Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite, gostaria de tirar algumas dúvidas.

Estou a reconstruir parte de uma casa antiga e teve que ser aberto o chão de madeira para dar passagem da cave (que se vai tornar numa cozinha) para o piso de cima onde se encontram os quartos. Ao faze-lo foram cortados alguns caibros.

Para dar suporte ao piso foi adicionado um pilar em betão e uma vigota.

Na direcção oposta foi adicionada outra vigota para fazer subir o piso um pouco (cerca de 2cm) visto que este se encontrava com um pouco de desnível. Neste momento a vigota está assente no pilar e na parede e com suportes verticais.

Ou seja é um formato em T, sendo um dos lados a vigota é mais comprida do que o outro.

Quando foi adicionado a vigota no lado em que o piso estava um pouco desnivelado a parede no piso superior rachou um pouco mas neste momento encontra-se em bom estado.

A minha questão é a seguinte, queria saber se as vigotas serão suficientes para dar sustentação ao piso no local onde vai ficar a escada, visto que os caibros estão a ser suportados pela vigota, e no lado onde o piso subiu 2cm, ao retirar os suportes será que irá voltar a rachar? Seria melhor ter sido colocada uma viga em aço ou em betão armado por exemplo 20cm*20cm ?

Bem haja a todos.

• SrR
    • 8 agosto 2021

# 2

Isso merecia aí umas vigas I
    Concordam com este comentário: nunomiranda, Ultrabasslx
    • SrR
    • 8 agosto 2021

# 3

Ou ate uma viga lamelada
  2.  # 4

Colocado por: SrRIsso merecia aí umas vigas I
    Concordam com este comentário:nunomiranda

Pois foi o que eu já pensei. Já falei com o empreiteiro mas disse-me que não haverá problema.
    Mas acho que ao retirar os suportes o piso irá ceder novamente, e no lado da escada penso que já está a ceder um pouco...
    • SrR
    • 8 agosto 2021

# 5

Colocado por: nunomiranda

Pois foi o que eu já pensei. Já falei com o empreiteiro mas disse-me que não haverá problema.
    Mas acho que ao retirar os suportes o piso irá ceder novamente, e no lado da escada penso que já está a ceder um pouco...
    isso tem que ver com um engenheiro de estabilidade, não pode ser a olhometro
    Concordam com este comentário: josealmeida, Joao Dias
  3.  # 6

Essa vigota está uma cagada, tem que ser retirada e substituída por uma viga de madeira ou viga metálica.
    Concordam com este comentário: Ultrabasslx, Joao Dias, RRoxx, Pedro Barradas, nunomiranda
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RicardoPorto, nunomiranda
  4.  # 7

Que grande m**** que para aí vai.

O melhor conselho que lhe posso dar (como eng. de estruturas) é contratar um eng. de estruturas para ir aí ter uma conversa com o empreiteiro.

Isso não é seguro. De todo.
    Concordam com este comentário: Ultrabasslx, nunomiranda, Joao Dias, RRoxx, Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunomiranda
  5.  # 8

Colocado por: josealmeidaQue grande m**** que para aí vai.

O melhor conselho que lhe posso dar (como eng. de estruturas) é contratar um eng. de estruturas para ir aí ter uma conversa com o empreiteiro.

Isso não é seguro. De todo.
    Concordam com este comentário:Ultrabasslx,nunomiranda
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nunomiranda

Concordo consigo.
    Acho que ao retirar as escoras o piso e a vigota vão ceder um pouco e rachar novamente as paredes no piso superior.
  6.  # 9

Que grande borrada que fizeram aí. Isso tem de lavar uma viga de madeira ou metálica dimensionada para o efeito.
    •  
      RRoxx
    • 9 agosto 2021 editado

# 10

Esta gente não sabe o que é um momento flector, um esforço tranverso, etc... põe-se a inventar a e a brincar as obras e dá sempre cagada.

Isso está muito bom, tire os escoramentos e deite-se la em cima, voce o "empreiteiro" e quem inventou essa ideia espectacular.

Só não lhe falo do engenheiro, porque voce não contratou nenhum seguramente.

Colocado por: nunomirandaPois foi o que eu já pensei. Já falei com o empreiteiro mas disse-me que não haverá problema.

Se o homem diz que está bom, porque raio vem perguntar? Não confia em quem contrata?
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  7.  # 11

Se o homem diz que está bom, porque raio vem perguntar? Não confia em quem contrata?

Contratou em boa fé, mas face ao trabalho que está à vista, começa a questionar (e bem). Perfeitamente aceitável, não?

