Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde Todos!
    Nos continuamos sonhar de ter uma moradia. Já encontrei o terreno, a escritura está marcada para próximo mês. Mas ainda ando com duvidas.
    Nos somos de Leiria e quero uma t3 com área 150m2 uteis. Agora tenho 150mil€. A minha arquiteta disse que tem juntar mais 30m, fica área bruta e fazer contas com este valor. E que 150m é pouco, para t3 tem que ser 200-230m2.

    A minha pergunta é: tem que mudar a arquiteta ou ela falou verdade? Se vou conseguir construir 150m2 úteis por 150mil €? (nesse valor entram despesas camarias e do arquiteto?)
    Obrigada todos!
  2.  # 2

    conte 1000€ + iva por cada m2.
    Projetos e licenças à parte.
  3.  # 3

    Colocado por: DR1982conte 1000€ + iva por cada m2.
    Projetos e licenças à parte.
    Área bruta.

    Conta de merceeiro area util para área bruta é multiplicar por 1.3. Portanto à volta de 200m2. = 200 000€ (para cima) mais iva mais projectos taxas, taxinhas e arranjos exteriores.

    Projectos simples se não aí vai por aí acima.


    Partilhe os projectos que a malta gosta de opinar/ajudar a descontruir para melhorar.


    Abr.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

    150m úteis por 150k já com projectos e licenças... Acho impossível, mas quem sabe. A área pode ser suficiente ou não, depende da opinião de quem lá vai viver. Eu estou neste momento em fase de projecto para uma moradia que provavelmente não chegará aos 150m² úteis e estou a trabalhar com o arquitecto para que o valor fique a rondar os 150k.... Mais IVA, mais projectos, mais licenças, mais terreno, etc
  5.  # 5

    Colocado por: gil.alvesÁrea bruta.

    Conta de merceeiro area util para área bruta é multiplicar por 1.3. Portanto à volta de 200m2. = 200 000€ (para cima) mais iva mais projectos taxas, taxinhas e arranjos exteriores.

    Projectos simples se não aí vai por aí acima.


    Partilhe os projectos que a malta gosta de opinar/ajudar a descontruir para melhorar.


    Abr.


    O exagero do costume, por aqui.
    Qualquer dia é isso tudo e ainda dizem que o telhado é à parte!
    Enfim... Os DO que caem aqui de paraquedas ficam logo em pânico, no mínimo.

    Não se deixe levar só pelo que lê neste fórum. Procure, fale com arquitectos, procure obras a decorrer e fale com os empreiteiros. Vai ver que as coisas não são bem ou só como pintam por aqui.
    Concordam com este comentário: somdigital
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Oksana1987
  6.  # 6

    Colocado por: frpin

    O exagero do costume, por aqui.
    Qualquer dia é isso tudo e ainda dizem que o telhado é à parte!
    Enfim... Os DO que caem aqui de paraquedas ficam logo em pânico, no mínimo.

    Não se deixe levar só pelo que lê neste fórum. Procure, fale com arquitectos, procure obras a decorrer e fale com os empreiteiros. Vai ver que as coisas não são bem ou só como pintam por aqui.
    Diga isso a MariaT do tópico aqui ao lado
    Concordam com este comentário: gil.alves, Pedro Barradas, Picareta
    • frpin
    • 13 agosto 2021 editado

     # 7

    Colocado por: DR1982Diga isso a MariaT do tópico aqui ao lado


    Claro! Tem de procurar! Ou tem dúvidas?
    Um empreiteiro que atira um orçamento de 2000€ m2 está a tentar a lotaria, ou tem dúvidas?

    É preciso analisar a situação e toda a envolvente. E o que é certo é que os empreiteiros não têm neste momento falta de procura. É a lei do mercado.
    Um empreiteiro que tenha neste momento já obras para dois anos, a receber pedidos de orçamentos semanalmente ou mesmo diariamente, é provável que num ou noutro orçamento se estique. Se cair, a margem de lucro é tal que lhe permite pagar mais a outras equipas para lhe fazerem essa obra e mesmo assim ganhar muito!

