Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a ver uma casa velhinha e de baixo valor que foi/vai ser penhorada a uma senhora idosa.
    Acontece que ela nao quer sair.

    O que acontece se comprar a casa, a senhora é obrigada a sair ou nao?
    tenho responsabilidades de fazer obras se nao receber renda?
    o que acontece se alguma coisa cair em cima da senhora, a responsabilidade e minha?
  2.  # 2

    Mas ela é inquilina ou proprietária? Fala em renda.
  3.  # 3

    é a actual proprietaria, mas está em processo de penhora.
    Pela conversa que tive com ela, nao quer sair nem pagar renda...
  4.  # 4

    Ela tem casa para onde ir?
  5.  # 5

    Nao perguntei mas duvido.

    Acho que tira-la de lá vai ser muito complicado, dai as outras perguntas relativas as minhas responsabilidades. Será que posso só comprar a casa e esperar que vá para um lar da 3 idade ou assim?
    ou mesmo assim ainda tenho a possibilidade de passados 20 anos poder ficar com a casa por la viver a tanto tempo?
    • CM2021
    • 11 agosto 2021 editado

     # 6

    Veja se um contrato de comodato faria sentido:
    https://www.doutorfinancas.pt/vida-e-familia/contrato-comodato-o-que-e-e-como-pode-ser-feito/
    Neste caso, poderia ser a senhora em questão a responsável pela manutenção do imóvel, até sair ou falecer.
    Concordam com este comentário: RagnaRock
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RagnaRock
  6.  # 7

    Quanto é a penhora
    • smst
    • 11 agosto 2021

     # 8

    E quem está a penhorar a casa? Quem está a tentar vender algo que ainda não sabe se vai conseguir penhorar/registar? Acho que não é possivel penhorar a unica habitação da pessoa.
    Mesmo que lhe consigam vender a casa, você não vai conseguir tirar a idosa/actual proprietária daquela casa. Está disposta a esperar que morra?
  7.  # 9

    segundo a senhora sao apenas 1700€
    Eu até acho estranho penhorarem uma casa por tao pouco. (atencao que estamos a falar de uma "casa" com uns 25m2 que vale 20mil euros se for tratada. deve valer 10mil no estado actual.)

    Quem está a penhorar é o banco.

    Também me quer parecer que nao a vou conseguir tirar de la. Nao me importo de esperar, mas queria saber se vou ter chatisses por nao fazer obras
  8.  # 10

    Estranha essa penhora
  9.  # 11

    Colocado por: RagnaRockNao me importo de esperar, mas queria saber se vou ter chatisses por nao fazer obras
    Se for feito um contrato de comodato, em que a senhora fica responsável pela manutenção do edifício penso que não.

    Mas o melhor seria sempre consultar alguém que lhe conseguisse dar um parecer com base legal.
    • smst
    • 11 agosto 2021

     # 12

    Colocado por: RagnaRocksegundo a senhora sao apenas 1700€
    Eu até acho estranho penhorarem uma casa por tao pouco. (atencao que estamos a falar de uma "casa" com uns 25m2 que vale 20mil euros se for tratada. deve valer 10mil no estado actual.)

    Quem está a penhorar é o banco.

    Também me quer parecer que nao a vou conseguir tirar de la. Nao me importo de esperar, mas queria saber se vou ter chatisses por nao fazer obras


    Não me parece que um banco coloque à venda um imóvel que ainda não é deles.
    Algo está mal contado nesta história...
  10.  # 13

    Mas o imovel nao pode já ser do banco?

    apenas nao conseguem tirar de lá a mulher, que com mais de 65 anos e sendo a unica casa, nao me parece tarefa facil.
    Concordam com este comentário: rui.fern
    • smst
    • 14 agosto 2021

     # 14

    Colocado por: RagnaRockMas o imovel nao pode já ser do banco?

    apenas nao conseguem tirar de lá a mulher, que com mais de 65 anos e sendo a unica casa, nao me parece tarefa facil.
    Concordam com este comentário:rui.fern


    O "vendedor" que terá de ser o proprietário da casa é que lhe pode responder a essas questões. Afinal como soube desse negócio?
  11.  # 15

    vi atraves do e-leiloes.
    Entretanto alguem ja ofreceu 11mil e perdi o interesse.

    Acho que os solicitadores nao revelaram a pessoa em causa que a pessoa que la mora tem mais de 65 e nao tem mais casa nenhuma...
  12.  # 16

    Se a dívida é 1700€ o valor que se conseguir acima através do leilão vai para o bolso da proprietária.

    Não acredito que haja alguma lei que proteja uma pessoa, independentemente da idade e cuja casa seja vendida através da execução de uma penhora, de modo a poder continuar a residir no imóvel.
    Tem havido atrasos nos despejos por causa da pandemia.

    Se fosse um inquilino creio que sim, quando a idade é avançada há protecção contra o despejo.

    A "morada de família" não é para estes casos. É só quando a penhora tem lugar por dívidas ao estado: segurança social ou finanças.
    Concordam com este comentário: sognim
 
0.0181 seg. NEW