Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 441

Colocado por: somdigitalSim. Dá 7,40 euros à hora.
    Existe uma pagina bem conhecida gerida por um médico, cujo tema central são precisamente os 7h que recebem à hora, por isso, olhe que até nem está nada mal 7.5 eur/hora.
  2.  # 442

Colocado por: HAL_9000Existe uma pagina bem conhecida gerida por um médico, cujo tema central são precisamente os 7h que recebem à hora, por isso, olhe que até nem está nada mal 7.5 eur/hora.

A lógica é, havendo outros a receber menos, ja não se está mal?

Pensei que era consenso geral que os salários em PT eram baixos.
    Concordam com este comentário: Buzy, somdigital
  3.  # 443

Colocado por: DR1982Ah, e nao é qualquer pedreiro que ganha 1140€ limpos
    A trabalhar 35h semanais.....
  4.  # 444

Colocado por: nortenho66A lógica é, havendo outros a receber menos, ja não se está mal?
    Obviamente que não, mas se estavam a comprar salários dos professores com o dos pedreiros com base nos estudos/importância estratégica para a população, achei por bem acrescentar esse facto, uma vez que seguia a mesma linha de raciocínio que estavam a defender.

Mas sim, os salários cá no burgo são uma miséria, raramente permitem uma vida desafogada, e pelo menos os trabalhadores competentes deveriam receber mais que o que recebem.
  5.  # 445

Colocado por: jg_sousaAgora, voltando ao tema.... quando se prevê que os custos acrescidos do material de construção regresse a uma normalidade???
    O preço dos materiais até pode voltar ao normal até ao final do ano. Outra coisa é os preços de construção refletirem isso no imediato, enquanto os empreiteiros sentirem este novel de procura, vão manter os preços.
  6.  # 446

Colocado por: HAL_9000O preço dos materiais até pode voltar ao normal até ao final do ano. Outra coisa é os preços de construção refletirem isso no imediato, enquanto os empreiteiros sentirem este novel de procura, vão manter os preços.

então há q comprar diretamente os materiais ao fornecedor...
  7.  # 447

Colocado por: RUIOLIentão há q comprar diretamente os materiais ao fornecedor...
    A não ser que saiba fazer tudo com as próprias mãos, e tenha maquinas, leva com a diferença na mão de obra que passa de X para X+Y

Enquanto se mantiver este nível de procura, não ha volta a dar. Neste momento têm de andar os DO atras dos empreiteiros para aparecerem nas obras em andamento, quando mais nas novas.
    •  
      RRoxx
    • 17 agosto 2021

# 448

Muitas vezes até é melhor para o construtor. Ficam os desperdícios e os acidentes do lado do dono de obra, é menos uma chatice.

Depois tem as surpresas ou as evidencias da vida que nunca veem "então.. mas eu nao tenho carro para levar isto..."

Lá ganha o leroy mais 50€...
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  8.  # 449

Colocado por: HAL_9000A não ser que saiba fazer tudo com as próprias mãos, e tenha maquinas, leva com a diferença na mão de obra que passa de X para X+Y

Enquanto se mantiver este nível de procura, não ha volta a dar. Neste momento têm de andar os DO atras dos empreiteiros para aparecerem nas obras em andamento, quando mais nas novas.

Depende como se fazem as coisas...

Colocado por: RRoxxMuitas vezes até é melhor para o construtor. Ficam os desperdícios e os acidentes do lado do dono de obra, é menos uma chatice.

É justo...

Colocado por: RRoxxDepois tem as surpresas ou as evidencias da vida que nunca veem "então.. mas eu nao tenho carro para levar isto..."

Nunca fiquei apeado. Mas já emprestei ferramentas ao empreiteiro. Até materiais q ele estava ter dificuldade em arranjar consegui...

Tenho poucas saudades de "obras tugas", uma guerra permanente entre DO e Empreiteiro e fiscalização e projetistas... cada um a querer a sua pequena vitória, até à derrota final de todos.

