Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde

Comprei uma casa de banco. Moradia isolada com terreno, toda murada. Soube que um bocado de terreno dentro dos muros da moradia não pertence a compra que fiz. Aceitei porque queria mesmo ficar com a casa. A questão e que ninguém sabe de quem e aquele bocado de terreno, os vizinhos dizem que foi construída assim e sempre pertenceu aos antigos Proprietarios (que segundo imobiliária faleceram a 12 anos). Não há nenhum acesso ao bocado de terreno a não ser entrando pelos portões da casa que comprei. O que posso fazer para saber de quem será? Tenho a caderneta predial com área de x M2 terreno e certidão teor com y M2 terreno. Como poderei regularizar?
  2.  # 2

Não faça nada. Julgo que até que por lei esles podem ser obrigados a vender-lhe esse pedaço.
    Mas, se realmente, ninguém o incomoda, deixe ficar.
    • Diii
    • 10 agosto 2021

# 3

Colocado por: Msousa31Boa tarde

Comprei uma casa de banco. Moradia isolada com terreno, toda murada. Soube que um bocado de terreno dentro dos muros da moradia não pertence a compra que fiz. Aceitei porque queria mesmo ficar com a casa. A questão e que ninguém sabe de quem e aquele bocado de terreno, os vizinhos dizem que foi construída assim e sempre pertenceu aos antigos Proprietarios (que segundo imobiliária faleceram a 12 anos). Não há nenhum acesso ao bocado de terreno a não ser entrando pelos portões da casa que comprei. O que posso fazer para saber de quem será? Tenho a caderneta predial com área de x M2 terreno e certidão teor com y M2 terreno. Como poderei regularizar?

Comigo, ninguém sabia que havia uma parcela que não pertencia à compra. Por acaso, como as áreas não coincidiam (área do artigo a vender Vs área do terreno murado), verificamos que existia uma parcela rústica (numa zona só de urbanos) sem nunca ter feito parte de nenhum testamento. Dissemos que só compravamos se esse artigo estivesse corrigido e se tb passasse para nosso nome.

A área do seu artigo não está correcta com a área física (área murada)? Se não, qual a diferença? Isto para saber se a área que diz não estar incluída na compra é muito grande.

Fez a escritura no banco (plataforma legal)? Se sim, normalmente eles são do mais minucioso possível, pedem mais documentação do que se fizer em casa pronta (directamente com a conservadora)...

Informe-se nas finanças e no registo predial... Se tiver registado, saberá a quem pertence e depois verá como resolver a situação.

Boa sorte!
  3.  # 4

Como a casa pertence a um banco eles não tem muito interesse, apenas dizem que a escritura será feita com área de caderneta diferente da área da certidão.

Não me recordo ao certo da diferença mas são seguramente uns 70/80m2
    A escritura será feita em cartório a partida pois recorri a crédito habitação e no caso e o banco que vai marcar, ainda só tenho cpcv.

Sei que a imobiliária detentora das chaves da casa também tentou perceber o motivo pelo qual assim estava e não conseguiram nada. Disseram me que antigamente era normal comprar se partes de terrenos e fazer acordos verbais e possivelmente era isso que tinha acontecido.

A escritura está próxima e tenho receio que depois apareca alguém ou herdeiro que pensem que estou de má fé a apropriar me de algo que não e meu legalmente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diii
    • Diii
    • 10 agosto 2021

# 5

Colocado por: Msousa31Como a casa pertence a um banco eles não tem muito interesse, apenas dizem que a escritura será feita com área de caderneta diferente da área da certidão.

Não me recordo ao certo da diferença mas são seguramente uns 70/80m2
    A escritura será feita em cartório a partida pois recorri a crédito habitação e no caso e o banco que vai marcar, ainda só tenho cpcv.

Sei que a imobiliária detentora das chaves da casa também tentou perceber o motivo pelo qual assim estava e não conseguiram nada. Disseram me que antigamente era normal comprar se partes de terrenos e fazer acordos verbais e possivelmente era isso que tinha acontecido.

A escritura está próxima e tenho receio que depois apareca alguém ou herdeiro que pensem que estou de má fé a apropriar me de algo que não e meu legalmente

Só se for mesmo por ser imóvel do banco... pois noutro caso a plataforma legal é super rígida em relação aos documentos. No meu caso (demorei 8 meses a fazer escritura para que os vendedores conseguissem ter os papeis organizados), nem conseguia fazer pela plataforma com tantos papéis e entraves. Fiz directamente com a conservadora depois de a colocar ao corrente do processo e com todos os registos em conjunto!

