Iniciar sessão ou registar-se
    • SrR
    • 18 agosto 2021

     # 21

    Como lhe expliquei mais atrás tem k garantir aqs sempre disponível usa os mesmos setpoints a única diferença é que vai ter energia solar a bombar pro depósito, o que vai atrasar ou ate anular o arranque da caldeira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7
  1.  # 22

    Pois...
    A minha dúvida é se estarei a desperdiçar energia solar para aquecimento da água durante o tempo de funcionamento da caldeira a pelletes ( de 45 a 55/62 graus), uma vez que mesmo com a água do termoacumulador a 45 graus esta eventualmente poderia ser aquecida pela energia solar sem necessidade da caldeira, daí eu pensar que poderia baixar este set poit da caldeira para 40 graus, por exemplo.
    Ou será que a água do termoacumulador pode ser aquecida, ao mesmo tempo pela caldeira a pellets e pela energia solar, desde que a temperatura no coletor solar seja superior em 4 graus( ??) á temperatura da água no acumulador térmico?

    Provavelmente são dúvidas que não fazem sentido...dúvidas de maçarico. :-)
  2.  # 23

    A questão do aquecimento de águas faz me alguma confusão. Preconiza se que o aquecimento com energia solar é melhor mas ainda não me consegui convencer como é que um sistema que passa o dia inteiro a aquecer, muitas das vezes ligado a outro sistema elétrico ou combustível pode ser mais eficiente do que um simples esquentador que trabalha única e exclusivamente quando solicitado e só para aquela quantidade de água... Atenção que sou completamente a favor da utilização das energias renováveis! o que não acho que faça sentido é que a maioria das famílias acaba por utilizar os outros suportes de aquecimento (supostamente complementares) porque toma banho de manhã ou ao fim do dia e o solar está lá para aquecer durante o dia para nada. E depois anda o pessoal preocupado em ligar e desligar resistências para poupar ou tarifas bi horarias ou adicionar mais painéis. Para quem tem gás natural não vejo grandes vantagens.
    É apenas um desabafo.
    Concordam com este comentário: mandrongo
  3.  # 24

    Colocado por: dmiguelA questão do aquecimento de águas faz me alguma confusão. Preconiza se que o aquecimento com energia solar é melhor mas ainda não me consegui convencer como é que um sistema que passa o dia inteiro a aquecer, muitas das vezes ligado a outro sistema elétrico ou combustível pode ser mais eficiente do que um simples esquentador que trabalha única e exclusivamente quando solicitado e só para aquela quantidade de água... Atenção que sou completamente a favor da utilização das energias renováveis! o que não acho que faça sentido é que a maioria das famílias acaba por utilizar os outros suportes de aquecimento (supostamente complementares) porque toma banho de manhã ou ao fim do dia e o solar está lá para aquecer durante o dia para nada. E depois anda o pessoal preocupado em ligar e desligar resistências para poupar ou tarifas bi horarias ou adicionar mais painéis. Para quem tem gás natural não vejo grandes vantagens.
    É apenas um desabafo.

    Se o solar aquecer a água durante o dia, no dia seguinte de manhã ou mesmo à noite ainda irá ter água quente, o único problema é no inverno, onde há semanas em que não há sol e os ganhos são nulos.
    Dependendo da zona do pais, do consumo de água e do valor de aquisição pode ou não fazer sentido a compra.
    Concordam com este comentário: hangas, zed
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dmiguel
  4.  # 25

    Colocado por: dmiguelA questão do aquecimento de águas faz me alguma confusão. Preconiza se que o aquecimento com energia solar é melhor mas ainda não me consegui convencer como é que um sistema que passa o dia inteiro a aquecer, muitas das vezes ligado a outro sistema elétrico ou combustível pode ser mais eficiente do que um simples esquentador que trabalha única e exclusivamente quando solicitado e só para aquela quantidade de água... Atenção que sou completamente a favor da utilização das energias renováveis! o que não acho que faça sentido é que a maioria das famílias acaba por utilizar os outros suportes de aquecimento (supostamente complementares) porque toma banho de manhã ou ao fim do dia e o solar está lá para aquecer durante o dia para nada. E depois anda o pessoal preocupado em ligar e desligar resistências para poupar ou tarifas bi horarias ou adicionar mais painéis. Para quem tem gás natural não vejo grandes vantagens.
    É apenas um desabafo.


    Aquecendo as AQS através de coletor solar e armazenando a água aquecida num termoacumulador dimensionado para o número de pessoas que habitam a casa, haverá água quente resultante da energia solar por uma grande parte do dia...e noite.
  5.  # 26

    Colocado por: dmiguele o solar está lá para aquecer durante o dia para nada


    Como para nada, se não usar fica no acumulador para quando precisar.
    Se gastar p.ex. 100L de agua quente por dia, não interessa muito se esses 100L são aquecidos as 8h00 ou as 14h00.
    Eles vão ficar acumulados no deposito, para quando precisar.
  6.  # 27

    Colocado por: hangas

    Como para nada, se não usar fica no acumulador para quando precisar.
    Se gastar p.ex. 100L de agua quente por dia, não interessa muito se esses 100L são aquecidos as 8h00 ou as 14h00.
    Eles vão ficar acumulados no deposito, para quando precisar.