    Neste momento os empreiteiros têm faca e queijo na mão, mas ainda há muitos que não se querem aventurar e fazem preços "normais". Agora esses mesmos empreiteiros também dão se ao luxo de serem eles a escolherem os clientes com quem querem trabalhar. E se há muito empreiteiro pato bravo, também há muito DO chico esperto. É por isso que um DO neste mercado tem de criar uma relação prévia com os empreiteiros. Falar pessoalmente com eles, conhecer as pessoas e dar se a conhecer. Aquele DO que pega no PE e CE e dispara emails para vários empreiteiros não se safa. São esses que depois recebem esses orçamentos inflacionados.
    Concordam com este comentário: mandrongo
  7.  # 8

    O problema dos nossos arquitetos é que não conhecem o mercado.

    Preconizam soluções sem consultar os fabricantes. Nem fazem ideia dos acessórios que são necessários para cada sistema.

    Depois admiram-se que o Arquiteto diga que a casa custa 200 e ninguém vos queira fazer por menos de 300
    Concordam com este comentário: amartins
  8.  # 9

    A MariaT recebeu orçamentos na ordem dos 2200€m2
    O que foi aqui sugerido foi para contar com 1000€m2 +iva, sinceramente parece-me arriscado alguem se aventurar num projeto se nao tiver preparado para pagar pelo menos 1000€m2 por cada m2 bruto
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 10

    Colocado por: frpin

    Claro! Tem de procurar! Ou tem dúvidas?
    Um empreiteiro que atira um orçamento de 2000€ m2 está a tentar a lotaria, ou tem dúvidas?

    É preciso analisar a situação e toda a envolvente. E o que é certo é que os empreiteiros não têm neste momento falta de procura. É a lei do mercado.
    Um empreiteiro que tenha neste momento já obras para dois anos, a receber pedidos de orçamentos semanalmente ou mesmo diariamente, é provável que num ou noutro orçamento se estique. Se cair, a margem de lucro é tal que lhe permite pagar mais a outras equipas para lhe fazerem essa obra e mesmo assim ganhar muito!

    Neste momento os empreiteiros têm faca e queijo na mão, mas ainda há muitos que não se querem aventurar e fazem preços "normais". Agora esses mesmos empreiteiros também dão se ao luxo de serem eles a escolherem os clientes com quem querem trabalhar. E se há muito empreiteiro pato bravo, também há muito DO chico esperto. É por isso que um DO neste mercado tem de criar uma relação prévia com os empreiteiros. Falar pessoalmente com eles, conhecer as pessoas e dar se a conhecer. Aquele DO que pega no PE e CE e dispara emails para vários empreiteiros não se safa. São esses que depois recebem esses orçamentos inflacionados.


    Nem mais...
    Concordam com este comentário: nbastos
  10.  # 11

    Colocado por: RUIOLI

    Nem mais...
    Acha 1000€m2 bruto um valor exagerado?
  11.  # 12

    Colocado por: DR1982Acha 1000€m2 bruto um valor exagerado?


    Não acho exagerado. Razoável!
  12.  # 13

    Colocado por: DR1982Acha 1000€m2 bruto um valor exagerado?
    continua a ser muito subjetivo... E neste momento quem se arriscar a construir tem que estar muitíssimo bem aconselhado ou ter muito conhecimento da área em causa...
  13.  # 14

    A questão não é ser exagerado. Não é.
    O modo como aqui no fórum colocam esse valor é que é exagerado. Dão sempre a entender que os 1000€ é quase o mínimo dos mínimos e que mesmo para esse valor é preciso cortar em tudo! Parece que os 1000€ já é quase um favor que o empreiteiro está a fazer!

    Os 1000€ são um orçamento bastante confortável. Agora as pessoas não podem é pensar em ter prh's e soalho e pedras xpto e por aí adiante. Mas tirando isso é um orçamento bastante confortável e com uma vasta gama de materiais e conforto por onde escolher.
  14.  # 15

    Colocado por: gil.alvesÁrea bruta.

    Conta de merceeiro area util para área bruta é multiplicar por 1.3. Portanto à volta de 200m2. = 200 000€ (para cima) mais iva mais projectos taxas, taxinhas e arranjos exteriores.