Penso que o banco só será proprietário da parte que lhe vá vender... porque de outra forma resolveria.

Tente saber na conservatória ou finanças a quem pertence. Ligue, seja chato... Tem de saber essa info. Aliás... Acho até que quem lhe devia fazer "esse trabalho" era a imobiliária! ;)

E tente saber se é rústico ou urbano... Sendo rústico, penso que todas as partes confinantes podem exercer ou abdicar do direito de preferência. Mas com td a certeza haverá aqui no fórum alguém com mais conhecimentos nesta área!

Tudo de bom!
  4.  # 6

Desculpe a pergunta mas demorou 8 meses a fazer escritura só pelas áreas estarem diferentes?
    Agora estou ainda mais preocupada, será melhor ir a um advogado?
    • Diii
    • 10 agosto 2021

# 7

Colocado por: Msousa31Desculpe a pergunta mas demorou 8 meses a fazer escritura só pelas áreas estarem diferentes?
    Agora estou ainda mais preocupada, será melhor ir a um advogado?

Sim... 8 meses.
    Após levantamento topográfico, detectou-se uma diferença de área de 300 metros.
    Tentou-se rectificar, mas pelos vistos esses 300 m correspondiam a um artigo rústico que não tinha feito parte de testamentos e afins. Logo tiveram de arranjar certidões de óbito, casamento, habilitações de herdeiros e tudo o mais. Foram a cemitérios, igrejas, conservatórias, etc... Mas foi um trabalho feito pela imobiliária! Essa área passou a novo artigo, desta vez urbano!
    Tiveram de parte a parte (vendedores e compradores) o máximo de compreensão e paciência!
    Houve uma altura em que pensava "Será que é este mês?"... passado algum tempo já pensava "Quando tiver de ser, será".

Como demoraram, deram-me entretanto a chave para pedir orçamentos e afins.

Mesmo assim, só iniciarei as obras lá para o final do mês pois todos os profissionais estão cheios de trabalho!

Demora sempre mais agora com as necessárias marcações devido ao Covid!

Pelo que disse, consegue fazer a escritura na mesma... Tem de ver é a quem pertence os 80 m2.
    A imobiliária que trate disso!

Questione tb o banco... Como proprietário do imóvel tem td o interesse em resolver.

Tenha calma, que há sempre maneira de resolver! ;)

... Acho difícil que apareça alguém a reivindicar o terreno... Mas tal como você, quis colocar tudo OK antes de escriturar! Tive da parte da imobiliária o melhor serviço prestado que me lembro! Foram impecáveis! Peça suporte à imobiliária...
  5.  # 8

Aqui a problema e que são duas imobiliárias, a que tem as chaves e a que me mostrou efetivamente a casa (fazem partilha de comissão).
    No caso, possivelmente por ser casa do banco, nunca houve interesse por parte da imobiliária que tem as chaves e que consequentemente e quem trata de tudo com o banco. Nem tinham muito interesse em vender me a casa visto que tinham muitos interessados, estive mais de um mês para assinar cpcv, portanto duvido que ajudem mas vou ver. Obrigada pela ajuda
    • Diii
    • 11 agosto 2021

# 9

Colocado por: Msousa31Aqui a problema e que são duas imobiliárias, a que tem as chaves e a que me mostrou efetivamente a casa (fazem partilha de comissão).
    No caso, possivelmente por ser casa do banco, nunca houve interesse por parte da imobiliária que tem as chaves e que consequentemente e quem trata de tudo com o banco. Nem tinham muito interesse em vender me a casa visto que tinham muitos interessados, estive mais de um mês para assinar cpcv, portanto duvido que ajudem mas vou ver. Obrigada pela ajuda

Eles interesse em vender tem... E já que assinou contrato agora eles tem de resolver. Não colocou nada no CPCV em relação a este assunto? Devia ter colocado uma cláusula que a salvaguardasse? Não sei..
    De qualquer forma... Mesmo sem esses 70/80 m o imóvel tem interesse para si? Se sim, bola para a frente! O mais provável é nunca ninguém dizer nada... deve ter ficado esquecido no tempo! ;)

Pensamentos positivos atraem coisas boas ;)

E falar directamente com o banco?
    De qualquer sucursal entram em contacto com e gestora que tem a seu cargo esse imóvel!
    Se apanhar alguém que não a ajude, tente outra sucursal pois apanhou um mau profissional!

Boa sorte!

0.0098 seg. NEW