Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: lbvpBoas a tubagem deverá ser de cobre diamentro 22 ou superior conforme seja a distancia entre recuperador e deposito de inercia. Com isolamento de 3cm de espessura e preparado para temperaturas superiores a 110ºc.

Espero ter ajudado

Um recuperador com as características do Acqua terá capacidade para manter a temperatura do depósito de 600lt durante quantas horas?
  2.  # 42

Colocado por: zeusNofic 1 Já tem dimensionado os tubos para essa instalaçao? o meu tambem é o aqqua. podemos partilhar experiencias. estou neste momento a dimensionar a minha. que tipo de tubo vai usar?

olá, é uma pergunta á qual não sei responder, a tubagem está entregue ao empreiteiro... ainda bem que falaram nisso que assim já vou tirar essa duvida com ele... depois digo algo...

Colocado por: lbvpBoas a tubagem deverá ser de cobre diamentro 22 ou superior conforme seja a distancia entre recuperador e deposito de inercia. Com isolamento de 3cm de espessura e preparado para temperaturas superiores a 110ºc.

Espero ter ajudado

o isolamento de 3cm é para o tubo ou para o deposito?

abraço
    • zeus
    • 25 agosto 2010

# 43

esse deposito de inercia servirá para que efeito? o deposito que o meu irá aquecer será o de Aqs fazendo permuta. de resto faz o circuito dos radiadores. a tubagem de certeza que nao será em cobre, talvez use o ppr.
    • nofic1
    • 25 agosto 2010 editado

# 44

Colocado por: zeusesse deposito de inercia servirá para que efeito? o deposito que o meu irá aquecer será o de Aqs fazendo permuta. de resto faz o circuito dos radiadores. a tubagem de certeza que nao será em cobre, talvez use o ppr.

falaram me em tubo "pex" pois é mais seguro nas ligações e em caso de substituição tb é mais facil...
    já agora o que é tubo "ppr"?
    abraço
    • splp
    • 7 setembro 2010

# 45

Já alguém fez a montagem do recuperador de calor a funciona como aquecimento central.
    Em que valores ficou?
    Qual o valor do recuperador e dos radiadores?
    Agradecia ajuda, pois estou a pensar fazer o mesmo.

Alem do recuperador e dos radiadores e tubagem é necessário mais alguma coisa, alguma caldeira ou bomba? E que espaço ocupa. Não entendo nada disto.
    Se alguém tiver fotos para poder publicar no fórum ajudaria imenso.
    • lbvp
    • 7 setembro 2010

# 46

è necessario bomba circuladora, valvulas de segurança, vaso de expansão aberto, valvula de enchimento automatico etc...
    • splp
    • 7 setembro 2010

# 47

Colocado por: lbvp bomba circuladora, ..
    Pois já sabia que levaria esses elementos, mas são pormenores técnicos que não entendo.
    E a bomba ocupa muito espaço? Tem de ser colocada próximo do recuperador?
  3.  # 48

Bom Dia;

Peço desde já desculpas por interferir com este post, mas creio que a questão que tenho se encaixa neste tópico.
    Informaram-me de que ao colocar o recuperador de calor numa divisão (sala p.ex.), se quiser posso colocar um "tubo" por dentro do tecto falso e fazê-lo sair numa outra divisão para a poder aquecer. Isto é assim tão simples ou requer algo mais?
    Agradecendo desde já a disponibilidade prestada e a vossa atenção,

Cpts
    • splp
    • 7 setembro 2010

# 49

Colocado por: Barraka ObambaBom Dia;

Peço desde já desculpas por interferir com este post, mas creio que a questão que tenho se encaixa neste tópico.
    Informaram-me de que ao colocar o recuperador de calor numa divisão (sala p.ex.), se quiser posso colocar um "tubo" por dentro do tecto falso e fazê-lo sair numa outra divisão para a poder aquecer. Isto é assim tão simples ou requer algo mais?
    Agradecendo desde já a disponibilidade prestada e a vossa atenção,

Cpts
    É possível se o recuperador de calor tiver saídas para o efeito, local onde colocar o tubo, e equipado com motor.
    Eu tenho recuperador na sala e tenho uma saída para um quarto, por exemplo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Barraka Obamba
  4.  # 50

é assim simples. Desde que claro o recuperador tenha sáidas de calor para esses fins.

como exmplo, eu vou instalar um recuperador Fogo Montanha que me vai aquecer a sala e vai ter 2 saídas de calor para 2 quartos no piso de cima. No meu anterior apartamento, tinha uma sáida para um quarto e para o hall de entrada.

Fale com o instalador
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Barraka Obamba
    • HM
    • 22 novembro 2010

# 51

Boa Noite,
    Neste momento tenho 2 sistemas independentes, lareira com recuperador na sala (rés-do-chão) e radiadores a água quente através de caldeira a gás natural (quartos no 1º andar).
    Gostaria de saber se será possível ligar os 2 sistemas, aproveitando o calor produzido na lareira com recuperador para "ajudar" a aquecer a água do sistema de aquecimento. Será possível/viável acoplar um sistema de serpentinas nas costas do meu recuperador que depois seria ligado ao circuito fechado?

