Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Por acaso alguem me pode dar uma luz em relação a preços de instalação/equipamentos (todo completo) para recuperadores de calor a lenha ligado a um sistema de aquecimento central a agua quente?
    pretendia um preço global, ja incluindo tubagens, radiadores...
    Concordam com este comentário: Aprendiz07
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bronco
  2.  # 2

    ninguem instalou deste sistema...
    help...
  3.  # 3

    eu tenho alguns orçamentos e rondam os 7.000 euros
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rosa prata
  4.  # 4

    Boa Tarde
    Já pensou que para aquecer toda a casa vai ter de carregar o recuperador com lenha e abafar na divisão onde estiver colocado o referido recuperador?
  5.  # 5

    Colocado por: almeida94Já pensou que para aquecer toda a casa vai ter de carregar o recuperador com lenha e abafar na divisão onde estiver colocado o referido recuperador?

    ??
    Sabe do que está a falar ou falou por falar??
    Um recuperador a água + radiadores, funciona exactamente como uma caldeira (gas, gasoleo, pellets, etc) com os mesmos radiadores...
    É só uma questão de na divisão que tem o recuperador não ter radiador (ou ter um muito mais pequeno), para "compensar" o calor directo do recuperador.
    Bem simples. Bem económico. (para quem tem acesso a lenha). Não muito prático, mas nao podiam ser só vantagens.. ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rosa prata
    • zeus
    • 18 dezembro 2009

     # 6

    Já mandei reservar o meu! o acqua da solzaima! ainda nao tenho as paredes ao alto mas ja tenho recuperador... :) os gastos que vou ter no total ainda nao fiz as contas, ainda ando á volta dos numeros e das soluçoes para interligar os sistemas de recuperador com caldeira e sistema solar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nofic1, rosa prata
  6.  # 7

    Sr Pedro Azevedo78
    Dei-me ao trabalho de emitir uma opinião, logicamente, com o intuito de tentar ajudar.
    Passo a explicar:
    Se tiver uma caldeira a gasóleo, peletts, madeira, etc, sendo a caldeira isolada não transmite calor para a divisão onde está instalada, normalmente a casa de máquinas.
    No caso referido, permutador a água, como não é isolado, ao aquecer a água vai transmitir calor para a divisão onde está instalado. O que se torna difícil é o controlo da temperatura da sala onde está instalado o permutador vs temperatura das outras divisões.
    Bom dia
  7.  # 8

    Também estou a pensar optar por este sistema. aquardo agora os orçamentos que pedi para a construção que vou fazer. terei muito gosto em partilhar
  8.  # 9

    Tenho espaço de lareira na sala. Queria instalar recuperador e encontrei (produto nacional) o recuperador/caldeira H2 da Chama.
    http://www.chama.com.pt/site/h2.php
    Já pedi orçamento. Depois digo valores.
    (Alguma coisa contra a Chama?)
  9.  # 10

    Boa noite,

    Amigo quando tiveres esse preço do CHAMA manda para aqui, parece-me que o equipamento é muito bom e uma caldeira de 110 litros é obra.

    Acerca deste mesmo tema também está a decorrer outra discussão que foi iniciada por mim, se quiseres podes espreitar pois existem lá informações de outras marcas como Albicalor, Solzaima (nesta marca as caldeiras ~sao algo pequenas, apesar de serem bons), Edilkamin e CHAMA.

    Abraço
  10.  # 11

    Algum de vós já instalou o sistema, ou entretanto decidiram-se por outro? Quero colocar piso radiante hidráulico, mas o objectivo já que tenho lenha, é aquecê-lo através de recuperador a lenha.
    O que me dizem é que tem de estar sempre ligado, é verdade? Tem de estar sempre ligado porquê? O meu objetivo é aquecer a casa uniformemente enquanto estou acordada. Não posso ligar por exemplo só á tarde e ter uma temperatura de 18/19 graus durante a noite?
    Neste momento moro noutra casa e só tenho lareira, mas só aquece o local onde está, ao ter o piso hidráulico o recuperador a água não irá aquecer toda a habitação mesmo que o sistema não esteja sempre ligado e só ligar conforme a necessidade de aquecimento? Poderá demorar quanto tempo a aquecer? Na minha lareira demora +- 1 hora até a sala estar quente.
  11.  # 12

    Colocado por: CelesteBatistaO que me dizem é que tem de estar sempre ligado, é verdade? Tem de estar sempre ligado porquê?

    Porque é um sistema de elevada inércia térmica e de baixas temperaturas. Ou seja, desde que começa a circular água (que circula a baixas temperaturas, não é como nos comuns radiadores) quente até as divisões estarem à temperatura desejada vai demorar bastante tempo. Claro que tudo isto depende da temperatura a que está a casa e que temperatura deseja. Se a casa estiver a 17ºC e quiser 19ºC certamente não demorará assim tanto, mas se estiver a 16ºC ou a 15ºC para aquecer até 20ºC vai demorar...
    Colocado por: CelesteBatistaNão posso ligar por exemplo só á tarde e ter uma temperatura de 18/19 graus durante a noite?

    Com um bom recuperador e uma casa bem isolada se calhar consegue... Mas vai estar a perder a enorme e maior mais valia do piso radiante que é o ter uma casa SEMPRE com temperaturas de conforto óptimas e estáveis...
  12.  # 13

    Mesmo com um depósito de inércia de 600lt?
  13.  # 14

    Colocado por: CelesteBatistaMesmo com um depósito de inércia de 600lt?

    Se o recuperador for potente o suficiente para manter esse acumulador nunca abaixo dos 40ºC, então o piso pode funcionar sempre sem problemas...
  14.  # 15

    E sabe dizer-me qual ou quais seriam esses "bons" recuperadores?
    • lbvp
    • 19 agosto 2010

     # 16

    Coloque uma bomba de calor, caldeira etc... para o piso e deixem de andar a invertar sistemas que não vão funcionar correctamente e com custos de manutenção...
  15.  # 17

    Colocado por: lbvpColoque uma bomba de calor, caldeira etc... para o piso e deixem de andar a invertar sistemas que não vão funcionar correctamente e com custos de manutenção...


    Acredito que a bomba de calor seja a melhor solução para quem tem dinheiro para a colocar, caso contrário acho que leva muitos anos a abater o custo da mesma. Não tenho necessidade de ligar aquecimento todos os dias, há dias que mesmo no Inverno não está assim tanto frio e por um lado quanto mais fácil for o modo de aquecimento mais se irá ligar. A lenha, tenho com abundância e se tiver de comprar compro bastante barato, por isso o motivo de querer ligar o piso ao recuperador.
  16.  # 18

    Colocado por: CelesteBatistaE sabe dizer-me qual ou quais seriam esses "bons" recuperadores?

    Não... Não percebo nada do assunto...
  17.  # 19

    Colocado por: lbvpColoque uma bomba de calor, caldeira etc... para o piso e deixem de andar a invertar sistemas que não vão funcionar correctamente e com custos de manutenção...

    Que tem de invenção colocar um recuperador a aquecer água para um depósito de inércia??!!
    É o mais cómodo e despreocupado? Não...
    Funciona? Claro que sim! Desde que lhe coloquem lenha... :)
    • lbvp
    • 20 agosto 2010

     # 20

    Mas para isso é melhor colocar uma caldeira a lenha, a caldeira carrega-se com 40kg de lenha e só ter de abastecer de 5 horas em 5 horas na pior das hipoteses faz consumos de 5,5kh/h.
 
0.0250 seg. NEW