Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite caros Foristas,

    Como forma de agradecimento por todo o conhecimento adquirido no Forúm da Casa ao longo dos últimos anos, pretendo, com este tópico, partilhar com vocês o nosso projeto de vida sob forma de diário de construção.

    Objetivo: Construção de uma moradia unifamiliar T3 + 1 com 167 m2 (área útil) + Anexo Existente (~ 40 m2) em método de construção tradicional/alvenaria, sita na zona de Torres Novas, distrito de Santarém.

    Ponto de situação/Aspetos Importantes:
    Arquitectura aprovada ✔
    Especialidades Em curso
    Saneamento público Inexistente
    Fossa Séptica Biológica ✔
    Painel Solar Térmico VS Fotovoltaico Em estudo
    Anonimo18072022A Hidráulico + Bomba de Calor ✔
    Pré-instalação de AC ✔
    Projecto de Execução e Mapa de Quantidades Em curso
    Fiscalização de Obra Decidido contratar
    Budget A discutir no futuro (O ano passado tínhamos uma ideia, sabemos que este ano os valores estão diferentes - Aguardemos pelos orçamentos dos construtores)

    Neste primeiro post partilho 2 vídeos que mostram o terreno onde irá nascer a nossa moradia, os desenhos 2D e alguns renders 3D (ainda sem detalhe mais definitivo) para vossa apreciação, comentários e/ou sugestões.

    Terreno: (vídeos)
    https://vimeo.com/586942580
    https://vimeo.com/586942777

    Desenhos 2D:




    Desenhos 3D (não definitivo):





    Gostava de relembrar apenas que cada um tem as suas próprias vivências e prioridades. Peço que, dentro do possível, respeitem isso mesmo bem como as opiniões dos demais! Não existem casas iguais! Grato pela atenção! Saúde para todos!
    Concordam com este comentário: HAL_9000
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Casa da Horta, Belhinho, desofiapedro
  2.  # 2

    Já está nos marcadores. Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMMarques
  3.  # 3

    Na planta térrea, onde se faz a entrada para a casa?
  4.  # 4

    Se estou a perceber isso vai ser uma casa enterrada! :)

    Gosto.
    Diga-me que vai pôr relva por cima disso.
    Safou-se com essas IS… e com essa largura de corredor? Boa! Já está siga.
    Gosto das áreas.
    Não sei se seria mesmo necessário aquela IS social ou refazer a outra doutra maneira.

    Parabéns. Vou seguir.

    Abr.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMMarques
  5.  # 5

    A seguir.

    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMMarques
  6.  # 6

    nunogouveia

    Na planta térrea, onde se faz a entrada para a casa?


    A entrada principal encontra-se ao nível do anexo/biblioteca (piso 1).
    Para um futuro em que as escadas se tornam um obstáculo, a entrada no piso térreo far-se-á por uma das 2 portas que se encontram na cozinha com acesso ao exterior.

    gil.alves

    Se estou a perceber isso vai ser uma casa enterrada! :)


    E está a perceber bem. As "costas" da casa irão ficar enterradas, sim! :) Esta arquitetura deve-se à tentativa de aproveitamento das particularidades do terreno que é bastante inclinado. Foi a escolhida das abordagens possíveis!

    Diga-me que vai pôr relva por cima disso.


    Eu também gostava...mas após intensivas negociações com a "Dona de Obra" vamos aproveitar a cobertura plana de outra forma (ainda a definir concretamente mas à partida levará godo).

    Não sei se seria mesmo necessário aquela IS social ou refazer a outra doutra maneira.


    Em parte concordo consigo mas achamos importante ter uma pequena IS para visitas. Evitando desta forma a utilização da IS dos miúdos!

    Parabéns. Vou seguir.


    Obrigado pela opinião e feedback!
  7.  # 7

    Aquela cobertura ajardinada, assim com platibanda, parece não fazer sentido. Mais valia ter um terraço pavimentado.
    Ou então continuar com um telhado de uma água, de baixo pendente.

    Gosto da volumetria.
    Não analisei muito isso.

    Mas esse projecto não cumpre a lei das acessibilidades, tem de levar grandes voltas*.

    O vestíbulo, parece-me mal aproveitado e um desperdício de area. Faça ali nessa transição, um patio aberto... para que querem aquilo assim ali?

    A cozinha parece-me muito fechada para o exterior. o Tanque/ piscina, não havia uma melhor localização, perto das zona sociais/ estar? ou tem de manter, devido a pre-existências?


    Os carros não tem direito a ter cobertura integral?

    *Se está aprovado, está aprovado. Eu fico pasmado...
    Concordam com este comentário: gil.alves
  8.  # 8

    Aquela cobertura ajardinada, assim com platibanda, parece não fazer sentido. Mais valia ter um terraço pavimentado.


    Sim. Vai ser pavimentado e transitável com godo e talvez um "deck"/zona de estar. Não vai ser ajardinado.

    O vestíbulo, parece-me mal aproveitado e um desperdício de area. Faça ali nessa transição, um patio aberto... para que querem aquilo assim ali?


