fogos de habitação para cumprir os requisitos técnicos.

    No caso das geminadas, um dos pormenores mais importantes é assegurar o desacoplamento entre ambas as estruturas. Basta interpor um EPS com 20mm. Diminui o risco de transmissão de ruídos de percussão...
    Se tem preocupações, fale com o dono da obra... Concerteza que ele também não o quererá ouvir a si.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MiguelQV
  13.  # 13

    Acho que respondeu...
    E penso que a dúvida era simples: se era obrigatório paredes duplas entre moradias.
    Com o aumento de exigências, achei que seria o minimo preciso para cumprir algum requisito.

    Pelas respostas, não será obrigatório e "há muita forma de fazer paredes divisórias entre fogos de habitação para cumprir os requisitos técnicos"

    Está assegurado o desacoplamento que refere.

    A casa a construir é para alugar e quanto a falar com o construtor, foi algo que disse ir fazer no primeiro post.

    Fica por depois saber se o que está a ser feito vai de acordo ao que está nos projetos.

    Obrigado.
  14.  # 14

    Colocado por: MiguelQVE penso que a dúvida era simples: se era obrigatório paredes duplas entre moradias.

    Vai sempre ter parede dupla/ tripla/ quadrupla, etc... Contando com a sua + a do vizinho... ;)
    Isto não há receitas... há muita maneira de virar frangos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MiguelQV
 
0.0115 seg. NEW