Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: nunomirandaem umas vigas de madeira bem bonitas e vai-lhe esperar com plástico a imitar madeira?" vou ter que passar tubos de agua para aquecimento central e cablagem, e como é uma cozinha penso que será mais fácil de limpar.

É só estudar o caminho dos cabos / tubos para passar entre as traves e meter tecto falso apenas entre as traves também.

Colocado por: nunomirandaA parede em tijolo teve que ser feita porque por baixo das pedras em granito é roço, ou seja é pedra de fraca qualidade que se desfaz ao toque. Agradeço o seu comentário, mas antes de falar pode perguntar para que foi feita a parede, digo eu...

A pedra é de fraca qualidade e meteu tijolo cerâmico? Aquilo vai partir tudo com o peso, era usar o mesmo tipo d e pedra do resto da parede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunomiranda
    •  
      RRoxx
    • 9 agosto 2021 editado

# 22

Colocado por: nunomirandaApenas vim questionar porque eu não sou engenheiro civil, e foi ideia do construtor mas notei que estava vergar um pouco e notei que no lado da escada também reparei numas rachas no cimento onde está a vigota.

Sinceramente não sei qual é o problema em questionar, não é para isso que serve este forum?

Não é problema nenhum questionar, mas São tantas e tão óbvias, que o já passou a fase dos paninhos quentes. Os donos de obra, como o Nuno, são absolutamente inconscientes, essas misérias que se fazem só são possíveis porque os donos de obra aceitam a incompetência com normalidade. se está a mexer na estrutura do piso não acha normal fazer pelo menos meia dúzia de contas?

Ou acha que o estarola que fez isso tem competência para validar uma solução para esse apoio?

Quando vai ao médico também acha normal que o tipo da recepção lhe diga a doença que tem e se proponha ele a fazer o arranjo?
  2.  # 23

Colocado por: RRoxx

Não é problema nenhum questionar, mas São tantas e tão óbvias, que o já passou a fase dos paninhos quentes. Os donos de obra, como o Nuno, são absolutamente inconscientes, essas misérias que se fazem só são possíveis porque os donos de obra aceitam a incompetência com normalidade. se está a mexer na estrutura do piso não acha normal fazer pelo menos meia dúzia de contas?

Ou acha que o estarola que fez isso tem competência para validar uma solução para esse apoio?

Quando vai ao médico também acha normal que o tipo da recepção lhe diga a doença que tem e se proponha ele a fazer o arranjo?

A agora eu é que sou inconsciente? Eu nunca aceitei isto. Seria melhor ficar parado e não fazer nada? Eu não moro nesta casa, e quando lá fui ver a obra foi o que eu encontrei, e questionei o construtor e ele disse-me que estava bem, mas nunca aceitei essa explicação. Foi por isso que perguntei a um Engenheiro e vim também aqui perguntar neste fórum.
    Penso que seria o construtor a verificar estas questões estruturais com um Engenheiro, afinal pago para quê?
    Quando você compra um carro, também vai perguntar a um engenheiro mecânico para analisar a estrutura do carro, ou é o fabricante que trata disso?

Eu até podia nem estar cá em Portugal para ver estas coisas...

Toda a gente sabe que um recepcionista nunca lhe vai dizer nada sobre uma doença, é uma comparação absurda.
    O que mais podia era queixar-se a um enfermeiro e ele sim teria obrigação de perguntar a um médico.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  3.  # 24

Colocado por: nunomirandaPenso que seria o construtor a verificar estas questões estruturais com um Engenheiro, afinal pago para quê?

Paga para construir o que está em projecto. Tem projecto disso?
  4.  # 25

Não sabia a partida que ia fazer a escada? Ou foi invenção do empreiteiro?
  5.  # 26

Colocado por: nortenho66
    Paga para construir o que está em projecto. Tem projecto disso?

Pois não tenho, na altura não sabia que era necessário projeto para adicionar escadas, o construtor também nunca me falou nisso. A maior parte da remodelação foi apenas pintar, arranjar algumas tábuas do chão, e fazer uma cozinha onde era a antiga cave com a escada.
  6.  # 27

Colocado por: nunomirandaPenso que seria o construtor a verificar estas questões estruturais com um Engenheiro, afinal pago para quê?

O Construtor não tem essa obrigação,.excepto se contratualizado especificamente. O construtor só faz o que está em projecto.

Esse artista o que devia ter feito era pedir projecto para fazer o reforço e não essa marosca que aí tem. E sim, era sua responsabilidade fornecer esse projecto (com a excepção do acima mencionado).
  7.  # 28

Colocado por: RRoxxNão sabia a partida que ia fazer a escada? Ou foi invenção do empreiteiro?
    Sim era para fazer escada, foi ideia minha para dar acesso ao piso superior, mas não sabia que era necessário licenciamento.
  8.  # 29

A lei diz que para intervir na estrutura de uma casa, como é o seu caso, precisa de projeto e licenciamento. O desconhecimento da lei não serve de desculpa.

Também o pato bravo que você arranjou para fazer a obra não ajudou nada. Que documentação é que lhe pediu antes de ele iniciar os trabalhos?
    Concordam com este comentário: RRoxx, monte1ro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: monte1ro
  9.  # 30

Colocado por: nunomiranda

Pois não tenho, na altura não sabia que era necessário projeto para adicionar escadas, o construtor também nunca me falou nisso. A maior parte da remodelação foi apenas pintar, arranjar algumas tábuas do chão, e fazer uma cozinha onde era a antiga cave com a escada.

Pois, o empreiteiro fez como lhe apeteceu. Cabe ao DO contratar técnicos para fazer o projecto. O empreiteiro que pare de fazer borrada, chame um técnico e faça um projecto para isso.
    • nvale
    • 9 agosto 2021 editado

# 31

Colocado por: nunomirandaSim era para fazer escada, foi ideia minha para dar acesso ao piso superior, mas não sabia que era necessário licenciamento.

em causa não está o "licenciamento" mas sim o projeto "com contas" sobre a alteração e reforço da estrutura e adequação ao que pretende...
    Mas enfim, o mal está feito e deve e muito bem tentar remendar. Solicite ajuda de um engenheiro.
    • CM2021
    • 9 agosto 2021 editado

# 32

"O chão abateu por causa dessas alterações ou estava já com problemas a esse nível?" O chão já tinha desnivel junto à escada e no lado oposto também.
    Não abateu no meio penso que por ter uma viga grossa em madeira.

" Como pretende fazer o acabamento do tecto? O pé parece um pouco baixo.." Em baixo ficará uma cozinha e no teto irá levar lambril talvez em PVC a imitar a madeira. De facto não é muito alto, penso que tem cerca de 2.3m

Se calhar precisa de reforço nas laterais, diferente do que está feito. Penso que junto à escada onde foi aberto também costuma levar reforço.

Se limpar e tratar a madeira, pode ficar bonito, além de ganhar uns centímetros em altura, de contrário é capaz de ficar claustrofóbico. Em casas antigas com pé baixo vê-se muito esse tipo de abordagem. No seu caso, as madeiras até estão com bom aspecto. Há quem pinte de branco para ficar mais luminoso, depende do gosto. Mas concordo que é uma pena colocar PVC.

0.0183 seg. NEW