Iniciar sessão ou registar-se
    • Soto
    • 11 agosto 2021 editado

     # 1

    Boa noite,
    Sou novo no forum e agradeço desde já qualquer ajuda que me possam prestar neste assunto.

    Eu e a minha esposa queremos construír uma casa térrea em LSF (120 m2) e, depois de vários orçamentos, já sabemos a empresa que iremos usar.

    Já vimos vários lotes mas aquele que realmente nos interessa, encontra-se numa Área de Máxima Infiltração no REN que vem com o PDM. Já na Planta de Ordenamento o mesmo está a laranja (solo urbanizado). Existem 3 moradias do outro lado da rua e mais 3 moradias no fim da rua...

    O terreno de 700m2 (com uma garagem de 30m2 já construida e que consta em toda a documentação) tem solo arenoso mas o nosso construtor, depois de consultar dois arquitetos diferentes, diz-nos que não haverá problemas com o licençiamento e que poderemos construír sem necessidade de estacas.

    O terreno será adquirido com capitais próprios e para a construção vamos recorrer a crédito.

    O valor patrimonial do terreno é de quase €6000. Isto parece-me um pouco estranho mas a agente disse que isso era o valor da garagem...?

    Agradecia a ajuda de users com experiência neste tipo de situação. Será seguro comprar o terreno e seguir em frente ou existe aqui algo que não bate certo?

    Obrigado.
  1.  # 2

    Boas.

    Começou pelo telhado…
    O construtor não tem que desdizer nada do terreno.

    Pegue nos documentos do terreno e faça um pip junto da CM antes de comprar.
    A câmara é quem autoriza ou não a construção(!!!)
    Construir em REN a meu ver vai levar indeferimento logo no dia que peguem no processo mas talvez ainda peçam a justificação à REN.

    Lsf palhinhas, madeira…
    TUDO precisa de licenciamento para fins de habitação permanente.
    Esqueça mas esqueça mesmo as histórias de que pode construir casas “modulares” onde quiser!


    Abr.
    Boa Sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Soto
  2.  # 3

    Esses arquitectos explicaram lhe como iriam instruir o processo?
    Qual seria o enquadramento legal, no pedido de desafectação da REN para tal empreitada?
    O que iria acontecer à pre-existencia, demolir, reconstruir com ampliação...

    Acho que deve marcar uma reunião no urbanismo da câmara e pedir informações. Ou, pagar uma consulta com um arquitecto.

    A papelada do terreno e os contornos da legislação têm de ser bem analisados.

    Ps. Não acha o terreno barato demais...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Soto
  3.  # 4

    Fale com um arquiteto que não tenha qualquer ligação ao empreiteiro. E por agora, esqueça o empreiteiro, pois ele vai dizer-lhe que pode construir na Lua.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Soto
  4.  # 5

    Colocado por: Sotomas o nosso construtor, depois de consultar dois arquitetos diferentes, diz-nos que não haverá problemas com o licençiamento e que poderemos construír sem necessidade de estacas.

    O construtor é que contacta os arquitectos? Está a fazer tudo ao contrário.

    Em relação ao solo e ao tipo de fundações, são os engenheiros que decidem, não os arquitectos.

    Esta a começar a casa pelo telhado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Soto
  5.  # 6

    Siga os conselhos que lhe deram acima.

    Tivemos um projecto em REN, com uma garagem licenciada na câmara, em zona de máxima infiltração e com riscos de erosão e foi um processo moroso ( PIP + comunicação prévia ) até o cliente poder começar a transformar a garagem numa moradia de 2 pisos.
    Se tiver pressa em começar a construir compre um terreno dentro de um loteamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Soto
    • Soto
    • 11 agosto 2021

     # 7

    Muito obrigado a todos pelos vossos comentários.

    Nós já falamos com um engenheiro da câmara municipal, explicamos as nossas dúvidas, e ele disse-nos que não parecia haver qualquer problema em construir. Teremos que fazer um pedido de informação, como o Gil Alves e o Pedro Barradas disseram, mas isto irá demorar cerca de 2 meses de acordo com o engenheiro.

    Falamos também com um engenheiro da nossa confiança e ele diz-nos para não confiarmos em ninguém :)
    Aconselhou-nos a fazer um CPCV do terreno com a condição de, no caso de não ser viável a construção, a proprietária ser obrigada a devolver o sinal e a compra ficaria cancelada. A proprietária só aceita isto se o sinal for a fundo perdido.

    Pedro Barradas:
    - O feedback do arquiteto resume-se ao email em anexo e nada mais
    - O valor mencionado é o valor patrimonial do terreno (o preço real é 7x superior). E sim, também achei estranho.

    O email de um dos arquitetos, que faz referência ao documento em anexo, diz o seguinte:

    "... contribuindo assim para a alimentação dos lençóis freáticos. Ou seja, tem a ver com o próprio terreno que tem uma boa absorção de água que faz com que "alimente" o lençol freático, por isso é que pode ser considerado uma zona protegida. Mas como está inserido no C71 diz que permite construção, portanto não haverá problema em construir no local, pois também tem construções à volta."

    Eu já tinha encontrado este excerto do Diário da Républica online mas pareceu-me muito vago e, para um leigo como eu, não dá qualquer tipo de garantia que possa construir.

    Vamos seguir o vosso conselho e falar com um arquiteto. A única razão pela qual ainda não o fizemos é porque ainda não temos terreno mas já deu para ver que precisamos de um.
    • Soto
    • 11 agosto 2021 editado

     # 8

    D.R.
      TERRENO_DIARIO DA REPUBLICA.JPG
    • Soto
    • 11 agosto 2021

     # 9

    Colocado por: Gabinete OPSiga os conselhos que lhe deram acima.

    Tivemos um projecto em REN, com uma garagemlicenciada na câmara, em zona de máxima infiltração e com riscos de erosão e foi um processo moroso ( PIP + comunicação prévia ) até o cliente poder começar a transformar a garagem numa moradia de 2 pisos.
    Se tiver pressa em começar a construir compre um terreno dentro de um loteamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Soto


    Muito obrigado pela informação mas quando diz moroso, estamos a falar de quanto tempo? Eu sei que varia de uma câmara municipal para outra mas isto costuma demorar mais do que 1 ano, por exemplo?
  6.  # 10

    Colocado por: SotoMuito obrigado pela informação mas quando diz moroso, estamos a falar de quanto tempo? Eu sei que varia de uma câmara municipal para outra mas isto costuma demorar mais do que 1 ano, por exemplo?


    Facilmente pode demorar mais de um ano. Com algumas câmaras até pode demorar mais. Daí lhe ter dito que se tiver alguma pressa é preferível comprar o terreno num loteamento. Se lhe acenarem com um processo rápido desconfie.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Soto
  7.  # 11

    Marque uma reunião na câmara e esclareça.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Soto
 
0.0148 seg. NEW