    Projectos simples se não aí vai por aí acima.


    Partilhe os projectos que a malta gosta de opinar/ajudar a descontruir para melhorar.



    Obrigada! Ainda não tenho o projeto porque estou com duvidas - começar obra ou não.

    Tenho uma amiga na Almada - ela assinou um contrato com empresa. Eles cobram 1mil por m2 util, e neste preço estão incluidas despesas da CM e arquiteto
  15.  # 16

    Colocado por: dalmonio150m úteis por 150k já com projectos e licenças... Acho impossível, mas quem sabe. A área pode ser suficiente ou não, depende da opinião de quem lá vai viver. Eu estou neste momento em fase de projecto para uma moradia que provavelmente não chegará aos 150m² úteis e estou a trabalhar com o arquitecto para que o valor fique a rondar os 150k.... Mais IVA, mais projectos, mais licenças, mais terreno, etc



    sim, conto que arquiteto ea CM pago a parte
  16.  # 17

    Colocado por: frpinA questão não é ser exagerado. Não é.
    O modo como aqui no fórum colocam esse valor é que é exagerado. Dão sempre a entender que os 1000€ é quase o mínimo dos mínimos e que mesmo para esse valor é preciso cortar em tudo! Parece que os 1000€ já é quase um favor que o empreiteiro está a fazer!

    Os 1000€ são um orçamento bastante confortável. Agora as pessoas não podem é pensar em ter prh's e soalho e pedras xpto e por aí adiante. Mas tirando isso é um orçamento bastante confortável e com uma vasta gama de materiais e conforto por onde escolher.

    Actualmente acho que 1000€ m2 se nao for o mínimo com que se constrói nao deve andar muito longe, isto falnado em casas bem construídas.
    Tanto diz que 1000€ m2 sao um orcamento bastante confortável como logo a seguir diz que é preciso esquecer pedras, soalhos, PRH e afins, Entao que materiais sao esses que consegue escolher por 1000€ m2?
  17.  # 18

    Colocado por: Oksana1987

    Obrigada! Ainda não tenho o projeto porque estou com duvidas - começar obra ou não.

    Tenho uma amiga na Almada - ela assinou um contrato com empresa. Eles cobram 1mil por m2 util, e neste preço estão incluidas despesas da CM e arquiteto


    Wow, isso de facto parece muito barato.

    Poderia passar o site da empresa por e-mail, por favor?
    [email protected]

    Obrigada
  18.  # 19

    Colocado por: DR1982
    Actualmente acho que 1000€ m2 se nao for o mínimo com que se constrói nao deve andar muito longe, isto falnado em casas bem construídas.
    Tanto diz que 1000€ m2 sao um orcamento bastante confortável como logo a seguir diz que é preciso esquecer pedras, soalhos, PRH e afins, Entao que materiais sao esses que consegue escolher por 1000€ m2?


    Consegue ter um bom flutuante ou vinílico. Não tem prh mas já consegue ter AC, ou pelo menos pré-instalacao, etc. A questão é que eu acho que o valor não é assim tão baixo como querem fazer crer. E que dá para as pessoas terem uma vasta gama de acabamentos e equipamentos por onde escolher.

    Agora se me disser que há por aí muito projeto que basta olhar para ver que vai descambar, concordo consigo. Vãos enormes, palas, anexos, cortes e recortes... Aí claro, vai ser difícil manter os 1000€.

    Mas aí é que têm de entrar os técnicos para elaborarem o projeto consoante os requisitos do cliente. O que sou contra é a ideia que passam logo ao início que não se constrói com qualidade por 1000€. Todo o projeto, desde o início deve é ser orientado sempre com o orçamento presente. Os técnicos aqui têm de proteger o seu cliente, alerta lo sobre o que eles pedem vs orçamento disponível.
  19.  # 20

    Com 1000€ Constroi com qualidade com acabamentos baixos, flutuante ou vinilico sao acabementos de baixa qualidade, acho
    E tambem nao me parece que pre-instalação de AC traga algum conforto.
    Acho que o que se diz é que 1000€ m2 é um bom valor para ter uma noção na fase inicial
 
0.0226 seg. NEW