Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,
    Queria a vossa ajuda para saber se há problema na minha instalação.
    Estou a remodelar a minha casa e passei muito cabo novo com passa cabos inclusive disjuntor dedicado para forno, maquina de lavar roupa e para o frigorífico.
    No entanto não mexi nos quartos e já reparei e pintei tudo não tinha vontade de abrir mais rossos nos quartos.

A questão em causa

Tinha um tubo de pvc a ir da caixa de um quarto para uma tomada que alimentava três tomadas com cabo de 1,5mm.

Para alem do cabo não me parecer suficientemente grosso sei que ligar duas tomadas a um condutor por si não seria um problema, agora 3 tomadas fiquei com algum receio então toca a passar mais dois cabos no mesmo tubo de 2,5mm (mais uma fase e um neutro, não tenho terra nos quartos).

Liguei então o de 2,5 a uma tomada que puxa para outra e o de 1,5 a uma única tomada.
    Agora a minha questão aparece depois de ler que não é aconselhado passar mais do que um par de cabos por tubo.

Existe algum problema no que fiz? Tornei a instalação mais ou menos segura?

Agradeço os vossos comentários.

Obrigado.
    • zeto
    • 13 agosto 2021

# 2

Já vi instalações 50x piores e ainda não deram barraca, não se preocupe não vai passar nada, aqueles que passam cabos dentro dum tubo de agua é pior😀
  2.  # 3

Já que anda com mudanças,
    Faria mais sentido já que passou 2 fios 2,5 , por terra nessas tomadas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 4

Já que anda com mudanças,
    Faria mais sentido já que passou 2 fios 2,5 , por terra nessas tomadas.

Infelizmente o prédio ainda não têm instalação terra.
  4.  # 5

Instalava já a terra ao quadro e quando o prédio tivesse instalação era só fazer a ligação
  5.  # 6

Ligava a um pilar ou uma viga.. não se deve mas faz-se nesses casos

0.0103 seg. NEW