Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Tenho uma dúvida: é possível ter duas salamandras na mesma moradia (uma no r/c e outra no primeiro andar) de modo a funcionarem em simultâneo? Haverá problemas com as correntes de ar?

    A dúvida deve-se a uma situação que já tinha ocorrido: no primeiro andar da moradia, tenho uma salamandra numa divisão e uma lareira aberta (das antigas) noutra. Quando acendo as duas ao mesmo tempo, a salamandra puxa o fumo da lareira cá para dentro.

    Gostaria de saber se seria viável instalar mais uma salamandra no r/c (as saídas de fumo das duas salamandras seriam independentes uma da outra).

    Agradeço desde já a atenção!
  2.  # 2

    Colocado por: desassossegadoA dúvida deve-se a uma situação que já tinha ocorrido: no primeiro andar da moradia, tenho uma salamandra numa divisão e uma lareira aberta (das antigas) noutra. Quando acendo as duas ao mesmo tempo, a salamandra puxa o fumo da lareira cá para dentro.
    tem chaminés independentes?
  3.  # 3

    Sim, uma chaminé para a salamandra e uma para a lareira (localizada na divisão ao lado).
    • AMVP
    • 12 agosto 2021

     # 4

    E we em vez de instalar mais uma salamandra aproveitasse o calor da que ja tem e da lareira, onde poderia instalar um recuperador de calor, para aquecer diversas divisoes. Nao é por nada mas de facto eu tb vivo neste planeta.
  4.  # 5

    Tem de fechar a lareira aberta... acabe com isso. Vai ver que vai melhorar bastante a eficiência da salamandra. Deixa de ter perdas termicas pela chaminé aberta.
  5.  # 6

    Colocado por: desassossegadoSim, uma chaminé para a salamandra e uma para a lareira (localizada na divisão ao lado).
    Não estou a conseguir perceber o fenómeno de a salamandra "puxar" o fumo da lareira. A salamandra por norma, consome oxigénio, mas não aspira o ar com potência para inverter o fumo da lareira. Isso acontece quando tem um exaustor na mesma divisão da lareira por exemplo.

    De qualquer modo penso que colocando um recuperador de calor na lareira, fechando-a, conseguirá melhorar em muito esse problema.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 7

    Colocado por: AMVPE we em vez de instalar mais uma salamandra


    Colocado por: Pedro BarradasTem de fechar a lareira aberta


    Peço desculpa por não ter esclarecido esta parte: a lareira (que está na cozinha) será demolida e na respectiva chaminé irei instalar um exaustor.

    Colocado por: HAL_9000Não estou a conseguir perceber o fenómeno de a salamandra "puxar" o fumo da lareira.


    Também não o sei explicar bem (daí ter iniciado este tópico), mas é real. Suponho que a salamandra ligada, produzindo o efeito de convecção, crie uma corrente de ar mais forte que a lareira.

    Colocado por: AMVP Nao é por nada mas de facto eu tb vivo neste planeta.


    Pois eu sei, mas eu vivo no meio de um pinhal enorme que tenho de manter limpo. Cortar e deixar os ramos no chão é praticamente o mesmo que não limpar.
  7.  # 8

    Já procedeu a reforço do isolamento térmico da casa?
    • SrR
    • 12 agosto 2021 editado

     # 9

    Colocado por: HAL_9000Não estou a conseguir perceber o fenómeno de a salamandra "puxar" o fumo da lareira. A salamandra por norma, consome oxigénio, mas não aspira o ar com potência para inverter o fumo da lareira. Isso acontece quando tem um exaustor na mesma divisão da lareira por exemplo.

    De qualquer modo penso que colocando um recuperador de calor na lareira, fechando-a, conseguirá melhorar em muito esse problema.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    salamandra consome oxigénio e muito provavelmente tem uma exaustao mais eficiente que a lareira aberta, logo vai buscar o oxigénio onde lhe dá mais jeito que é na divisao onde se encontra e esse oxigénio que é consumido tem que ser reposto logo vai à lareira que é basicamente uma abertura directa pro exterior, pode ate nem.puxar o ar por la mas uma vez k existe uma depressao na sala onde está o fumo acaba por sair.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000, desassossegado
  8.  # 10

    Colocado por: Pedro BarradasJá procedeu a reforço do isolamento térmico da casa?


    Claro, mas o r/c continua frio pois não tem nenhuma fonte de aquecimento, e os quartos de dormir situam-se no r/c.
 
0.0141 seg. NEW