@nunomiranda por curiosidade, poderia colocar fotos do que foi alterado junto à escada? O chão abateu por causa dessas alterações ou estava já com problemas a esse nível?

A casa é antiga, mas as madeiras até têm bom aspecto. Como pretende fazer o acabamento do tecto? O pé parece um pouco baixo...
  8.  # 12

.. que **** é essa!?
    Concordam com este comentário: RicardoPorto, josealmeida
  9.  # 13

Colocado por: RRoxxEsta gente não sabe o que é um momento flector, um esforço tranverso, etc... põe-se a inventar a e a brincar as obras e dá sempre cagada.

Isso está muito bom, tire os escoramentos e deite-se la em cima, voce o "empreiteiro" e quem inventou essa ideia espectacular.

Só não lhe falo do engenheiro, porque voce não contratou nenhum seguramente.

Concordam com este comentário:Joao Dias

Bom dia, o piso já tinha um pouco de desnível e foi ideia do construtor para corrigir esse desnível, só soube quando tinha já colocado a vigota.

No lado da escada os caibros foram cordatos e foi por isso que colocaram essa vigota.

Apenas vim questionar porque eu não sou engenheiro civil, e foi ideia do construtor mas notei que estava vergar um pouco e notei que no lado da escada também reparei numas rachas no cimento onde está a vigota.

Sinceramente não sei qual é o problema em questionar, não é para isso que serve este forum?
  10.  # 14

Colocado por: CM2021

Contratou em boa fé, mas face ao trabalho que está à vista, começa a questionar (e bem). Perfeitamente aceitável, não?

@nunomiranda por curiosidade, poderia colocar fotos do que foi alterado junto à escada? O chão abateu por causa dessas alterações ou estava já com problemas a esse nível?

A casa é antiga, mas as madeiras até têm bom aspecto. Como pretende fazer o acabamento do tecto? O pé parece um pouco baixo...

"O chão abateu por causa dessas alterações ou estava já com problemas a esse nível?" O chão já tinha desnivel junto à escada e no lado oposto também.
    Não abateu no meio penso que por ter uma viga grossa em madeira.

" Como pretende fazer o acabamento do tecto? O pé parece um pouco baixo.." Em baixo ficará uma cozinha e no teto irá levar lambril talvez em PVC a imitar a madeira. De facto não é muito alto, penso que tem cerca de 2.3m
  11.  # 15

Colocado por: nunomirandaEm baixo ficará uma cozinha e no teto irá levar lambril talvez em PVC a imitar a madeira. De facto não é muito alto, penso que tem cerca de 2.3m

Tem umas vigas de madeira bem bonitas e vai-lhe esperar com plástico a imitar madeira?

Tem ali uma parede de pedra com tijolo pelo meio? Que salgalhada.
    Concordam com este comentário: VNDO
  12.  # 16

Colocado por: nunomirandaEm baixo ficará uma cozinha e no teto irá levar lambril talvez em PVC a imitar a madeira.

Meta madeira, deixe lá os plásticos. e mande remover aquele "reforço"
    Aquilo não é nada.
  13.  # 17

Colocado por: nortenho66
    Tem umas vigas de madeira bem bonitas e vai-lhe esperar com plástico a imitar madeira?

Tem ali uma parede de pedra com tijolo pelo meio? Que salgalhada.

"Tem umas vigas de madeira bem bonitas e vai-lhe esperar com plástico a imitar madeira?" vou ter que passar tubos de agua para aquecimento central e cablagem, e como é uma cozinha penso que será mais fácil de limpar.

"Tem ali uma parede de pedra com tijolo pelo meio? Que salgalhada." A parede em tijolo teve que ser feita porque por baixo das pedras em granito é roço, ou seja é pedra de fraca qualidade que se desfaz ao toque. Agradeço o seu comentário, mas antes de falar pode perguntar para que foi feita a parede, digo eu...

Bem haja!
  14.  # 18

Colocado por: Pedro Barradas
    Meta madeira, deixe lá os plásticos. e mande remover aquele "reforço"
    Aquilo não é nada.

Já falei com o construtor ele vai retirar a vigota. Hoje ainda vou falar com um engenheiro para ir ver a obra.
    O PVC até foi ideia do construtor para ser mais fácil de limpar e de manutenção, a minha ideia até era madeira.
  15.  # 19

Colocado por: nunomirandaO PVC até foi ideia do construtor para ser mais fácil de limpar e de manutenção, a minha ideia até era madeira.

Tenha cuidado com esse construtor.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  16.  # 20

não se esqueça de aplicar um isolamento acustico entre pisos...
    Concordam com este comentário: nunomiranda

0.0238 seg. NEW