Temos de ser uns para os outros...
  9.  # 450

Nunca percebi este choradinho dos salários destes e daqueles funcionários públicos (geralmente médicos, professores, polícias, etc). Com todo o respeito por estas profissões, que são importantes, mas não mais importantes que muitas outras: os salários na função pública são tabelados, todos sabem quanto podem ganhar nesta ou naquela profissão e quais as condições para progredir na carreira.

Ao contrário do privado, ninguém na função pública se pode queixar que não sabia que ia ganhar X ou Y, e que não consegue viver com isso. Um professor ou médico na função pública, sabe ao que vai em termos de salários. Ah e tal mas é pouco! Ok, vão para o privado então.

Esta conversa dos médicos terem que ganhar X porque investiram não sei quantos anos a estudar já cansa. A sociedade não deve nada às escolhas individuais de cada um. Se acham que o retorno-financeiro versus investimento-de-tempo para ser médico não compensa... não vão para medicina.

O que tem que regular os salários é, com raras excepções, a lei da oferta e da procura. Não me choca que um canalizador ganhe mais que eu que sou consultor informático. Quantas pessoas existem hoje com competências na área da informática e quantas existem com competências em canalização? É deixar o mercado funcionar. Canudos abrem portas, mas não dão direitos.
    Concordam com este comentário: RRoxx, HAL_9000, jorgept
    •  
      RRoxx
    • 17 agosto 2021

# 451

Colocado por: RUIOLINunca fiquei apeado. Mas já emprestei ferramentas ao empreiteiro. Até materiais q ele estava ter dificuldade em arranjar consegui...

Tenho poucas saudades de "obras tugas", uma guerra permanente entre DO e Empreiteiro e fiscalização e projetistas... cada um a querer a sua pequena vitória, até à derrota final de todos.

Temos de ser uns para os outros...

Pois é.. mas a realidade da grande parte do D.O. e empreiteiros não é a nossa...

Um exemplo:

O primo da minha mulher está a fazer a moradia dele no entroncamento... para poupar tirou as pinturas da empreitada do construtor. resultado, o construtor acabou a parte de fora e desmobilizou os equipamentos... o D.O. não tem andaimes.. nem se lembrou que precisava deles... depois la percebeu que se calhar pintar não é so agarrar em meia duzia de latas de tinta, num rolo e siga marinha...

Depois perguntou-me: "olha, nao me arranjas andaime?"...

Claro que não arranjei, aquilo era longe, e o equipamento está em uso... resultado teve de ir pedir ao empreiteiro, que até foi um tipo porreiro e lá lhe arranjou umas mesas...

isto para dizer o que: A construção é uma profissão, e muita gente as vezes encara isto como se tivesse de ser um nacional porreirismo...

outro exemplo:
    Noutro dia fui a um fornecedor de materiais aqui em lisboa, estava la um senhor, ja nos seus 50 e muitos, com uma moça nova. A tipa resolveu comprar ela os mosaicos, ia num megane, as rodas ja estavam todas em baixo e ainda nem um quinto estava no carro... ela saiu e o homem começou a reclamar, que aquilo não era para ele.. os ais e os uis todos.
    Resultado, a tipa achou caro o preço, e para poupar tirou da empreitada o material, mas depois foi chatear o homem para ajudar a transportar... É isto que é ser uns para os outros? é que eu sinto que o pessoal tenta sempre pisar (inconscientemente ou não) quem trabalha para poupar uns trocos...

Por norma, o que vejo no dia a dia, é que ha boa vontade de quem trabalha e de quem compra, mas ha muita falta de noção...
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    • RUIOLI
    • 17 agosto 2021 editado

# 452

Colocado por: RRoxxPor norma, o que vejo no dia a dia, é que ha boa vontade de quem trabalha e de quem compra, mas ha muita falta de noção...

Já safei muitas vezes empreiteiros, sendo arranjando materiais ao abrigo de contratos internacionais de fornecimento, sendo emprestando o armazém logístico, sendo arranjando transporte internacional que não conseguiam...

O objetivo final foi cumprido, obra concluída no prazo... nem me passou pela cabeça lixa-lo para pagar a indemnização por incumprimento de prazo, não é esse o espirito, é precisamente o contrário, ainda bem.

