Colocado por: taunusBoa tarde,
Comprei recentemente uma moradia a qual tem uma instalação trifásica.
Como necessito de fazer uma alteração, nomeadamente dotar alguns pontos com terra, vai lá um eletricista para fazer esse trabalho.
Como vai ter de substituir o quadro, visto que este é muito antigo e não tem diferencial, a primeira coisa que me veio à cabeça foi pedir-lhe para passar a instalação para monofásico, ao que ele respondeu que não haveria qualquer problema.
No entanto, agora estou com dúvidas se há alguma vantagem/desvantagem passar de trifásico para monofásico.
Gostava de ter mais uma opinião.
PS- se passar para monofásico tenho de substituir a bomba do poço pois esta é trifásica.
Colocado por: BigmouseSe a única alimentação trifásica é a do poço, sim faz bem em alterar para monofásica. Mas...
Colocado por: Bigmouse
Qual a potência viabilizada para a instalação ( não é a potencia contratada que está indicada na fatura)?
Qual o custo de uma bomba nova?
Na beneficiação do quadro, deixa o mesmo preparado na mesma para uma alimentação trifásica. Depois seriam feitas as alterações necessárias para uma alimentação monofásica (uma alteração muito simples) quando altera-se a potência para um escalão monofásico.
Existem vantagens em ter uma instalação monofásica em vez de trifásica, dependente da potência que contratar. Será uma relação entre custo e continuidade de serviço.
Colocado por: Bruno.AlvesDiria é um pau de 2 legumes 😁
Dependendo do equipamento instalado, da distribuição de cargas e do que pretenda vir a instalar no futuro, pode ser ou não boa ideia.
No geral diria que é boa ideia. A maior parte do pessoal tem trifásico com 10,35kVA logo 15A por fase. Não dá para uma torradeira e um secador de cabelo, depois o quadro dispara mesmo que as outras 2 fases estiverem a dormir.
Havendo potência disponível suficiente, boa distribuição de cargas nas fases e, por exemplo, perspectiva de ter um VE que carregue em trifásico, manter o trifásico pode ser boa ideia. Falhando uma destas, é muito mais fácil ter 6,9kVA monofásico do que o dobro trifásico ;) E mais barato
Colocado por: taunusAcho que aqui já se justificará os 10,35kVA, não sei. Será que mesmo assim o monofásico tem vantagens?
Colocado por: BigmouseA pior escalão que se pode ter é os 10,35kVA Trifásico, que é equivalente a ter 3,45kVA em cada fase.
Basta ter a sorte de ligar uma cafeteira elétrica e maquina de lavar roupa na mesma fase e desliga tudo.
Mais vale passar para 6,9kVA monofásico ou menos.
Colocado por: taunusSim, tenho andado a ler umas coisas e realmente um trifásico tem esse risco se a carga não estiver bem distribuída. Provavelmente irei manter o 10,35kVa pois tenho receio de o 6.9kVA não ser suficiente para o equipamento. Vamos imaginar que estão 2/3 AC em funcionamento, uma máquina a lavar e dá o arranque da indução... pode ir abaixo
Colocado por: BigmouseSe for abaixo, basta ligar para o comercializador e solicitar alteração de potencia contratada para o escalão acima (esta alteração não tem qualquer custo e nos novos contadores de energia é efetua a distancia sem intervenção do técnico).
Eu experimentava sempre os 6,9kVA e depois logo via se necessita de mais ou não
Colocado por: taunusEntão quando chego a casa (o apartamento actual) e ligo o hibrido plug-in e estão máquinas e forno ligados e mando o quadro abaixo
Colocado por: BigmouseColoca um temporizador associado a tomada para ligar durante a noite.
Colocado por: BigmouseA pior escalão que se pode ter é os 10,35kVA Trifásico, que é equivalente a ter 3,45kVA em cada fase.
Basta ter a sorte de ligar uma cafeteira elétrica e maquina de lavar roupa na mesma fase e desliga tudo.
Mais vale passar para 6,9kVA monofásico ou menos.
Colocado por: nocas1Pois, eu trifasico 10,35
Bigmouse, olhe que nem sempre é assim…, sou dos que tem esse “pior escalão” numa moradia com BC (AQS e piso) Bomba do Furo, Bomba da Piscina, MLR, MLL, MIcroondas, Exaustor, Forno Eléctrico, 2 frigoríficos e toda a panóplia de aparelhos eléctricos que temos em casa. Surpresa das surpresas, o meu QE não vem abaixo apesar de muitos aparelhos e electrodomésticos estarem ligados em simultâneo. Aliás, não tenho qualquer preocupação nessa matéria. As minhas contas mensais, em média, sao superiores a 120€, logo existem consumos constantes e expressivos.
Colocado por: taunus
Sim, é sempre uma boa ideia.... Quem se costuma queixar mais dessas coisas é a minha mulher. Então quando chego a casa (o apartamento actual com 4.6kVA) e ligo o hibrido plug-in e estão máquinas e forno ligados e mando o quadro abaixo... mais valia pegar nele e ir embora outra vez :-)