Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Peço a vossa ajuda opinião sobre o seguinte tema do qual considero dividido em 2 temas diferentes.
    (reforço que de conhecimento do tema tenho muito pouco daí a criação deste tópico)

    Breve resumo há 5 anos que ando a estudar a hipótese de abertura de um negócio por conta própria, mas dado as rendas sempre fui da opinião que mais vale comprar e ir pagando ao banco algo que no fim de alguns anos é meu!

    Assim sendo ao longo destes anos estudo terrenos/moradias... Dado ao ramo imobiliário nestes anos ter vindo a piorar em termos de preços a minha zona atualmente tem muito procura, perto da famosa "comporta" para pior as casas e terrenos vais acessíveis foram todas compradas para alojamento local... Sem me prolongar muito mais, estou a ponderar comprar um terreno, de seguida tratar da casa porém estou na dúvida entre casas pré fabricadas ou construir de raiz.

    Sim em 5 anos ja vi milhares de fóruns e tópicos mas a conclusão que chego é que não há nenhum favorito, pois se as pré fabricadas são mais rápidas em termos de preços pouco foge da construção de raiz, porém a construção raiz apesar de outros confortos e garantias é um processo demorado.
    Como referi seria para abertura de um negócio por conta própria uma espécie de cafe/bar.

    Então as 2 dúvidas deste tópico é dado a minha explicação anterior são:

    -Para o efeito que pretendo qual compensaria mais construir de raiz ou pré fabricadas? (pois a nível de licenças uma pré fabricadas pode não ser aceite para comércio, uma construída de raiz até tar terminada com sorte já abriraram 2 negócios novos iguais ao lado).

    -Tenho que indicar logo na comprar que pretendo a construção para comércio em termos de licença ou pagando licenças e tudo mais em termos de burocracia até é relativamente fácil alterar para esse registo de habitação própria para comércio?
  2.  # 2

    Num loteamento, o lote tem afecto determinado uso. É muito complicado (tempo e custos associados) alterar o uso de habitação para comercio/ serviço, mas não é impossível.


    Que tal comprar logo uma coisa com alvara de utilização para o pretendido e proceder ás obras de conversão/ beneficiação?

    Porque quer construir de raiz?

    Dependendo do tipo de edificação, isso do pre fabricado e/ou tradicional, depende... Há quem faça pequenas indústrias, com painel sandwich.... não faltam queijarias, charcutarias, etc... realizadas com esse tipo de material. È contratar umas quantas empresas espanholas do ramo.
    Aquilo é horrivel, mas é o que é.

    Seja pre-fabricado ou não, terá de cumprir a legislação em vigor, passar os memsos tramites de licencamento, pelo que não estou a ver qual é a questão de obter ou não a licença...

    Colocado por: joaobotas-Tenho que indicar logo na comprar que pretendo a construção para comércio em termos de licença ou pagando licenças e tudo mais em termos de burocracia até é relativamente fácil alterar para esse registo de habitação própria para comércio?


    Esqueça isso!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaobotas
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta rápida e explícita.
    O problema aqui é em 5 anos não existe uma única listagem de imóveis para esse fim. Apenas trespasses que são mais caros que T3 só pelo recheio...

    Então pelo que entendi ao adquirir o lote teria que efetuar a mudança para que seria o seu "uso"? A minha questão nesta área é mais imagina que após ter tudo pronto a utilizar quando for pedir uma licença, a mesma seja recusada por alguma lacuna na lei.(ou seja a ideia seria só no fim proceder à burocracia da alteração)

    Acerca da construção de raiz, seria porque os custos são semelhantes às pré fabricadas e dão outras garantias e facilidades de instalação, pois dado o que já li neste fórum (informação pode estar errada), muitas das casas pré fabricadas não passam no certificado energético, não é possível ter canalização teria que ser uma fossa, ou seja todos os problemas que algo feito de raiz à partida não serão problemas.
    A vantagem das pré fabricadas é sem dúvida a rapidez e com alguns custos associados ter todos os serviços básicos, canalização, esgotos, etc (não sei se é possível) isto porque pretendo algo muito simples mesmo basicamente o interior só servirá de WC e cozinha o restante seria uso do exterior (algo muito básico também).
    Quantos mais tópicos leio mais confuso fico.
    Uns dizem que a burocracia da construção é tanta que não justifica, outros dizem que as pré fabricadas é tudo treta e depois é muita chatice para licenças e etc.

    Uma mais valia no geral, caso não avance com o negócio próprio ou o mesmo corra mal continua a ter um espaço onde posso "habitar" ou vender o mesmo já por valores superiores
  4.  # 4

    Deixo anexado um exemplo da simplicidade que para me serviria. Daí a questão se vale a pena esperar 2 anos por uma construção de raiz de dimensões semelhantes ou pouco superiores...
      getfile.jpeg
  5.  # 5

    Colocado por: joaobotasmuitas das casas pré fabricadas não passam no certificado energético, não é possível ter canalização teria que ser uma fossa, ou seja todos os problemas que algo feito de raiz à partida não serão problemas.

    Tem soluções que cumprem a legislação. não lhe chame casas.

    Não se esqueça que tem de ter pe-direito minimo de 3.00m. Veja na JULAR ( tree-house), tem soluções porreiras para Negocios.
  6.  # 6

    Não faz muito sentido andar 5 anos a fazer estudos e depois decidir pela solução mais rápida !!!
  7.  # 7

    Ainda não sei responder directamente a comentários, mas "picareta" o motivo dos 5 anos foi a pouca oferta, como referido e daí o tópico descobri que existem alternativas mais baratas/rápidas. E se fosse você no meu caso preferia esperar 2 anos para puder abrir um negócio ou 1 ano e começar logo a faturar para recuperar o investimento? É só a diferença de um teórica ano inteiro a "faturar" do que + 1 ano de espera e continuar a pagar o crédito sem "faturar" dali
 
0.0133 seg. NEW