Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    No meio disto tudo já alguem observou em concreto, no terreno, casos em que surgiram problemas devido a condensações no isolamento?
  2.  # 82

    Colocado por: Sergio12Neste caso, fita adesiva e espuma não são necessárias entre as placas (isso irá aliviar a pressão do vapor); nenhuma barreira de vapor é necessária - o vapor deve sair para o espaço sob o telhado


    Então mas isso não diminuiria a eficiência do isolamento devido á passagem do ar pelas juntas das placas?
    • RUIOLI
    • 12 agosto 2021 editado

     # 83

    E que tal fazer-mos uma task force ou em PT tasca à força para procurarmos no Dr. Google um software online para calcular o risco de condensação, assim fazíamos simulações em vez de deitarmos conversa fora. Confesso que já tentei, mas foi a correr não tive sucesso.

    Parece que até o CYPE calcula isto...
  3.  # 84

    Parece que o Passive Hoouse Institut tem uma parte do PHPP que trata deste assunto, talvez por isso o meu projetista PH tenha dito que não era necessário:
    https://passipedia.org/_media/picopen/sinfonia_d47_annex-b_condensation_tool_manual_phi.pdf
  4.  # 85

  5.  # 86

    Colocado por: RUIOLIE que tal fazer-mos uma task force ou em PT tasca à força para procurarmos no Dr. Google um software online para calcular o risco de condensação, assim fazíamos simulações em vez de deitarmos conversa fora. Confesso que já tentei, mas foi a correr não tive sucesso.

    O Anonimo110722 já colocou aqui dezenas de exemplos de diagramas com a localização do ponto de orvalho em função das características das paredes, fazia isso num site alemão, e eu já não sei qual é.
    Concordam com este comentário: RUIOLI, zinna
  6.  # 87

    Colocado por: PicaretaO Anonimo110722 já colocou aqui dezenas de exemplos de diagramas com a localização do ponto de orvalho em função das características das paredes, fazia isso num site alemão, e eu já não sei qual é.


    Esse é o caminho... contas!
  7.  # 88

    https://pt.styrostone.com/valor-r.html?idioma=pt_pt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  8.  # 89

    Colocado por: ricardo.rodrigues
    Pois, é por ai. Só que tem que considerar que a face do isolamento térmico na qual a bpv encosta é a face quente.

    Por isso é que funciona. Consegue evitar que o vapor quente migre até à face fria do isolamento, onde iria condensar.


    Pelo exemplo que estamos a discutir (do caso do user Eu), não funciona porque segundo ele (penso não estar enganado), a condensação apareceu por baixo das placas junto à laje, daí toda esta discussão.
  9.  # 90

    Colocado por: manelvchttps://pt.styrostone.com/valor-r.html?idioma=pt_pt
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RUIOLI

    Seria interessante se o user Eu conseguisse dizer que camadas tem no caso dele (que é um caso prático). Camadas e temperaturas quando a condensação acontece.
  10.  # 91

    Fiquei genuinamente confuso com toda esta questão. Por um lado diz-se que a bpv é necessária, por outro que não serve para nada. Também já ouvi dizer que só se justifica em climas frios ou que pode fazer mais mal do que bem. Daí a importância das contas que parecem bastante complexas e com dezenas de variaveis que não são fáceis de aferir.

    E o que faz um instalador de isolamentos ou empreiteiro confrontado com situações semelhantes no terreno?

    Fico sem saber até que ponto me compensa tirar todas as placas que já estão fixas e investir na bpv que nem é nada barata.

    Entretanto vão estar mais de 40 graus este fim de semana e a casa é um autentico forno! Com a maria grávida vai ser bonito.
  11.  # 92

    Colocado por: Pedro.BarretoPor um lado diz-se que a bpv é necessária,

    Como tudo, é necessária numas situações, desnecessário noutras.


    Colocado por: Pedro.Barretopor outro que não serve para nada


    Se for colocada no sítio errado até pode ser prejudicial.



    Colocado por: Pedro.BarretoTambém já ouvi dizer que só se justifica em climas frios ou que pode fazer mais mal do que bem


    Eu diria mais que é imprescindível em alguns sistemas construtivos, não tanto noutros.



    Colocado por: Pedro.Barreto
    E o que faz um instalador de isolamentos ou empreiteiro confrontado com situações semelhantes no terreno?

    Segue o projecto, quem faz o projecto é que tem de se socorrer de técnicos especializados para tomar decisões (tal. Como o ruioli fez)



    Colocado por: Pedro.BarretoFico sem saber até que ponto me compensa tirar todas as placas que já estão fixas e investir na bpv que nem é nada barata.


    Contacte a empresa que o ruioli mencionou e peça para lhe fazerem um estudo.
  12.  # 93

    Uma barreira de vapor não é necessária apenas se um dos materiais que não satura uma umidade para usado como aquecedor: espuma de poliuretano; penoizol; espuma de poliestireno extrudido.
  13.  # 94

    Colocado por: eu
    Mesmo com sombreamento, se atemperatura do arse mantiver muito elevada durante vários dias, a casa vai aquecer acima do desejado.

    No inverno, de nada serve a casa estar orientada a sul, se não houver sol durante vários dias seguidos.

    O isolamento é muito importante, mas não faz milagres.


    Eu falo por experiência própria, e ainda acrescentaria os dados medidos na casa termicamente otimizada (CTO), no campus do Iapmei no Porto. Eles têm registos das temperaturas da casa.
  14.  # 95

  15.  # 96

    E que acham disto?

    “ Styrofoam (which is actually a Dow Chemical brand name of extruded polystyrene) is a fairly good vapour barrier. It will not cause problems in the Canadian climate if you put on at least 1-1/2 inch thick and preferably in 2 ft. x 8 ft sheets applied horizontally. This actually permits some moisture escape through the joints (which you do not want to caulk shut), but most importantly the thickness of the foam will provide significant insulation to keep the inner face of the foam fairly warm. This reduces if not eliminates any condensation. Thin sheets of insulation that are not permeable can cause problems by trapping the moisture in the cold wall.”

    E o clima em Portugal é bem mais quente do que no Canada
    Concordam com este comentário: Sergio12
  16.  # 97

    Neste site penso que conseguem calcular isso tudo.

    https://www.ubakus.com/en/r-value-calculator
      Screenshot 2021-09-27 132834.png
 
0.0234 seg. NEW