Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

No meu prédio ao fazer um obra orçamentada em 28.500 euros. Pedi a minha permilagem 23.5 que dá 650 euros às outra fracções 21 combinaram pagar 1000 eurosque dá 21.000 euroscada sem permilagem. As 21 fracções T3 e a minha T1. Isto é possível?
  2.  # 2

A permilagem tem a ver com a área do imóvel e não com as assoalhadas. Existem T1 maiores que T3. E os valores até parecem razoáveis. Parece estar a ser picuinhas só para chatear a vizinhança.
  3.  # 3

A área é a mais pequena tem 23.5 por 1000
  4.  # 4

Podem fazer permilagem só para uma fracção?
    • hangas
    • 9 agosto 2021 editado

# 5

Colocado por: Raul DiasPodem fazer permilagem só para uma fracção?

Todas as frações terão a sua permilagem, cujo total, somará 1000.

Geralmente o pagamentos dessas despesas são feitas na devida proporção da permilagem.
    Agora, se na reunião de condomínio podem der decidido diferente, desde que a maioria concorde.
    Esteve lá? O que foi discutido? Mesmo que não tenha estado, devem-lhe ter enviado a acta.

Se calhar por as outras permilagens serem muito semelhantes, optaram por arredondar todas para 1000 cada, para "simplificar". Eu pessoalmente acho que a ser assim só vai criar confusão, mas pode ter sido a preferência da maioria.

De qualquer forma as contas não parecem bater certo:
    Quantas frações são no total 22? 21x T3s e 1x T1?
    Somando isso tudo não bate certo de qq forma.
  5.  # 6

Se os outros são rigorosamente iguais têm uma permilagem de 46,5. O seu é pouco mais de metade o que daria cerca de 550€. Se vai discutir 100€ numa obra de 28K deve criar uma excelente relação com os vizinhos.
    • hangas
    • 9 agosto 2021 editado

# 7

Colocado por: CarvaiSe vai discutir 100€ numa obra de 28K deve criar uma excelente relação com os vizinhos.

Isto é discutível, e depende de cada um.
    100 Eur nos 28K não é nada, mas podem eventualmente representar 3 ou mais meses de quota do condomínio do T1. E isto pode fazer (ou não) diferença no orçamento de cada um.

Dai que o mais simples seria terem pago ao cêntimo a proporção de cada um. Isto assumindo que realmente se puseram a inventar com arredondamentos.

De qualquer forma, eu acho que até pode ser ao contrario e o user até estar a sair beneficiado.
    Pelas minhas contas dá:

28500*0.0235=669.75
  6.  # 8

Atendendo à sua permilagem e ao orçamento teria de pagar:

28.500 x 23,5/1000 = 670 €.

E não tem de pagar mais do que isso de acordo com º nº 1 do Artº 1424º CC.

A aprovação de pagamento igual para todos (nº 2 do Artº1424º CC) terá de ser aprovado por maioria de 2/3 (houve esta maioria na AG?) e SEM OPOSIÇÃO. Se não esteve presente impugne a deliberação.
    Concordam com este comentário: hangas, Damiana Maria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Raul Dias
  7.  # 9

Ou seja querem fazer obras de 28500 e só vão pagar 21 x 1000 + 650 ???
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • hangas
    • 9 agosto 2021 editado

# 10

Colocado por: RicardoPortoOu seja querem fazer obras de 28500 e só vão pagar 21 x 1000 + 650 ???

Também pensei nisso. Mas uma vez que nem os 650 batem certo com a permilagem que lhe cabe, questiono-me se não será pago em parte com o fundo de reserva, e o restante como descrito.
    Concordam com este comentário: BoraBora
  8.  # 11

A Minha fração T1 tem de permilagem 23,5 as outras 21 frações T3
  9.  # 12

tenho um T1 de 23,5 por 1000 permilagem as 21 frações T3
    • hangas
    • 9 agosto 2021 editado

# 13

Colocado por: Raul Diastenho um T1 de 23,5 por 1000 permilagem as 21 frações T3

Voce está a fazer mal as contas. Não paga parte do valor que o condominio vai dispender do fundo, mas sim do que falta pagar.
    Mas o administrador também esta a fazer as contas mal.

Total = 28500.00
    Disto o condomínio decidiu pagar 7500.00 com fundos próprios, sendo o restante imputado aos condomínios.

Aqui o restante devia ser simplesmente pago consoante a permilagem de cada.
    Da mesma forma, que as contribuições para o fundo também foram feitos por permilagem, através de parte das quotas.

Isto dava
    21000 * 0.0035 = 493.5 para si
    e 21000 * 0.0465 = 976.5 aos seus vizinhos (assumindo permilagens exactamente iguais para todos os T3)

Da forma como está feito está uma salgalhada onde ficam todos a perder, até na clareza.

Mas percebo a ideia do administrador, para "facilitar" as contas.
    "Epah,isto da mais ou menos 1000 Eur a cada um visto que é tudo mais ou menos igual, excepto o T1 que seria injusto, então faz-se o T1 pela permilagem do total, os outros pagam 1000, e o que faltar, vai-se ao fundo"

Mas o mais simples mesmo e mais justo, era todos pela permilagem. foi para isso que foram inventadas.
  10.  # 14

tenho um T1 de 23,5 por 1000 permilagem as 21 frações T3
  11.  # 15

Então cada fração das 21 tem 46.5, o dobro da sua
  12.  # 16

Sim mas quero que digam o que devo fazer fazer
  13.  # 17

Paga 500eur metade disso outros
    Concordam com este comentário: hangas
  14.  # 18

Como tirar anexos desta conversa

( ANEXOS REMOVIDOS - a moderação)
  15.  # 19

Atenção que a permilagem expressa no processo de propriedade horizontal, não tem, por lei, que se relacionar apenas com a área. Pode muito bem um T0 na cobertura, por ter melhores vistas, melhores materiais, ter mais permilagem do que um T3 com o triplo da área no rés-do-chão.
    Claro que o mais comum é fazerem a permilagem apenas pela área, mas ainda há outros fatores que podem ser usados para requilibrar esses valores: uso de elevadores, uso de espaços exterioroes exclusivos, lugares d egaragem fechados/cobertos/abertos, etc.
    • size
    • 11 agosto 2021

# 20

Colocado por: Raul Dias

Sim mas quero que digam o que devo fazer fazer

Esclarecer-se com o administrador .

Para o orçamento da obra ser de € 28.500,00 e a tentativa de financiamento por quotas extraordinárias ser de € 21.650,00 é porque existirá algum dinheiro de reserva no condomínio, Fundo Comum de Reserva.
    Para as quotas extra das outras fracções serem de 1.000,00 cada, a sua quota proporcional deveria ser de apenas € 500,00 e não de € 650,00.

Sendo a sua permilagem de 23,5 as restantes 21, respeitantes a fracções iguais, serão de 46,5 cada. -Equilibrado.

0.0215 seg. NEW