    Mesmo que a temperatura da água no termoacumulador vá descendo gradualmente....
  7.  # 28

    A título de curiosidade fui espreitar as leituras de temperatura do meu acumulador.. deste meados de Março que tenho aquecido a água apenas a partir do solar, precisou de apoio apenas 3 dias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7
    • hangas
    • 20 agosto 2021 editado

     # 29

    Colocado por: Sansoni7Mesmo que a temperatura da água no termoacumulador vá descendo gradualmente....


    Mas um acumulador perde típicamente 1-2Kwh/dia. não é por ai.
  8.  # 30

    Colocado por: hangas

    Mas um acumulador perde típicamente 1-2Kwh/dia. não é por ai.


    Quanto é «isso» em termos de graus centígrados?
  9.  # 31

    Colocado por: rjmpiresA título de curiosidade fui espreitar as leituras de temperatura do meu acumulador.. deste meados de Março que tenho aquecido a água apenas a partir do solar, precisou de apoio apenas 3 dias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sansoni7


    Qual o número de utilizadores dessa água quente?
  10.  # 32

    Seguindo o raciocínio de que no verão não faz sentido utilizar apoio ao solar ou que se trata de algo muito pontual e por isso de custo residual, qual consideram ser a melhor opção de complemento no inverno e quais os custos médios mensais por exemplo numa família de 3 pessoas.(sei que não será fácil porque dependerá sempre das vivências)
  11.  # 33

    Colocado por: dmiguelSeguindo o raciocínio de que no verão não faz sentido utilizar apoio ao solar ou que se trata de algo muito pontual e por isso de custo residual, qual consideram ser a melhor opção de complemento no inverno e quais os custos médios mensais por exemplo numa família de 3 pessoas.(sei que não será fácil porque dependerá sempre das vivências)


    Lendo este tópico todo acho que fica com a resposta a algumas dúvidas ....nomeadamente no caso da opção ser caldeira a Pellets.
  12.  # 34

    Colocado por: Sansoni7

    Lendo este tópico todo acho que fica com a resposta a algumas dúvidas ....nomeadamente no caso da opção ser caldeira a Pellets.


    Exato, uma caldeira a pellets + uns painéis solares +++€
    Um esquentador custa 300euros e a qualquer hora liga e aquece.
    Percebe a minha dúvida? Quanto tempo demora a ter o retorno desses investimentos todos? Era essa a ideia que queria ter.
    • hangas
    • 20 agosto 2021 editado

     # 35

    Colocado por: Sansoni7Quanto é «isso» em termos de graus centígrados?


    Depende da quantidade de agua, da temperatura exterior

    em termos gerais alterar a temperatura de 1L de agua em 1ºC, representa 4184 Joules => 1 caloria => 0.001162 Wh

    Fazer as contas xL de agua em 24/h por exemplo, não é assim tão simples porque a queda não é linear.
    A não ser que consideremos que o exterior está a 0 Kelvin.

    De forma empírica, o que se observa é que a agua ainda está quente no espaço de 1 ou 2 dias.
    Agora se cai de 90 para 75 ou de 80 para 50, só medido no caso concreto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7
    • hangas
    • 20 agosto 2021 editado

     # 36

    Colocado por: dmiguelPercebe a minha dúvida? Quanto tempo demora a ter o retorno desses investimentos todos? Era essa a ideia que queria ter.


    Vai sempre depender do caso concreto; localização, consumo, etc.
    Se calhar no Algarve, numa casa com um agregado grande (4-6 pessoas), com um consumo de uns 300L de agua quente vai amortizar muito mais rápido que uma casa no norte, com 2 pessoas e um consumo de 75L por exemplo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dmiguel
  13.  # 37

    Colocado por: Sansoni7

    Qual o número de utilizadores dessa água quente?

    2 adultos e 2 crianças, reservatório de 300L o apoio entra em funcionamento se a água baixar dos 45 graus (esta medição é feita um pouco a cima do meio do reservatório)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7
  14.  # 38

    Colocado por: dmiguel


    Exato, uma caldeira a pellets + uns painéis solares +++€
    Um esquentador custa 300euros e a qualquer hora liga e aquece.
    Percebe a minha dúvida? Quanto tempo demora a ter o retorno desses investimentos todos? Era essa a ideia que queria ter.


    No meu caso, a caldeira a pellets também é usada para aquecimento central.
  15.  # 39

    Colocado por: dmiguel

    Exato, uma caldeira a pellets + uns painéis solares +++€
    Um esquentador custa 300euros e a qualquer hora liga e aquece.
    Percebe a minha dúvida? Quanto tempo demora a ter o retorno desses investimentos todos? Era essa a ideia que queria ter.

    Mas qual é o sistema/equipamentos que tem actualmente para aquecer a água?
  16.  # 40

    Colocado por: rjmpires
    Mas qual é o sistema/equipamentos que tem actualmente para aquecer a água?


    Neste momento tenho a gás natural mas estou a pensar o que poderá fazer mais sentido tendo em conta os vários sistemas que existem para uma nova construção. (Gostava de avançar para uma solução mais sustentável mas de forma consciente e fundamentada na solução a tomar)
    A parte de aquecimento tanto de águas como central é uma das que me suscita muitas dúvidas precisamente pela variedade de equipamentos e conjugações dos mesmos que podem ser feitas. Sei que há tambem a possibilidade de utilizar o gás como apoio ao solar, para banhos faz sentido para aquecimento central não me parece.
    Utilizar bomba de calor com painéis solares é outra possibilidade.
 
0.0232 seg. NEW