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  1.  # 1

    Boas.
    Talvez me possam ajudar.
    Tenho um Seat Ibiza 6L a gasolina.
    Acendeu a luz da direcção assistida, segundo manual pode ser problema eletrico ou nível de óleo.
    Após muito pesquisar lá encontrei o reservatório do óleo para a direcção assistida e verifiquei que tem óleo, não sei se tem em quantidade suficiente.
    Para ver o óleo do motor tem uma vareta com as marcas.
    Como se verifica o nível de óleo da direcão assistida?
  2.  # 2

    A tampa que retirou do reservatorio não tem um extensão?

    Colocado por: mmarinhoBoas.
    Talvez me possam ajudar.
    Tenho um Seat Ibiza 6L a gasolina.
    Acendeu a luz da direcção assistida, segundo manual pode ser problema eletrico ou nível de óleo.
    Após muito pesquisar lá encontrei o reservatório do óleo para a direcção assistida e verifiquei que tem óleo, não sei se tem em quantidade suficiente.
    Para ver o óleo do motor tem uma vareta com as marcas.
    Como se verifica o nível de óleo da direcão assistida?
  3.  # 3

    Ou o depósito não tem umas marcas na lateral?
  4.  # 4

    Mas a direção ficou dura?
  5.  # 5

    O depósito está algo oculto, fica perto do farol do condutar e abaixo da bateria, não tem marcas.
    A tampa sai com uma pequena vareta , mas não exibe nenhuma marca do tipo MAX e MIN.
    A direcção ficou dura e acendeu uma luz amarela com o símbolo de um volante e um ponto de exclamação.
    Pelo manual do carro ou é o óleo ou problema eléctrico, achei mais fácil começar o despiste pela verificação do nível do óleo.
  6.  # 6

    Acho que a vareta da tampa indica o nível. Também tenho um ibiza 6l a gasóleo e quando me acende essa luz é quando tenho a bateria fraca. Experimente carregar a bateria.
  7.  # 7

    Qual é o código do motor?
  8.  # 8

    Colocado por: OvelheiroQual é o código do motor?

    Não faço a mínima ideia.

    Colocado por: Jaquim29Acho que a vareta da tampa indica o nível. Também tenho um ibiza 6l a gasóleo e quando me acende essa luz é quando tenho a bateria fraca. Experimente carregar a bateria.

    Não deve ser, coloquei há pouco tempo uma nova.
  9.  # 9

    Aquilo gasta uma correia. Pode ter rebentado.
  10.  # 10

    Colocado por: SirruperAquilo gasta uma correia. Pode ter rebentado.


    Se isso acontecer o símbolo da bateria também fica ligado.
  11.  # 11

    Colocado por: mmarinho
    Não faço a mínima ideia.


    Não deve ser, coloquei há pouco tempo uma nova.


    Qual é a cilindrada e o ano do carro?
  12.  # 12

    Agradeço a todos a ajuda.
    Já coloquei o óleo e não resolveu o problema.
    Agora está tudo de férias e só em Setembro é que posso colocar o carro na oficina.
    agora que ia entrar de férias.
  13.  # 13

    Colocado por: mmarinhoAgradeço a todos a ajuda.
    Já coloquei o óleo e não resolveu o problema.
    Agora está tudo de férias e só em Setembro é que posso colocar o carro na oficina.
    agora que ia entrar de férias.


    Duvido que o problema seja no óleo.
    Ou foi a bomba com os pitos ou a correia.
  14.  # 14

    Ficou sem bateria recentemente? Se sim, já andou mais de 100m desde que carregou/trocou a bateria? É habitual no 6L o sensor de posição do volante não saber a posição actual quando há uma falha de bateria. O sistema determina a posição sozinho, só precisa é de umas voltas ao volante e rolar por alguns metros após a bateria estar reestabelecida.
  15.  # 15

    Colocado por: OvelheiroDuvido que o problema seja no óleo.
    Ou foi a bomba com os pitos ou a correia.

    É um problema eléctrico ou electrónico, não acredito que seja na bateria.
    Não me resta outra alternativa senão esperar que por Setembro para levar o carro para a oficina, não lhe vou mexer mais até lá.
    Mais uma vez obrigado a todos.
  16.  # 16

    Colocado por: mmarinho
    É um problema eléctrico ou electrónico, não acredito que seja na bateria.
    Não me resta outra alternativa senão esperar que por Setembro para levar o carro para a oficina, não lhe vou mexer mais até lá.
    Mais uma vez obrigado a todos.


    Não diz o ano do carro, não consigo dizer.
    Mas se for bomba que trabalhe com a correia de acessórios não é problema elétrico.
  17.  # 17

    É de novembro de 2002. Desconfio que foi avaria da bomba.
    Segundo o manual do carro, pode-se conduzir o carro com a direcção assistida avariada, mas será que se pode? Não estraga ainda mais o carro?
    Concordam com este comentário: lpetinga
  18.  # 18

    Lá acabei por fazer mais de 800 km com o carro assim.
    Fiz muita estrada de serra e o carro portou-se muito bem.
    Era muito difícil fazer inversão da marcha e estacionamento, mas de resto conduziu-se bem.
    Afinal não foi tão grave quanto eu receava.
  19.  # 19

    Solução temporária…
    Concordam com este comentário: mmarinho
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  20.  # 20

    Já resolvi o problema.
    Hoje o meu mecânico regressou de férias e levei o carro lá.
    Aquilo foi um fusível que partiu.
    Era uma pecinha metálica pequenina, fina, com 1 buraco em cada ponta parta os parafusos que partiu.
    Colocou uma nova por cima e ficou resolvido.
    Demorou uns 10 minutos, levou 10.00 euros.
    Ás vezes uma pessoa faz cada filme.
    Realmente quem não sabe é como quem não vê.
    Na marca, só para fazer o diagnóstico levavam 35.00 euros.
    Por um lado fiquei contente por ter sido fácil a reparação mas por outro fiquei chateado por uma coisa tão simples ter-me dado cabo da cabeça.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
 
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