Estou a acompanhar uma obra perto do Porto, é um rebuilding, obra chata pelas condicionantes, mas toda a gente com boa disposição... mas lembro-me bem da obra original e da cena de pancadaria entre o empreiteiro e a fiscalização... passou uma dúzia de anos e felizmente mudou muita coisa, uma grande varridela nos marretas, ficaram aqueles com espirito de entre-ajuda. E o DO neste caso fornece muitos materiais, sem stress...
  10.  # 453

Colocado por: Picareta
    Tenho lá um em casa que começou por bem mais do que isso.
    Concordam com este comentário:Joao Dias

Conheço pelo menos 4 casos que começaram bem acima disso.
    E cada empreitada de especialidade que fazem no Estrangeiro ui… cuidado
  11.  # 454

Colocado por: RRoxxTAmbem nao vou com o Dr.

Um pedreiro que ande na candonga ou ao biscate e tenha sempre trabalho facilmente dobra o que um professor ganha... e é tudo limpinho.
    Tambem nao preciso que va comigo a nenhum lado :)
    Um professor que da explicações tambem é ao negro e tudo limpinho.
  12.  # 455

Colocado por: DR1982O nosso país nao aposta é um formar onde faz falta...
    ha cursos para encarregados de obras?
    Ha cursos para chefes de equipa de obras?
    Ha cursos para trolhas?
    Ha cursos para serralheiros?
    Para picheleiros?
    Para carpinteiros?
    Para mecanicos?
    Etc etc?
    Nao, essas profissões sao para quem nao tem capacidade de mais nao é? Mas os outros países nao pensam assim, forma-se para tudo e mais alguma coisa, daqui a uns tempos terao mao de obra bem melhor que nos, se ja nao têm...
    Em vez de arranjar saída para o que se forma, porque nao se aposta em cursos/ formações para areas que serão sempre precisas e têm saida por natureza?
    Concordam com este comentário:Joao Dias

A Susy há anos que diz que vai chegar o dia em que “só existirão gajos para mandar e nenhum para ser mandado”.
    E está cheia de razão!!
    Concordam com este comentário: DR1982
  13.  # 456

Colocado por: Joao Dias
    A Susy há anos que diz que vai chegar o dia em que “só existirão gajos para mandar e nenhum para ser mandado”.
    E está cheia de razão!!
    Concordam com este comentário:DR1982
    Nem mais, mas mesmo para mandar é preciso saber e nao é o que vejo.
    Ha a teoria, que é sem duvida importante, mas o trabalho de mãos tem muita manha, muito truque que não se aprende na escola.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, Cgomes1
  14.  # 457

Mais vale um bom mandador do que muitos bons trabalhadores.
    • DR1982
    • 17 agosto 2021 editado

# 458

Colocado por: SirruperMais vale um bom mandador do que muitos bons trabalhadores.
    Um bom mandado tem de saber mais que o trabalhador, senao principalmente na minha arte é comido sempre seguido
  15.  # 459

Colocado por: SirruperMais vale um bom mandador do que muitos bons trabalhadores.

Concordo, se de facto perceber da poda.
    Como sempre, só falo da minha área, mas bons “mandadores” conheço poucos.
    Até porque, infelizmente as pessoas muitas vezes não têm abertura para perceber que ninguém sabe tudo e o maior erro é não errar. Errar é o que nos faz aprender.
    Já errei tanto. Felizmente tenho a humildade de preparar antes de executar e por isso é muito raro errar “no cliente”.
    Já fiz tantos trabalhos, principalmente personalizações onde chego ao fim e está o cliente maravilhado e a elogiar o trabalho até á quinta casa. Depois lá lhes digo, “se você sonhasse as horas que se perderam no atelier para chegar aqui…”
    Olhe que já tive casos de me espalhar ao cumprido forte e feio (nos testes). Se fosse na execução estava bem tramado estava.
    • mica
    • 17 agosto 2021

# 460

Colocado por: nortenho66
    O HAL la saberá como mede as dores provocadas por uma ou outra situação, a única coisa que lhe posso dizer e porque não me interessa entrar numa guerra de "qual é a pior dor" é que tenho dias que nem trabalhar consigo.

0.1020 seg. NEW