    Para efeitos de licenciamento denominou-se "vestíbulo" mas é mais uma salinha (que surge da junção dos dois espaços "estar" e "dormir) que será uma zona mais recatada para leitura, música...com a luz proveniente da clarabóia na platibanda e com salamandra/recuperador de dupla face.

    A cozinha parece-me muito fechada para o exterior.


    Concordamos. Provavelmente iremos adicionar alguma janela na bancada junto à parede para existir maior ligação com o exterior.
    No topo (onde não existe janela) pretendemos ter um armário de apoio à cozinha. Pensámos em não colocar janela aí devido ao tamanho do vão envidraçado da sala.

    o Tanque/ piscina, não havia uma melhor localização, perto das zona sociais/ estar


    Também concordamos. Irá sofrer, provavelmente, alteração na sua localização para melhor enquadramento com as zonas sociais.

    Os carros não tem direito a ter cobertura integral?


    Aquele carro nos 3D é maior do que qualquer viatura que temos. Mas sim, o "barracão" que já existe terá de ser demolido por não ter a estrutura apropriada, pelo que iremos aumentar em largura para ter cobertura integral! :)

    Obrigado pelo feedback!
  9.  # 9

    Colocado por: GMMarquesMas sim, o "barracão" que já existe terá de ser demolido por não ter a estrutura apropriada

    Mas isso é logo visivel no video... Sem ir ao local Nem sei como é que não foi logo isso a proposta de projecto. Aliás bastava a cobertura, nova, prolongar-se na zona do beirado, em consola, mais uns 150cm...

    Desconheço as restrições urbanísticas para o seu lote.

    Boa sorte. ( só achei, para um projecto já licenciado, muita imaturidade nesta proposta - dá ideia de ainda estar em estudo prévio)
  10.  # 10

    Pedro,

    A remodelação/demolição do barracão consta no licenciamento. Isso está previsto. Não será só a cobertura a sofrer atualizações.

    Relativamente aos 3D, como tive o cuidado de mencionar, são provenientes do estudo prévio que nos foi apresentado.

    Assim que tiver atualizações mais detalhadas, partilharei aqui! :)

    Obrigado pela opinião!
  11.  # 11

    Os roupeiros abrem as portas para fora dos quartos?
  12.  # 12

    Colocado por: GMMarquesRelativamente aos 3D, como tive o cuidado de mencionar, são provenientes do estudo prévio que nos foi apresentado.

    Estava a referir-me ás plantas... Os 3D, assim como estão, servem perfeitamente.
  13.  # 13

    ricardomendes há 2 horas

    Os roupeiros abrem as portas para fora dos quartos


    Olá Ricardo. A ideia é ter um closet "comunitário" para toda a família. Os quartos não irão ter armários. Estes estão e abrem todos para o corredor :)
  14.  # 14

    rapidamente vai comprar um roupeiro interior depois para cada um para o seu interior :)

    não desgosto da estrutura funcional/ distribuição da casa, no entanto volumetricamente a meu ver aquelas platibandas conjugadas com telha matam a coisa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 15

    Falta um elemento importante. A chaminé?
    Concordam com este comentário: dalmonio
  16.  # 16

    Colocado por: GMMarques

    Olá Ricardo. A ideia é ter um closet "comunitário" para toda a família. Os quartos não irão ter armários. Estes estão e abrem todos para o corredor :)


    Isto em particular acho uma péssima ideia: pouco prático ter que sair do quarto para escolher roupa, falta de privacidade, uma pessoa sai do duche e tem que estar semi-nu no corredor a escolher roupa. Cada um sabe da vivência que faz em família, mas parece-me "partilha" a mais :)
    Concordam com este comentário: Beto1980
  17.  # 17

    Se a ideia é ter um closet comunitário poderia ser na outra parede, ficava sem as interrupções das portas dos quartos. É como diz o user, cada um tem as suas vivências, há que respeitar, talvez já usem esse sistema na actual casa e gostam. O problema será só quando/se um dia a casa for vendida, terão mais dificuldade em conseguir comprador porque essa área de quartos não ajuda a que se acrescentem os roupeiros. E os 15m2 da suite é já contando com a wc, o que também não ajuda nem no quarto principal.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  18.  # 18

    A seguir, engraçado.
    Zona técnica é para? A wc parece pequena.
    Closet comunitário para mim não dava...
  19.  # 19

    Assim de repente diria que concordo com a Joanna, os roupeiros podiam estar na outra parede, assim tinham mais uns dois penso eu, sempre era mais qualquer coisa :)
  20.  # 20

    Falta um elemento importante. A chaminé?


    Boa noite, Pedro.

    Correcto. Só vamos ter chaminé na salamandra/recuperador da sala. Na cozinha teremos extração de bancada e respetiva tubagem pelo pavimento (pela impossibilidade de ter chaminé em cima da ilha)

    Porém, pelo que pude perceber, um projeto tem várias fases de desenvolvimento e o licenciamento é apenas o licenciamento :)

    Assim que tiver as plantas de execução e mais detalhes, partilharei aqui!
 
0.0220 seg. NEW