Na zona do Montijo conhecem algumas empresas que façam este tipo de instalação?

Cumprimentos
    • shok
    • 23 novembro 2010

# 52

parabéns pela iniciativa do tópico, eu também vou instalar um sistema como o que foi apresentado aqui, colocar um recuperador de calor a água, caldeira a gasóleo e aqs através de painéis solares com circulação forçada e termo acumulador de dupla serpentina.

quando tiver alguma opinião em concreto posto aqui.

já estive a ver um recuperador da edilkaming e gostei bastante, pena é o preço (2300€ só o recuperador)
  5.  # 53

tenho um amigo com uma casa no Gerês, construida pelo seu avô engenheiro, daqueles que convertiam a garagem em oficina com o passar dos anos, à casa foi construída a cerca de 25 anos e o sistema de aquecimento ainda funciona, e é uma lareira normal aberta, a lenha queima em cima de uns tubos "dobrados" em S em que metade está em contacto com o fogo e as brasas e a outra metade do S esta soterrada na base da lareira passando pelo meio dos tijolos e da argamassa, dentro desses tubos corre agua num circuite fechado, que por sua vez estão ligados aos acumuladores espalhados pela casa, mais o menos iguais aos que existem hoje em dia, circuito esse ligado a uma bomba eléctrica para fazer circular a água, uma válvula de pressão, um manómetro e um passador para de vez em quando estabelecer a pressão de agua do circuito, no inicio também esteve ligada aos chuveiros da casa... assim com a lareira acesa tinham sempre o resto da casa quente e quando o fogo acabava continuava por algumas horas a funcionar devido ao calor armazenado nos tijolos e nas argamassas... sem se gastar muito dinheiro um sistema que no meu ver funciona de perfeição. Espero ter contribuído para alguém...
  6.  # 54

Colocado por: splpJá alguém fez a montagem do recuperador de calor a funciona como aquecimento central.
    Em que valores ficou?
    Qual o valor do recuperador e dos radiadores?
    Agradecia ajuda, pois estou a pensar fazer o mesmo.

Eu tenho um orçamento de €1640 para instalação, incluindo todos os mecanismos e acessórios (bomba circuladora, vaso de expansão, etc etc). O recuperador será comprado à parte, mas há bastantes opções por volta dos 1000-1100€.

Já agora gostaria de saber opiniões sobre este valor para instalação+mecanismos. Alguém tem valores comparativos?

Quanto a radiadores, tenho um orçamento de 1300€ para cerca de 100 elementos de radiador e acessórios para montagem dos mesmos.

Alem do recuperador e dos radiadores e tubagem é necessário mais alguma coisa, alguma caldeira ou bomba? E que espaço ocupa. Não entendo nada disto.
    Se alguém tiver fotos para poder publicar no fórum ajudaria imenso.

Pode ter uma ideia dos acessórios necessários nesta página:
    http://www.sitiodaslareiras.com/recuperadores_agua.htm#acessorios
    • bmvp
    • 30 janeiro 2011 editado

# 55

Conhecem?
    • bmvp
    • 8 fevereiro 2011

# 56

Conhecem?
  7.  # 57

Sasac vision 92, que condutas de calor para outras divisões, e serve também para aquecimento de aguas!
    O orçamento que me fizeram foi:
    1 recuperador sasac vsison 92 - 2100 Eu,
    1 aro de remate - 105 Eu,
    6m tubo 200mm - 250 Eu,
    5m tubo vent. 100mm - 107 Eu
    Que é que acham deste recuperador ?
    O orçamento está dentro das caracteristicas do produto?
  8.  # 58

Boa tarde!

Alguém conhece o recuperador para aquecimento central Romotop KV 6.6.2. Eu acho muito bonito para um recuperador de Aquecimento central.
    Na loja disseram que já tinha serpentina de arrefecimento (circuito de refrigeração) incluída e tinha rendimento de 82%.

Encontrei na net o video dele http://www.youtube.com/watch?v=plp60fQNcck

O que acham?
  9.  # 59

Já vi esse aparelho a funcionar e tem realmente um rendimento impressionante.Baixo consumo,o vidro mantem-se limpo,muito bem construido...tem de facto uma serpentina de arrefecimento,que é um sistema de segurança, o que lhe permite trabalhar em circuito fechado.Pareceu-me muito bom.
  10.  # 60

Colocado por: broncoTenho espaço de lareira na sala. Queria instalar recuperador e encontrei (produto nacional) o recuperador/caldeira H2 da Chama.
    http://www.chama.com.pt/site/h2.php
    Já pedi orçamento. Depois digo valores.
    (Alguma coisa contra a Chama?)

Está satisfeito?

0.0251 seg. NEW