Quero iniciar o processo de construção de uma moradia (2 frentes). Para que nada falhe no planeamento, nomeadamente as despesas, gostaria de contar com a vossa experiência. Quais são os gastos (mais significativos) fixos para a construção?
- Terreno - IMI, IS, IMT do Terreno - Projeto de Arquitectura - Taxas camarárias - Projeto de especialidades - construção
Quais são as despesas ainda em falta? O IMT é IS da moradia é pago no final da construção ou aquando ao inicio do crédito à construção?
A acompanhar... Estou a pensar também iniciar a construção de uma moradia (ainda não tenho terreno) devido aos preço loucos de moradias usadas... Já agora se quiserem por também os valores aproximados de cada parcela seria ótimo.
A maioria dos valores ou são tabelados, ou são de acordo com o orçamento do profissional em questão. Por exemplo há projectos a custar 2mil€ e outros a custar para cima de 10mil€, como há licenças de construção a custar 500€ para 2 anos e outras a custar 2mil€ para 6 meses.
Deverá também considerar, dentro da arquitetura e especialidades, projeto de execução com mapa de quantidades para garantir qualidade e controlo de custos na construção